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Atelier II - Multimédia

Código: AMII     Sigla: AMII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Multimédia

Ocorrência: 2020/2021 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 21 Plano de estudos oficial 2011 3 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Contribuir para uma progressiva autonomia d@ estudante no desenvolvimento de uma atitude exploratória na construção de projetos que exprimam um universo pessoal.

  • Debater e apoiar a resolução de problemas plásticos, conceptuais e tecnológicos inerentes aos projetos d@s estudantes.

  • Problematizar processos e modos de encarar a experimentação artística na sua relação com o espaço do atelier.

  • Valorizar conhecimentos tangenciais e complementares resultantes das pesquisas desenvolvidas no âmbito de outras áreas curriculares ou territórios contextuais.

  • Estimular uma relação crítica com o pensamento e prática artística atual na sua diversidade disciplinar.

  • Desenvolver capacidade de comunicação dos projetos pessoais, assim como, potenciar instrumentos de análise e reflexão crítica do próprio trabalho e dos seus pares.

  • Valorizar o investimento permanente na autodescoberta e potenciar uma prática de busca constante pelo sentido da prática artística individual e coletiva.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC de Atelier II @ estudante deverá ser capaz de gerar e desenvolver com autonomia e responsabilidade um projeto fundado em inquietações pessoais desde as suas conceções primárias até à sua finalização, demonstrando capacidade de concretização técnica, reflexão conceptual e organização metodológica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

...

Programa

Atelier Multimédia II é uma unidade curricular que oferece um espaço multidisciplinar para a experimentação e debate de projetos individuais e coletivos.

No essencial traça um percurso exploratório que promove o cruzamento disciplinar, a combinação de diferentes meios e uma atitude processual que tem como objetivo a construção do sujeito enquanto pessoa e autor, a partir de dois momentos distintos mas complementares e que obedecem a uma lógica de crescimento progressivo:

: aquele que se compreende durante o período do primeiro semestre e que se caracteriza por um conjunto de proposições-exercícios de curta duração que convocam @ estudante a um estudo exploratório de um conjunto vasto de problemas plásticos, conceptuais e metodológicos.

: aquele que se compreende na globalidade do 2º semestre e que se caracteriza por um período onde @ estudante, dando sequência ao trabalho anterior, convoca um repertório de interesses e preocupações pessoais para a construção de um caminho pessoal traduzido em projetos concebidos e desenvolvidos numa progressiva autonomia. Este segundo momento será objeto de acompanhamento e discussão crítica permanente por parte d@ docente e d@s restantes estudantes.

Ambos os momentos serão estruturados por três amplos campos do pensamento aqui esboçados que irão informar a globalidade do percurso:

  1. Identidade / Subjetividade: Neste campo coloca-se a problematizão da identidade d@ autor e comunidades e grupos em que esteja inserido e a construção de subjectividade em geral como foco da produção artística, explorando uma vasta tradição de estudos de género, feminista, queer, de políticas identitárias e estudos pós-coloniais.
  2. Trabalho / Labor:  Neste campo problematizam-se questões relacionadas tanto com o fazer artístico, as suas tecnologias e especialidades como com a relação do trabalho artístico com discussões laborais contemporâneas mais abrangentes, como o trabalho imaterial e a sua precarização. Questões de de-skilling e autoria fazem também parte deste enquadramento.
  3. Sociedade, Cultura e Política: O que é representar? Apresentação vs. representação no campo artístico, mas também sociocultural e político. Quem e o que representamos? Este campo implica o pensamento de uma prática artística situada, no tempo, no espaço, nos discursos públicos, mas também nos posicionamentos de quem faz.

Bibliografia Obrigatória

Warr Tracey 340; The artist.s body. ISBN: 0-7148-3502-1
Goldberg Roselee; A^Arte da performance. ISBN: 978-989-95565-0-8
Bishop Claire; Artificial hells. ISBN: 978-1-84467-690-3
Butler Judith 1956-; Gender trouble. ISBN: 0-415-38955-0
Berardi, Franco; The Soul at Work. ISBN: 9781584350767
Haraway, Donna; Ciência Cyborges e Mujeres, la rienvención de la naturaleza (http://kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Haraway-Donna-ciencia-cyborgs-y-mujeres.pdf)
Hatherly, Ana; A Reinvenção da Leitura, 1975
Lippard Lucy R. 340; Six years. ISBN: 0-520-21013-1
Lorde, Audre; Sister Outsider. ISBN: 9780895941428
Warner Michael; Publics and counterpublics. ISBN: 1-890951-28-5
Mouffe, Chantal; Artistic Activism and Agonistic Spaces (http://www.artandresearch.org.uk/v1n2/mouffe.html)
Rancière Jacques; O^espectador emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2
Sholette, Gregory; Dark Matter: Art and Politics in the Age of Enterprise Culture. ISBN: 780745327525

Observações Bibliográficas

Outras referências bibliográficas serão sugeridas em função dos projetos individuais.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O papel d@ docente concentra-se em construir juntamente com @ estudante possíveis rumos e encontrar caminhos ao longo do processo de criação.

Sucintamente, além de um acompanhamento e apoio individualizados para o desenvolvimento dos projetos e exercícios propostos, são realizadas aulas que estimulem discussão e diálogos em grupo fundamentais à troca de experiências.

Existirão apresentações periódicas de propostas de trabalho com recurso a aulas teóricas, assim como, caso seja necessário, aulas práticas em formato workshop orientado com apoio técnico especializado.

Caso se propicie serão efetuadas “aulas em residência”, formato experimental que tem como objetivo transferir o lugar de trabalho do atelier para um outro espaço com vista à formulação de questões de apresentação e partilha da produção artística.

Palavras Chave

Humanidades > Artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 288,00
Trabalho laboratorial 360,00
Total: 648,00

Obtenção de frequência

...

Fórmula de cálculo da classificação final

Para além da qualidade do projecto desenvolvido por cada estudante ao longo do ano lectivo, nas suas diferentes etapas, serão valorizados na avaliação os seguintes factores, sem prejuízo dos demais aspectos contemplados no programa:

  1. Assiduidade;
  2. Participação nas discussões e outras actividades lectivas;
  3. Capacidade de exploratória e autonomia conceptual, técnica e metodológica no trabalho;
  4. Cumprimento dos prazos estabelecidos no calendário das aulas.

O cumprimento das propostas de trabalho do primeiro semestre será avaliado qualitativamente e depois convertido em média percentual para a avaliação final. A ponderação qualitativa intermédia não é vinculativa, isto é, não garante no imediato 50% da nota.

Provas e trabalhos especiais

...

Trabalho de estágio/projeto

...

Avaliação especial (TE, DA, ...)

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Melhoria de classificação

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Observações

@s estudantes Erasmus são bem-vind@s (máximo 6 por semestre) mediante apresentação de um portfólio (em papel ou digital).

No ano letivo 2020/2021 a turma será dividida em 2 turnos, cada turno tem aulas presenciais 1 vez por semana, a outra aula é assíncrona. Nas aulas presenciais desenvolverão o programa previsto partindo de propostas especificas. As sessões assíncronas, transmitidas através do Moodle, envolvem a produção de um projeto digital 3D de interação em tempo real, desenvolvido pelo grupo e acompanhado pela docente através do fórum Moodle.
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