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Atelier I - Pintura

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Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Pintura

Ocorrência: 2020/2021 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 38 Plano de estudos oficial 2011 2 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português
Obs.: Inglês

Objetivos


  • Desenvolver a técnica da pintura aplicada à representação da realidade sensível, refletindo um entendimento aberto, de cariz autoral, da interpretação pictórica do real.

  • Desenvolver capacidades de perceção, de memória e de articulação de formas.

  • Proporcionar formação no domínio da linguagem pictórica, no sentido de desenvolver a autonomia metodológica, criativa de cada estudante.

  • Promover a capacidade expressiva e autoral baseada em conceitos estruturados e fundamentados.

  • Desenvolver o espírito crítico e autocrítico, experimental e inventivo.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecimento dos materiais pictóricos e capacidade de os manipular corretamente, no que concerne a técnica do óleo, garantindo a qualidade de efeitos plásticos/visuais produzidos: correta mistura de tintas e uso dos pincéis; limpeza das cores aplicadas; aplicação das tintas de acordo com a especificidade dos diferentes suportes; domínio das transparências e das opacidades das tintas; domínio do efeito claro/escuro; tradução pictórica do volume e do espaço.

  • Capacidade de interpretar problemas e propriedades relativas ao tratamento da cor, da forma, do espaço, da textura, do volume, da luz.

  • Capacidade de conceber uma imagem pintada do real, com a técnica do óleo, com ou sem auxílio de outros registos visuais.

  • Conhecimentos metodológicos necessários para compor quadros dos diferentes géneros pictóricos abordados.

  • Capacidade de analisar e refletir acerca de obras pictóricas com as quais tenha contacto, usando vocabulário próprio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa desta UC detém um caráter teórico-prático, embora o plano de aulas apresente uma quase exclusiva dedicação do tempo letivo à vertente prática da pintura.

Vertente teórica

A vertente teórica está sempre presente no diálogo estabelecido entre professor e aluno, na medida em que pondera, constantemente, as decisões, estratégias e operações concretas na pintura. Estão previstas várias apresentações exclusivamente teóricas, a decorrer ao longo do ano letivo. Constituem momentos chave de divulgação de conhecimento e de diálogo, culminando na apresentação das diferentes propostas de trabalho. O teor destas sessões elucida a temática que será abordada nas respetivas propostas de trabalho, apoiando-se na análise de várias obras oriundas da história da pintura, da antiguidade à atualidade. Serve o propósito de divulgação de conhecimentos que se consideram fundamentais, acerca das práticas de atelier, dos processos operativos do ato de pintar, dos métodos compositivos, das circunstancias materiais, dos âmbitos temáticos, das orientações expressivas, das posturas estéticas, etc.

Vertente prática

O programa encadeia uma série de propostas de trabalho, ao longo do ano letivo, tendo em conta um evolutivo grau de complexidade e variedade técnica, manifestada em diversos temas que na sua génese compunham a complexidade da pintura narrativa:  a natureza-morta, a paisagem, o retrato, a figura humana, o nú. Neste contexto, privilegiar-se-á o óleo, como a mais indicada das técnicas para elucidar pedagogicamente tais realidades, embora considerando as idiossincrasias das aprendizagens individuais, se possa aconselhar suplementar o óleo com outras técnicas, sobretudo na parte final do ano letivo. A prática incidirá, principalmente, na pintura de observação direta da realidade. Note-se, porém, que a observação, em pintura, compreende, hoje e aqui, uma noção e prática expandida, isto é, que se desenvolve entre formas e atitudes diversas, enquadrando desde o clássico posicionamento realista a outras interpretações de acentuada expressividade ou de manifesta tendência abstratizante. Também se pretende realizar outros tipos de exercício, a partir de reproduções de pinturas, desenhos e fotografias, pela sua eficiência didática e utilidade processual. A pintura realizada a partir de outras imagens é, também, em si um tema de estudo e reflexão, sobretudo no que concerne a fotografia, dada a sua imparável fluência na atualidade.

Em articulação com a UC MTP poderão ser solicitados trabalhos, de teor tecnológico, a realizar na UC acima mencionada.

Bibliografia Obrigatória

Doerner, Max; The Materials of the Artist and Their Use in Painting, revised edition. With Notes on the Techniques of the Old Masters., Harcourt inc.. London., 1984
Doherty, Tiarna., & WOOLLETT, Anne; Looking at Paintings - A guide to technical terms, revised edition, J. Paul Getty Museum, New York, 2009
Eastlake, Charles Lock; Methods and Materials of Painting of the Great Schools and Masters, Dover Fine art, History of Art, 2001

Bibliografia Complementar

Jane Turner; The Dictionary of art
Kirby, Jo; A closer look: painting techniques, National Gallery, London, 2011
Ball, Philip; Bright earth: the invention of colour, Pinguin Books, London, 2001
Bomford, David & Roy, Ashok; A closer look: colour, National Gallery, London, 2009
Betty Edwards; Color. ISBN: 978-1-58542-219-7
Packer, Lelia & Sliwka, Jennifer; Monochrome: painting in black anda white, National Gallery, London, 2017
Bryson, Norman; Looking at the overlooked: Four essays on still life painting (2º ed.), Reaktion, London, 2008
Cox, Neil; A perspectiva das coisas: A natureza-morta na Europa - segunda parte (séculos XIX-XX: 1840-1955), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2011
Museu Fundação Calouste Gulbenkian; A^perspectiva das coisas
Museu Fundação Calouste Gulbenkian; A perspectiva das coisas: A natureza-morta na Europa - primeira parte (séculos XVII-XVIII), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010
Grotenboer,Hanneke; The rethoric of perspective: realism and illusionism in seventeenth century dutch still life painting, The University of Chicago Press, London, 2006
Rowel, Margit; Objects of desire: the modern still life, The Museum of Modern Art, New York, 1997
Clark, Keneth; Landscape into art, Folio Society, London, 2013
Obe, Erica Langmuir; A closer look: landscape, National Gallery, London, 2018
Wolf, Norbert; Landscape painting, Taschen, Köln, 2017
Schwabsky; Barry; Landscape painting now: from Pop abstraction to New Romanticism, Thames and Hudson, 2019
James Hall; The^Self-portrait. ISBN: 978-0-500-29211-2
Maria Emília Vaz Pacheco; O^Auto-retrato na pintura portuguesa. ISBN: 978-989-658-500-6
Rebel, Ernst; Self-portraits, Taschen, London, 2019
Brook, Xanthe; Face to Face: three centuries of artists self-portraiture, National Museums and Galleries on Merseyside, Liverpool, 1994
Bohm.Dunchen, Monica; The nude, Scala Books, London, 1992
Kenneth Clark; The nude. ISBN: 0-14-007591-7
Robson, Deirde; The art of the nude, Parragon Book, Bristol, 1995
Rudolf Arnheim; O poder do centro
Penny, Nicholas; A closer look: pictorial space, National Gallery, London, 2017
Thomas Puttfarken; The^discovery of pictoral composition. ISBN: 0-300-08156-1
Galassi, Peter ; Before photography: painting and the invention of photography, MOMA, New York, 1981
Coke, Van Deren ; The painter and the photograph: from Delacroix to Warhol (revised and enlarged edition), University of New Mexico Press, 2000
Coke, Van Deren ; The painter and the p: from dhotograph

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com recurso a material audiovisual, procurando suscitar reflexão intersubjetiva. Visitas a exposições constituem um ato de reflexão teórica.

Nas aulas práticas proporcionam-se, frequentemente, livros para consulta livre, complementos da matéria tratada no exercício que decorre. Em certos exercícios estão presentes, em sala de aula, impressões em alta resolução sobre papel das pinturas em estudo, bem como de outras pinturas do mesmo género (os estudantes têm acesso à versão digital destas imagens, para impressão e estudo individual).

O acompanhamento dos exercícios práticos é continuo e segue os parâmetros de uma pedagogia diferenciada. Significa isto, além da regularidade do diálogo, que em si constitui um espaço de intermediação teórica, a possibilidade de diferenciar o acompanhamento de cada estudante, tendo em vista estimular, por estratégias ou orientações pedagógicas ponderadas e adequadas, as virtudes que cada indivíduo possui e pode desenvolver neste contexto. Esta adequação é imprescindível, considerando que existe, como se refere acima, um entendimento aberto do ato de interpretação pictórica do real, por via do qual se procura uma expressão própria e autoral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 224,00
Total: 224,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua, existindo dois momentos de avaliação periódica marcados de acordo com a calendarização proposta pela Faculdade. No primeiro momento a avaliação é de caráter informativo, sendo a avaliação final de caráter vinculativo, sem exame final. Ambas refletem uma classificação quantitativa, entre 0 e 20 valores. A classificação final não se reflete na média aritmética. A obtenção da aprovação nesta disciplina está sujeita ao cumprimento do pré-requisito de assiduidade com a presença a um mínimo de 75% das aulas. A isto são exceção os estudantes abrangidos pelos estatutos previstos na lei – trabalhadores/estudantes - ou que cumpram outros critérios especiais de dispensa de frequência, se devidamente fundamentados e atestados por documentação a ser validada pela instituição. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Tendo em conta os objetivos da UC a classificação resultará da articulação dos seguintes elementos:

  • 70% - Qualidade dos resultados práticos.
  • 20% - Assiduidade e interesse dentro do período de contacto.
  • 10% - Produtividade dentro do tipo de trabalho e progressão na qualidade dos resultados. 
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