Código: | MI111 | Sigla: | MI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 102 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
1. Fornecer uma compreensão básica sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte;
2. Familiarizar os alunos com conceitos, problemas centrais, teorias e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação e à lógica da investigação empírica;
3. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na identificação de uma ideia e formulação de um problema, numa argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa e organização da informação e na comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objectivos, métodos, resultados e fontes utilizadas;
4. Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico sobre artes.
1. Compreender a natureza do conhecimento científico e os princípios e regras que organizam a sua produção em Artes Plásticas e Estudos da Arte.
2. Demonstrar compreensão de aspectos teóricos, conceptuais e metodológicos básicos presentes no processo investigação.
3. Examinar a organização do processo de investigação nos seus elementos fundamentais.
4. Identificar e seleccionar fontes de informação relevantes para a investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte.
5. Analisar adequadamente informação seleccionada;
6. Desenvolver atitudes de rigor analítico.
7. Demonstrar capacidade de comunicação escrita e oral;
8. Revelar uma consciência ética em torno dos actos de pesquisa e produção do conhecimento científico e artístico.
1. Referências bibliográficas.
2. Introdução ao Endnote.
3. Tópico, problema, problemática.
4. Entrar numa "conversa académica".
5. Anatomia do argumento.
6. As provas do argumento.
7. Fundamentação teórica.
8. Estruturas da escrita académica.
Aulas teóricas e práticas. Exposição dos conteúdos, conceitos e problemas, e apresentação de exemplos dos principais tópicos que serão discutidos com os estudantes.
Tipo de Avaliação: O trabalho escrito substitui o exame final.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 27,00 |
Frequência das aulas | 34,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 81,00 |
Participação presencial = 10%
Trabalho escrito (500 - 1000 palavras) 90%