Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DGPEMII

Metodologias de Projeto e de Investigação (I)

Código: DGPEMII     Sigla: DGPEMII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDGPE 39 Plano de Estudos do MDGPE_Publicação em DR de 04/11/2016 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos




A capacidade de escrever de uma forma clara e eficaz assume um papel cada vez mais preponderante no mundo académico. Presentemente já não é apenas suficiente redigir dissertações ou teses para concluir os ciclos de estudo; é também necessário apresentar comunicações e escrever textos académicos (“papers”) que possam ser publicados em revistas “peer review”. A unidade curricular Metodologias de Projecto e de Investigação (I) procura responder a essa crescente necessidade, focando a atenção em quatro áreas fundamentais da investigação e divulgação do trabalho científico: argumento, abordagem, problemática e estrutura. 




Resultados de aprendizagem e competências

Em termos genéricos, no final do semestre os etudantes terão desenvolvido um conjunto de competências que lhes permitem investigar e produzir conhecimento no âmbito de problemáticas relacionadas com as artes plásticas e o Design. Em termos concretos, os estudantes, para poderem ter avaliação na Unidade Curricular, terão de apresentar três tipos distintos de documentos: um abstract, uma comunicação e um texto académico.

Modo de trabalho

À distância

Programa

1. Construção de um abstract
2. Algumas ferramentas informáticas úteis no processo de investigação.
3. Do tópico ao problema
4. Métodos e práticas de investigação
5. Análise dos dados e argumento
6. Estruturas usuais na escrita académica 
7. O uso das teorias na pesquisa académica.

Bibliografia Obrigatória

Barnet, Sylvan; A Short Guide to Writing about Art , Boston: Pearson, 2011
Belcher, Wendy Laura; Writing Your Journal Article in 12 Weeks, Thousand Oaks, California: Sage, 2009
Turabian Kate L.; A^Manual for writers of research papers, theses, and dissertations. ISBN: 978-0-226-81638-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino utilizados ao longo do semestre -expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo- procuram facilitar a aprendizagem de conteúdos que são frequentemente pouco familiares à maioria dos estudantes. Por outro lado, as actividades de aprendizagem visam promover o gosto pela investigação no sentido de apoiar no trabalho de pesquisa e de divulgação dos resultados que os estudantes terão de realizar para ter aprovação na unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 35,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Abstract (150 a 250 palavras) = 15%
Comunicação oral (10 minutos) = 35%
Trabalho escrito (1500 a 3000 palavras) 50%

Fórmula de cálculo da classificação final

Abstract (150 a 250 palavras) = 15%
Comunicação oral (15 minutos) = 35%
Trabalho escrito (2000 a 3000 palavras) = 50%

Observações

A bibliografia específica será fornecida aos alunos ao longo do semestre
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 08:53:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias