Metodologias de Projeto e de Investigação (I)
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A capacidade de escrever de uma forma clara e eficaz assume um papel cada vez mais preponderante no mundo académico. Presentemente já não é apenas suficiente redigir dissertações ou teses para concluir os ciclos de estudo; é também necessário apresentar comunicações e escrever textos académicos (“papers”) que possam ser publicados em revistas “peer review”. A unidade curricular Metodologias de Projecto e de Investigação (I) procura responder a essa crescente necessidade, focando a atenção em quatro áreas fundamentais da investigação e divulgação do trabalho científico: argumento, abordagem, problemática e estrutura.
Resultados de aprendizagem e competências
Em termos genéricos, no final do semestre os etudantes terão desenvolvido um conjunto de competências que lhes permitem investigar e produzir conhecimento no âmbito de problemáticas relacionadas com as artes plásticas e o Design. Em termos concretos, os estudantes, para poderem ter avaliação na Unidade Curricular, terão de apresentar três tipos distintos de documentos: um abstract, uma comunicação e um texto académico.
Modo de trabalho
À distância
Programa
1. Construção de um abstract
2. Algumas ferramentas informáticas úteis no processo de investigação.
3. Do tópico ao problema
4. Métodos e práticas de investigação
5. Análise dos dados e argumento
6. Estruturas usuais na escrita académica
7. O uso das teorias na pesquisa académica.
Bibliografia Obrigatória
Barnet, Sylvan; A Short Guide to Writing about Art , Boston: Pearson, 2011
Belcher, Wendy Laura; Writing Your Journal Article in 12 Weeks, Thousand Oaks, California: Sage, 2009
Turabian Kate L.;
A^Manual for writers of research papers, theses, and dissertations. ISBN: 978-0-226-81638-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino utilizados ao longo do semestre -expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo- procuram facilitar a aprendizagem de conteúdos que são frequentemente pouco familiares à maioria dos estudantes. Por outro lado, as actividades de aprendizagem visam promover o gosto pela investigação no sentido de apoiar no trabalho de pesquisa e de divulgação dos resultados que os estudantes terão de realizar para ter aprovação na unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
35,00 |
Trabalho escrito |
65,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
34,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Abstract (150 a 250 palavras) = 15%
Comunicação oral (10 minutos) = 35%
Trabalho escrito (1500 a 3000 palavras) 50%
Fórmula de cálculo da classificação final
Abstract (150 a 250 palavras) = 15%
Comunicação oral (15 minutos) = 35%
Trabalho escrito (2000 a 3000 palavras) = 50%
Observações
A bibliografia específica será fornecida aos alunos ao longo do semestre