Código: | MCPI501 | Sigla: | MCPI5 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MDGPE | 32 | Plano de Estudos do MDGPE_Publicação em DR de 04/11/2016 | 1 | - | 6 | 45 | 162 |
A unidade curricular de Contextos e Práticas da Ilustração pretende assumir-se como um espaço de discussão e prática da ilustração, perspetivada na sua vertente narrativa. Tem como principais objetivos:
1 - Compreender as diferentes definições de ilustração e os seus campos de ação no contexto editorial contemporâneo.
2 - Questionar a gramática para a ilustração que carateriza as suas múltiplas ocorrências enquanto área de expressão visual.
3 - Abordar o seu contexto formal, conceptual e histórico num exercício de demarcação das suas diferenças e similaridades.
4 - Caraterizar diferentes públicos com o propósito de definir as múltiplas audiências para a ilustração.
5 - Mapear territórios de atuação da ilustração que se inserem em fenómenos editoriais globais, bem como as suas ocorrências no contexto sociocultural local.
6 - Diagnosticar meios de divulgação e produção da ilustração contemporânea em Portugal.
7 - Esperam-se resultados ancorados no desenvolvimento e na prática do discurso visual do autor sustentada pela investigação pessoal associada à prática de meios de registo.
Pretende-se a consciencialização da importância da ilustração nos projectos editoriais. Autonomia na investigação e o desenvolvimento de projectos práticos que trabalhem os diferentes campos da ilustração a abordar durante o semestre.
As manifestações da ilustração, pelo seu caráter por vezes efémero e efervescente, são um potencial de análise sobre uma sociedade atenta a questões de tradição e modernidade. Assim, a ilustração adquire uma linguagem própria onde muitas vezes o suporte e o contexto afirmam-se como plataforma para construção de narrativas. O livro, a publicação periódica, o cartaz ou a publicidade potenciam o desenvolvimento de imagens complementares na interpretação dos textos e no conteúdo das narrativas. As imagens ilustradas podem-se assumir também como veículos de experimentação e de construção de imaginários autónomos.
Os objetos a trabalhar serão articulados entre o corporativo e o individual, num espaço que contemple o trabalho de encomenda e o trabalho de autor (auto-edição).
A partir do universo coletivo serão discutidas referências provenientes do design editorial, dos diferentes media, das corporações e de portefolios de autor. No campo do particular, o vocabulário visual do autor será analisado a partir de plataformas de auto-edição tais como o fanzine, as redes sociais, o livro de artista, os diários online ou portfolios, entre outros.
Serão usadas como trabalho de estudo imagens ilustradas contemporâneas compartimentados nas diferentes abordagens:
- Narrativa e ficção
- Metáfora
- Contexto
- Identidade
Durante o decorrer do semestre será facultado material para análise, servindo de plataforma para a sua reflexão e crítica. Será proposto o desenvolvimento de projectos, inseridos nas diferentes problemáticas a abordar. Os conteúdos serão apresentados em regime de seminários.
O acompanhamento dos projectos será realizado pelo docente, havendo um espaço em cada aula reservado para a discussão dos mesmos. Cada projecto será sujeito a uma apresentação e análise colectiva entre a turma e o docente.
Serão produzidos projectos práticos que afirmem e reflictam a utilização da Ilustração como elemento de uma narrativa visual, numa perspectiva editorial, segundo um modelo transdisciplinar.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 45,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho de investigação | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Classificação final igual ou superior a 10 valores
São utilizados os métodos de avaliação previstos pelo Regime Geral de Avaliação da UP assim como a participação efectiva nas diferentes etapas de avaliação, a capacidade de investigação e a resposta aos diferentes exercícios propostos.