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Contextos e Práticas da Ilustração

Código: MCPI501     Sigla: MCPI5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDGPE 32 Plano de Estudos do MDGPE_Publicação em DR de 04/11/2016 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Contextos e Práticas da Ilustração pretende assumir-se como um espaço de discussão e prática da ilustração, perspetivada na sua vertente narrativa. Tem como principais objetivos:

1 - Compreender as diferentes definições de ilustração e os seus campos de ação no contexto editorial contemporâneo.

2 - Questionar a gramática para a ilustração que carateriza as suas múltiplas ocorrências enquanto área de expressão visual.

3 - Abordar o seu contexto formal, conceptual e histórico num exercício de demarcação das suas diferenças e similaridades.

4 - Caraterizar diferentes públicos com o propósito de definir as múltiplas audiências para a ilustração.

5 - Mapear territórios de atuação da ilustração que se inserem em fenómenos editoriais globais, bem como as suas ocorrências no contexto sociocultural local.

6 - Diagnosticar meios de divulgação e produção da ilustração contemporânea em Portugal.

7 - Esperam-se resultados ancorados no desenvolvimento e na prática do discurso visual do autor sustentada pela investigação pessoal associada à prática de meios de registo.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se a consciencialização da importância da ilustração nos projectos editoriais. Autonomia na investigação e o desenvolvimento de projectos práticos que trabalhem os diferentes campos da ilustração a abordar durante o semestre.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As manifestações da ilustração, pelo seu caráter por vezes efémero e efervescente, são um potencial de análise sobre uma sociedade atenta a questões de tradição e modernidade. Assim, a ilustração adquire uma linguagem própria onde muitas vezes o suporte e o contexto afirmam-se como plataforma para construção de narrativas. O livro, a publicação periódica, o cartaz ou a publicidade potenciam o desenvolvimento de imagens complementares na interpretação dos textos e no conteúdo das narrativas. As imagens ilustradas podem-se assumir também como veículos de experimentação e de construção de imaginários autónomos.

Os objetos a trabalhar serão articulados entre o corporativo e o individual, num espaço que contemple o trabalho de encomenda e o trabalho de autor (auto-edição).

A partir do universo coletivo serão discutidas referências provenientes do design editorial, dos diferentes media, das corporações e de portefolios de autor. No campo do particular, o vocabulário visual do autor será analisado a partir de plataformas de auto-edição tais como o fanzine, as redes sociais, o livro de artista, os diários online ou portfolios, entre outros.

Serão usadas como trabalho de estudo imagens ilustradas contemporâneas compartimentados nas diferentes abordagens:

- Narrativa e ficção

- Metáfora

- Contexto

- Identidade

Bibliografia Obrigatória

Heller, Steven; Chwast, Seymour; Illustration: A Visual History
McSweeney´s editors; More Things Like This
Male, Allan; Illustration: A Theoretical and Contextual Perspective
Noble, Ian; Bestley, Russel; Visual Research (second edition): An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design
Zeegen, Lawrence; The Fundamentals of Illustration - Second edition

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Durante o decorrer do semestre será facultado material para análise, servindo de plataforma para a sua reflexão e crítica. Será proposto o desenvolvimento de projectos, inseridos nas diferentes problemáticas a abordar. Os conteúdos serão apresentados em regime de seminários.

O acompanhamento dos projectos será realizado pelo docente, havendo um espaço em cada aula reservado para a discussão dos mesmos. Cada projecto será sujeito a uma apresentação e análise colectiva entre a turma e o docente.

Serão produzidos projectos práticos que afirmem e reflictam a utilização da Ilustração como elemento de uma narrativa visual, numa perspectiva editorial, segundo um modelo transdisciplinar.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

São utilizados os métodos de avaliação previstos pelo Regime Geral de Avaliação da UP assim como a participação efectiva nas diferentes etapas de avaliação, a capacidade de investigação e a resposta aos diferentes exercícios propostos.

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