Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EADET

Estudos Avançados em Design Editorial e Tipografia

Código: EADET     Sigla: EADET

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDGPE 34 Plano de Estudos do MDGPE_Publicação em DR de 04/11/2016 1 - 9 60 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Modesto da Conceição Nunes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 6,00
António Modesto da Conceição Nunes 6,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Adquirir competências sustentadas e sistémicas, de caráter conceptual, estético, semântico e técnico, relativas ao design editorial e à tipografia.
Saber operar com os factores que determinam o conhecimento e a boa prática da cultura clássica em tipografia e em design editorial.
Entender e saber aplicar as regras essenciais do design tipográfico e editorial, que determinam funcionalidade, pragmatismo e invisibilidade.
Desenvolver e saber usar a expressão e a retórica visual no design gráfico editorial e na tipografia sem perder o sentido do programa, do objetivo e do contexto.
Entender que os públicos/programas condicionam os meios e os dispositivos gráficos e, como tal, a sua própria expressão.
Entender que a formação pessoal e o avanço do conhecimento na disciplina se faz, para além da prática, com estudo, quase sempre individualizado.
Dominar práticas e métodos de análise, de estudo e de crítica, em problemáticas de natureza diversificada, relacionadas com a tipografia e o design editorial.
Consolidar a cultura de projecto em design editorial e tipográfico, e serem capazes de desenvolver uma abordagem crítica à sua prática.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir capacidades de problematizar, construir e resolver projetos de design editorial e de tipografia em diversos contextos, media e propósitos.
Adquirir maior cultura de projeto editorial, melhor capacidade crítica na sua abordagem, melhor discurso argumentativo e entendimento ético.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular desenvolve-se a partir de um conjunto de propostas de estudo teórico e de prática projectual, assente em três módulos:

1. O primeiro módulo explora a cultura e o conhecimento clássico do design tipográfico e editorial, onde se estudam e aplicam as regras essenciais que determinam a funcionalidade ou pragmatismo no design tipográfico e editorial, ao mesmo tempo que se procura a invisibilidade (do meio e do autor);

2. O segundo módulo pretende questionar essas mesmas regras e procura entender a expressão e a estética, enquanto retórica visual no design gráfico e na tipografia, sem se perder o sentido do programa e do objectivo;

3. O terceiro módulo, partindo do estado diferenciado de cada estudante, propõe um estudo mais avançado, equaciona
problemáticas e procura a reflexão e a acção em torno da estética, da semiótica e da pragmática da tipografia e do design editorial. Neste último módulo, observam-se casos práticos, autores e artefactos, desenvolvem-se projectos práticos, apresentam-se soluções. Cada estudante é solicitado a fazer uma exposição final à turma, onde se apresente o resultado do estudo e se exponham conclusões.

Bibliografia Obrigatória

Bringhurst, Robert; The Elements of Typographic Style (2nd Edition), Hartley & Marks, 1997. ISBN: 0-88179-132-6 (Elementos do Estilo Tipográfico versão 3.0, Ed. Cosac Naify (em português do Brasil))
Armstrong, Helen; Graphic Design Theory Readings from the Field, Princeton A. Press, 2009. ISBN: 978-1-56898-772-9
Haslam, Andrew; Book Design A Comprehensive Guide, Abrams Studio, 2006. ISBN: 978-0-8109-9220-7
Bierut Michael 340; Looking closer 3. ISBN: 1-58115-022-9
Muller-Brockmann Josef; Sistemas de retículas. ISBN: 968-887-201-6

Bibliografia Complementar

Samara, Timothy; Making and Breaking the Grid: A Graphic Design Layout Workshop, Rockport, 2002 (Grid: Construção e Desconstrução, Cosac Naify, 2007 (em português do Brasil))
Unna, Jorge de Buen; Manual de Diseño Editorial, Ediciones Trea, 2008. ISBN: 978-84-9704-378-6
Tschichold, Jan; The Form of the Book, Essays on the Morality of Good Design, Hartley & Marks, 1991. ISBN: 0-88179-116-4
Hochuli, Jost / Kinross, Robin; Designing Books Practice and Theory, Hyphen Press, 1996. ISBN: 0-907259-08-1
Bringhurst, Robert / Chappell, Warren; A Short History of thr Printed Word, Hartley & Marks, 1999. ISBN: 0-88179-154-7
Heller Steven; Design dialogues. ISBN: 1-58115--007-5
Lupton Ellen; Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular Estudos Avançados em Design Editorial e Tipografia desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático, alternando momentos de exposição de conteúdos com espaços de discussão e acompanhamento crítico dos projectos. A sala de aula funciona como um espaço laboratorial de produção e estudo. A assiduidade por parte dos discentes é fundamental e obrigatória para a concepção, desenvolvimento e discussão dos projectos apresentados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Obtenção de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos projectos (80%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas (20%).
A classificação final será calculada a partir da média ponderada das avaliações dos 3 módulos (M1 20% + M2 20% + M3 40%) e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação nas aulas e demais atividades letivas solicitadas (20%).
Os trabalhos não acompanhados em aula não serão motivo de avaliação.
Todas as questões omissas no Regime Geral para Avaliação de Discentes da FBAUP serão tratadas caso a caso e resolvidos junto das instâncias competentes da Faculdade.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-11-29 às 08:47:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias