Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DGPEP

Projeto

Código: DGPEP     Sigla: P

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2020/2021 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDGPE 34 Plano de Estudos do MDGPE_Publicação em DR de 04/11/2016 1 - 18 120 486

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eduardo Filipe Valente Cunha da Silva Aires Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 6,00
Eduardo Filipe Valente Cunha da Silva Aires 6,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Compreender e atuar nos limites entre a ação do designer e a ação de um editor num contexto de desenvolvimento do projeto pessoal.


Refletir sobre as metodologias de projeto na sua vertente gráfica e cumulativamente num contexto de edição.


Dominar as ferramentas analógicas por forma a produzir artefactos de comunicação visual e em simultâneo as aplicações informáticas para o desenvolvimento dos projetos gráficos.


Estabelecer e desenhar estratégias de ação tendo presente as duas vertentes do projeto.


Definir territórios de investigação que permitam, através do design, interpretar o real contribuindo para o reforço da ação do design na sua capacidade analítica, operativa e cumulativamente assumir a responsabilidade social que a atividade encerra.

 

Resultados de aprendizagem e competências


O estudante ficará preparado e habilitado a produzir um programa de comunicação, na sua vertente editorial e gráfica, expressos em artefactos de comunicação, suportados em discursos e raciocínios que justificam a ação teórica e prática.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa é desenvolvido em duas frentes, distintas mas complementares, justificando assim o título do atual programa de mestrado: o projeto editorial e o projeto de design gráfico. É objetivo maior deste programa dotar o estudante com o conhecimento e domínio nessas duas vertentes. Importante será a ligação ao mundo real, e, nesse contexto, haverá não só contato como o confronto e a integração de outras áreas científicas onde o estudante e a sua ação desempenhada pelo design assumem um papel central conduzindo-o à produção de conhecimento na sua área específica.

Bibliografia Obrigatória

John Maeda; The Laws of Simplicity, MIT Press, 2006. ISBN: 0-262-13472-1

Observações Bibliográficas

A bibliografia será fornecida de acordo com os temas/projetos propostos, justificando a ausência de uma bibliografia principal.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Numa primeira fase, e tendo como pano de fundo estruturas orgânicas do universo e panorama editorial o estudante é conduzido à elaboração de uma estrutura editorial para o seu projeto.

Numa segunda fase o programa é desenvolvido a partir da definição, do domínio das taxonomias, e da construção dos diferentes artefactos de comunicação impressos e/ou digitais tendo como objetivo maior dominar a sua problemática construtiva.

Os estudantes para além do seu projeto pessoal serão confrontados com outras áreas do saber, desde a literatura, à física, à culinária, à música por forma a estabelecer paralelismo e simultaneamente capacidade de integrar essas distintas áreas do saber no desenvolvimento de projetos de Design.




Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 120,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

Resolução, apresentação e avaliação positiva aos três projetos definidos e assistência às sessões programadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será contínua. A assiduidade será igualmente um fator de avaliação sendo a presença nas aulas obrigatórias. A avaliação final resulta da média final das avaliações intercalares e da percentagem de aulas assistidas.

Provas e trabalhos especiais

1. Projeto Pessoal

Território de investigação onde o estudante se realiza, questiona e explora o universo da esfera pública, submetendo esse mundo real à análise, através do design, sendo que, as respostas, preferencialmente resultem da prática e do pensamento inerentes à metodologia aplicadas ao projeto de Design em confronto e/ou integração com as áreas de interesse pessoal do estudante.

Observações

A avaliação de cada projeto é decorre em três níveis (artefato/ideia/argumentação):

1. qualidade de execução do artefacto. Domínio e correta adequação dos suportes, do uso da tipografia, do controle e tratamento das imagens.

2. adequação e pertinência do conceito que motiva o projeto.

3. capacidade de argumentar/apresentar a apresentação do projeto.

Não podendo repetir a apresentação, uma vez que serão efetuadas em data definida e na presença de todos os estudantes inscritos, haverá sempre a oportunidade melhorar o projeto, na sua componente formal, durante o ano letivo até à avaliação final.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-11-29 às 06:54:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias