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Livros de Artista

Código: LA501     Sigla: LA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://gravura.fba.up.pt/home/investigacao/
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 25 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de livros de artista através de uma iniciação a procedimentos históricos  (técnicas de transferência, técnicas litografia, técnicas fotomecânicas). Esta abordagem tecnológica permite ao estudante o desenvolvimento de trabalho independente, capacidade de análise e sentido crítico sobre a produção gráfica de autor.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais-  proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.

Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da produção de livros de artista num campo expandido. O exercício prático inicia uma consciência do contexto histórico, social e técnico da produção do livro de artista e contextso de edição assoaidos à obra gráfica de autor.  Conhecer e usar das tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de bons conhecimentos nas tecnologias gráficas (litografia, processos fotomecânicos) e competências técnicas. Capacidade de desenvolver trabalho independente, analisar e avaliar produção gráfica de autor assim como potenciar o campo da produção gráfica de livros de artista, poster, múltiplos no contexto da arte contemporânea.

Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro da prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. Pesquisas integram ciência e tecnologia no processo criativo, de modo a estender o recurso a várias estratégias de investigação e concretização, e implementarem no presente soluções originais para os seus próprios projetos.

Estudantes são capazes de organizarem os conteúdos tecnológicos, metodológicos abordados integrando-os nos vários programas curriculares (pintura, escultura, multimédia, design de comunicação).

Estudantes consolidam métodos de documentação dos projetos e os seus conhecimentos tecnológicos permitem alargar o espectro de implementação, originalidade e impacto dos objetos usados para apresentar as pesquisas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


1-Conceito, história do livro de artista e contexto atual da auto edição e produção de múltiplos

A trilogia da impressão: matriz, tinta, suporte

As componentes da imagem impressa: impressão, multiplicação, disseminação

Conteúdo através da técnica: problemas de inscrição, tradução, reprodução, materialidade, acessibilidade, colaboração

A impressão como processo em detrimento do resultado.

2-Introduções tecnológicas: pensar através do fazer, explorar, verificar, expandir.

A; Introduções básicas aos princípios tecnológicos estruturantes: as técnicas básicas de manipulação do papel_ dobragem, vinco, colagem, cozedura, corte, rasgo, impressão, decalque, perfuração;

.papel e tridimensionalidade; aprender a construir em volume, pensar em sequência,

. explorar e aplicar técnicas simples de encadernação

B; Pesquisas plásticas em torno da impressão sobre superfícies

-  técnicas de transferência, técnicas planográficas

C; Introdução de método avançado de impressão.

- técnicas de gravura fotomecânica

Produção gráfica de um projeto editorial impresso.

- Maquetização e edição

Bibliografia Obrigatória

Moeglin-Delcroix Anne; Esthétique du livre d.artiste. ISBN: 2-85893-291-3
Drucker Johanna; The^century of artists. books. ISBN: 978-1-887123-69-3
Devon Marjorie; Tamarind techniques for fine art lithography. ISBN: 978-0-8109-7242-1

Bibliografia Complementar

Parshall Peter; The^unfinished print. ISBN: 0-85331-820-4
Kathan Brown ; Ink, Paper, Metal, Wood: Painters and Sculptors , Chronicle Books, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ações tutoriais de orientação e crítica coletiva e individual aos diferentes tipos de exercício produzido

Sessões demonstrativas conduzidas por estrito cumprimento de guiões tecnológicos. Abordagem progressiva às diversas etapas técnicas

Realização de maquetes e exercícios sobre componentes do livro e abordagem ao papel

Sessões de investigação, desenvolvimento e realização de exercicios preliminares a projetos de caracter mais experimental.

Sessões de aprofundamento da prática implicada a partir das hipóteses técnicas apresentadas e já testadas e daquelas que surgem de uma exploracão individual dos enunciados.

Sessão de apresentacão, discussão e concretização de um projeto individual de investigação, relatório, documentacao do projeto de auto-edição

Sessões abertas: apresentação de autores, e visitas de estudo e convites a gravadores e/ou impressores, editores para apresentarem a sua experiência profissional

Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica de projetos realizados dedicados a integração de estudantes em contexto real de edição de autor: organização, execução, acabamento
sessões.

Sessões de partilha de experiencias decorridas nas oficinas, consultas dos arquivos, troca de experiências com apresentação de trabalhos pelos seus pares.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de projeto 40,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequencia de 75% de aulas
Realização de projeto
Realização de apresentação
Documentação de projeto (livro de ofiicnas, sinopse).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:

Projeto com temática individual, acompanhado por um registo documental apropriado (livro de oficinas).

Ensaios experimentais mantidos em paralelo com obrigatoriedade de conclusão de mínimo de 4 maquetes de livros, e um livro impresso editado ou exemplar único .

Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:

Assiduidade e acompanhamento a todas as demonstrações organizadas.

Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível.  

Envolvimento com a prática da impressão num sentido experimental e oficinal.

Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de livros originais.

Originalidade e qualidade dos livros produzidos.

Capacidade de contextualização e posicionamento do recurso ao livro de artista  enquanto prática artística contemporânea.

Melhoria de classificação

Frequência de ano seguinte.

Observações

Manutenção do programa em regime não presencial, com introdução de exercícios adaptados a uso de espaço oficinal indiferenciado. 





Mantém-se para elementos obrigatórios na avaliação a apresentação em FORMATO DIGITAL de:

PRIMEIRA PARTE-Até FINAL MAIO
Exercícios
  desenvolvidos e documentados no Livro das Oficinas relativos às técnicas de manipulação de papel (corte, dobragem), e planografia(monotipia, litografia),  - Submissão obrigatória até quarta semana de maio.

estudos e ensaios experimentais sobre criação de ferramentas, instrumentos, técnicas , suportes são acompanhados de desenhos ilustrativos e comentários descritivos, assim como de exemplos de tudo o que é testado(papéis, tintas, organização oficinal, readaptação de tarefas a espaço oficinal rudimentar,  outros suportes)  no livro das oficinas. O exercício sore a litografia pode ser substituido por um trabalho de cópia/interpretação da tècnica usando mesos do desenho apenas -Submissão obrigatória até quarta semana de maio.

um manual sobre um processo eleito pelo estudante, documentado através de desenhos e legendas no livro das oficinas
Submissão obrigatória até quarta semana de maio.

SEGNDA PARTE(meses de junho e julho) - Até SEGUNDA SEMANA JULHO




Projeto final com temática individual, integrado  em registo documental apropriado designado por LIVRO DAS OFICINAS. - entrega segunda semana de Julho.O projeto final destina-se a elaboração de um LIVRO DE ARTISTA.




O projeto final deve conter ensaios experimentais mantidos em paralelo, e documentados no livro das oficinas. Importantes as maquetes do livro, e todas as tepas de produção.   Do projeto final , a obrigatoriedade de conclusão mínima de 1 livros de artista, que pode ser construido recorrendo às técnicas dos exercícios ou oputras eleitas pelo estudante . O projeto final  é igualmente submetido em formato digital-entrega segunda semana de Julho

avaliação será feita com base em:

primeira parte(de inicio do ano lectivo até última semana de maio) - com realização de exercícios propostos(ensaios, manual, provas, desenhos, etc)  documentados no livro das oficinas (submissão última semana de Maio)
60%

segunda parte(de junho a segunda semana de Julho)- realização de projecto individual de LIVRO DE ARTISTA (submissão segunda semana de Julho)+documentação do desenvolvimento do projecto no livro das oficinas + video com a apresentação oral do projecto 
40%


Estudantes podem optar por regime não presencial, híbrido, ou presencial a partir de Junho de 2020, data a partir da qual acesso a oficinas de Técnicas de impressão será permitido mediante condições especiais, onde estarão a decorrer as aulas. 




Todos os detalhes sobre as propostas de trabalho estão publicadas no Moodle.






Modalidades de avaliação

trabalho laboratorial- 60%
trabalho prático ou de projeto-40%
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