Código: | DP211 | Sigla: | DP |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 13 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Cláudia Maria Romero Amandi de Sousa | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Cláudia Maria Romero Amandi de Sousa | 3,00 |
Contribuir para otimizar as competências do desenho nas diferentes fases da formalização de um problema prático (projeto)
Promover a experimentação e a organização de ideias, conceitos e práticas através de estratégias operativas do desenho
Contribuir para a experiência e adequação de ferramentas do desenho que consolidem o desenvolvimento de metodologias projetuais e/ou processuais
Ajudar a formar imagens e conceitos adequados que suportem o desenvolvimento e formalização do projeto.
Promover atitudes de participação ativa e fomentar a cooperação entre os estudantes – respetivas vertentes académicas e práticas profissionais – e entre estes e as diferentes unidades curriculares.
Promover a reflexão e espírito crítico no âmbito do projeto.
Adequar uma metodologia projetual a um problema prático utilizando o desenho;
Formular opções e diferentes respostas no âmbito do desenho a um determinado exercício prático, situação ou programa;
Desenvolver estratégias de representação e comunicação adequadas a diferentes momentos do processo/projeto;
Capacidade crítica e reflexiva na exploração e aplicação de ideias, conceitos e práticas.
Caracterização do problema, o ponto de partida.
Projeto: experimentar em diferentes direções, escolher e formalizar para estreitar uma solução – escala e forma;
Comunicação: síntese e representação visual na comunicação do projeto – desenhos de apresentação e ilustração;
Execução/simulação: Pormenores e materiais na formalização do projeto.
Prática do desenho e exploração de conteúdos;
Orientação, acompanhamento e crítica individualizada dos projetos de trabalho;
Aulas teóricas e teórico-práticas de exposição, discussão e análise de conteúdos;
Seminários e conferências de exposição e debate de conteúdos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação é contínua e implica o desenvolvimento das atividades de aprendizagem, bem como, a presença sistemática dos estudantes.
Cumprimento do plano de trabalho da unidade curricular e assiduidade.
MASSIRONI, Manfredo, Ver pelo Desenho, Aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos, Lisboa,Edições 70, 1982
MOLINA, Juan José Gomez, (Coord.), Las Lecciones del Dibujo, Ediciones Cátedra, Madrid, 1995
MOLINA, Juan José Gómez, (Coord.), Estratégias del Dibujo Contemporâneo, Ediciones Cátedra, Madrid, 1999
MOLINA, Juan José Gómez; CABEZAS, Lino; COPÓN, Miguel, Los Nombres del Dibujo, Ediciones Cátedra, Madrid, 2005.
CAT. Desenho projeto de desenho, Ministério da Cultura, Instituto de Arte Contemporânea, Lisboa, 2002. ISBN: 972-8560-249
Vieira, Joaquim - O desenho e o projecto são o mesmo? : outros textos de desenho. Porto : FAUP, 1995.
Paul McCarthy at the Tate Modern. London : Tate Publishing, 2003.
Ellsworth Kelly, Tablet, 1948-1973, New York, The Drawing Center, 2002.
STAFFORD, Barbara, Maria, Good Looking - Essays on the Virtue of Images, The MIT Press, 1997.
Rebecca Horn Bodylandscapes – Desenhos, Esculturas, Instalações, 1964-2004, Fundação do Centro Cultural de Belém, 2005.