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Web Design II

Código: WD502     Sigla: WD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 20 Plano Oficial do ano letivo 2017 4 - 4,5 64 121,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Compreender a arquitetura e funcionamento da Web relativamente ao projeto de Web Design;

  • Tomar contacto com a gestão de projetos na Web, desde a conceção até à implementação final;

  • Fomentar boas práticas no design e desenvolvimento para a Web;

  • Cultivar uma visão crítica do designer na sua relação com a Web.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Compreender as diferentes fases que envolvem um projeto de Web Design;

  • Domínio das tecnologias de construção e formatação de uma página Web (HTML e CSS);

  • Adquirir competências ao nível de linguagem de programação para a Web (JavaScript).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos técnicos fundamentais de desenvolvimento Web (HTML e CSS) e de Design para a Web

Programa

A unidade curricular de Web Design II procura aprofundar conhecimentos ao nível das tecnologias na construção de interfaces Web (HTML e CSS), explorando novas competências no domínio da linguagem de programação para a Web (JavaScript). A disciplina visa ainda oferecer uma visão geral e abrangente do processo de desenvolvimento e avaliação de um projeto de Web Design, e promover boas práticas ao nível técnico e metodológico.

O programa está organizado dos seguintes módulos: consolidação das competências em HTML e CSS, numa abordagem de desenvolvimento e de aplicações web responsive interativas com a introdução de Javascript; a consolidação de competências em programação com Javascript coma introdução de bibliotecas; uma abordagem projetual holística que integra e operacionaliza as competências técnicas e sociais necessárias ao desenvolvimento de um projeto de forma autónoma

Bibliografia Obrigatória

Duckett Jon; HTML & CSS. ISBN: 978-1-118-00818-8
Duckett, Jon; JavaScript and JQuery: Interactive Front-End Web Development, John Wiley & Sons, Inc., 2014. ISBN: 978-l-118-53164-8
Howe, Shay; Learn to Code HTML & CSS - Beginner & Advanced, New Riders, 2014. ISBN: 978-0321940520
Lomas, Rik; Learn to Code Now, SuperHi Inc., 2017

Bibliografia Complementar

Andrew, Rachel; Get ready for CSS grid layout, A Book Apart, 2016. ISBN: 978-1-9375572-7-0
Caddick, Richard; Cable, Steve; Communicating the User Experience, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-1-119-97110-8
Cederholm, Dan; CSS3 for Webdesigners, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-9375572-1-8
Cederholm, Dan; SASS for Web Designers, A Book Apart, 2013. ISBN: 978-1-937557-13-3
Cooper, Alan; Reimann, Robert; Cronin, David; Noessel, Christopher; About Face: The Essentials of Interaction Design, John Wiley & Sons, Inc., 2014. ISBN: 978-1-118-76657-6
Head, Val; Designing Interface Animation, Rosenfeld , 2016. ISBN: 1-933820-12-8
Head, Val; CSS animations, Five Simple Steps, 2013. ISBN: 978-1-907828-18-8
Keith, Jeremy; HTML5 for Web Designers, A Book Apart, 2010. ISBN: 978-0-9844425-0-8
Kissane, Erin; The Elements of Content Strategy, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-5-3
Krug, Steve; Don't Make Me Think: A Common Sense Approach to Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0321965515
Marcotte, Ethan; Responsive Web Design, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-0-9844425-7-7
Maria, Jason Santa; On Web Typography, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-9375570-7-2
Robbins, Jennifer Niederst; Learning Web Design, 4th Edition: A Beginner's Guide to HTML, CSS, JavaScript, and Web Graphics, O'Reilly Media, 2012. ISBN: 978-1-4493-1927-4
Stein, Bram; Webfont Handbook, A Book Apart, 2017. ISBN: 978-1-937557-64-5
Tidwell, Jenifer; Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design, O'Reilly, 2010. ISBN: 978-1-449-37970-4
Wroblewski, Luke; Mobile First, A Book Apart, 2014. ISBN: 978-1-937557-02-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que alterna aulas formativas com aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projetos. Os exercícios visam a exploração, solidificação e consolidação dos conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas específicos, os projetos têm como objetivo a aplicação prática desses conhecimentos em articulação com a aprendizagem adquirida ao longo do curso. Procurar-se desenvolver a capacidade crítica dos alunos através da análise e discussão coletiva dos trabalhos desenvolvidos na aula e de outros projetos de design.

Software

Visual Code Studio (Gratuito)
Atom (Open Source)
Adobe Brackets (Open Source)
Adobe Dreamweaver (Comercial)

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design gráfico
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 40,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 25,50
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 64,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nos exercícios e projetos desenvolvidos, e nos restantes parâmetros avaliativos.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • A classificação final é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas no projeto realizado em cada módulo:
    Módulo 1: 30%. Módulo 2: 30%. Módulo 3: 40%;

  • Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projetos a ser desenvolvidos; 

  • Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projetual e capacidade de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas de design, bem como a capacidade para comunicar os projetos em desenvolvimento; 

  • Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projetos, e ao cumprimento dos prazos a estes associados.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da cadeira.

Observações

É essencial a frequência da disciplina de Web Design I ou demonstrar conhecimentos equivalentes.

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