Identidade Corporativa Institucional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
Dotar os estudantes de conhecimentos teórico-práticos que permitam solucionar questões específicas ao nível do projecto de design.
Realçar o aspecto conceptual e analítico na criação e resolução de problemas sem esquecer os factores de ordem técnica, formal e normativa.
Fomentar a aproximação à realidade dos mercados e necessidades do cliente
Promover a investigação e a crítica no projecto de design.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade para desenvolver um programa de identidade e saber argumentá-lo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Programa
Identidade visual. História e definição de conceitos.
Principios de Representação, de Integração, de Norma e Diferenciação.
Estratégias de identidade. Estratégias de visualização.
O sujeito, o objecto, o espaço, o tempo, contextos.
Documentação prévia, Estrutrura geral, Tipografias.
Relação entre elementos.
Bibliografia Obrigatória
PER MOLLERUP; Marks of Excellence, The Function and variety of trademarks,, Phaidon Press Ltd, 1997
A. BENITO; Diccionario de Ciencia y Técnicas de la Comunicación, Edições Paulistas, 1990
NORBERTO CHAVES; La imagem corporativa , Editorial Gustavo Gili, 1988
JAVIER GONZÁLEZ SOLAS; Identidade Visual Corporativa, Ed. Sintesis, 2002
RENÉ HUYGHE; Os poderes da Imagem, Bertrand
CEES DE JONG E OUTROS; Manual de imagem corporativa, Editorial Gustavo Gili, 1991
ABRAHAM MOLES; Théorie de l'information et percepcion esthétique, Ediciones El Mensagero, 1975
ABRAHAM MOLES E LUC JANISZEWSKI; Grafismo Funcional, Ediciones Ceac, 1990
J. MARTINS LAMPREIA; Técnicas de comunicação, Publicações Europa-América
ALBERT LABARRE; Histoire du livre, Qui sais-je? 620, paris 1970
ABRAHAM MOLES E JOAN COSTA; La imagen didáctica, Ediciones Ceac
BRUNO MUNARI; Diseño y comunicación visual, Editorial Gustavo Gili
GLASER BARNEY G AND ANSELM L STRAUSS; The Discovery of Grouded Theory, Aldine de Gruyter
RAND PAUL; Form and Chaos, New Haven and London, Yale University Press, 1993
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de Ensino
Método expositivo, com a participação dos estudantes, onde a relação directa docente/discente privilegia a troca e esclarecimentos imediatos que resultam numa melhor compreensão dos assuntos e objectivos.
Visionamento comentado de repertórios seleccionados que incluem exercícios de alunos e trabalhos publicados com o objectivo de ajudar a assimilação dos objectivos.
Estudo e análise de identidades publicadas.
Reflexão e debate para consolidar assuntos tratados.
Fornecimento de bibliografia e orientações sobre o desenvolvimento das propostas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Frequência das aulas |
34,00 |
Trabalho de investigação |
24,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Obtenção de Frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos estudantes nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Modo de Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e resultará do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo alunos no decorrer do ano lectivo, tendo em vista a concretização dos objectivos propostos.
As propostas serão avaliadas e discutidas em datas de entrega previamente marcadas pelos estudantes e professor.
Melhoria de classificação
Apenas no ano seguinte por frequência