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Identidade Corporativa Institucional

Código: ICI211     Sigla: ICI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 25 Plano Oficial do ano letivo 2017 4 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
Dotar os estudantes de conhecimentos teórico-práticos que permitam solucionar questões específicas ao nível do projecto de design.
Realçar o aspecto conceptual e analítico na criação e resolução de problemas sem esquecer os factores de ordem técnica, formal e normativa.
Fomentar a aproximação à realidade dos mercados e necessidades do cliente
Promover a investigação e a crítica no projecto de design.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para desenvolver um programa de identidade e saber argumentá-lo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa
Identidade visual. História e definição de conceitos.
Principios de Representação, de Integração, de Norma e Diferenciação.
Estratégias de identidade. Estratégias de visualização.
O sujeito, o objecto, o espaço, o tempo, contextos.
Documentação prévia, Estrutrura geral, Tipografias.
Relação entre elementos.

Bibliografia Obrigatória

PER MOLLERUP; Marks of Excellence, The Function and variety of trademarks,, Phaidon Press Ltd, 1997
A. BENITO; Diccionario de Ciencia y Técnicas de la Comunicación, Edições Paulistas, 1990
NORBERTO CHAVES; La imagem corporativa , Editorial Gustavo Gili, 1988
JAVIER GONZÁLEZ SOLAS; Identidade Visual Corporativa, Ed. Sintesis, 2002
RENÉ HUYGHE; Os poderes da Imagem, Bertrand
CEES DE JONG E OUTROS; Manual de imagem corporativa, Editorial Gustavo Gili, 1991
ABRAHAM MOLES; Théorie de l'information et percepcion esthétique, Ediciones El Mensagero, 1975
ABRAHAM MOLES E LUC JANISZEWSKI; Grafismo Funcional, Ediciones Ceac, 1990
J. MARTINS LAMPREIA; Técnicas de comunicação, Publicações Europa-América
ALBERT LABARRE; Histoire du livre, Qui sais-je? 620, paris 1970
ABRAHAM MOLES E JOAN COSTA; La imagen didáctica, Ediciones Ceac
BRUNO MUNARI; Diseño y comunicación visual, Editorial Gustavo Gili
GLASER BARNEY G AND ANSELM L STRAUSS; The Discovery of Grouded Theory, Aldine de Gruyter
RAND PAUL; Form and Chaos, New Haven and London, Yale University Press, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino
Método expositivo, com a participação dos estudantes, onde a relação directa docente/discente privilegia a troca e esclarecimentos imediatos que resultam numa melhor compreensão dos assuntos e objectivos.
Visionamento comentado de repertórios seleccionados que incluem exercícios de alunos e trabalhos publicados com o objectivo de ajudar a assimilação dos objectivos.
Estudo e análise de identidades publicadas.
Reflexão e debate para consolidar assuntos tratados.
Fornecimento de bibliografia e orientações sobre o desenvolvimento das propostas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Frequência das aulas 34,00
Trabalho de investigação 24,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Obtenção de Frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos estudantes nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo de Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e resultará do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo alunos no decorrer do ano lectivo, tendo em vista a concretização dos objectivos propostos.
As propostas serão avaliadas e discutidas em datas de entrega previamente marcadas pelos estudantes e professor.

Melhoria de classificação

Apenas no ano seguinte por frequência
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