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Design Multimédia

Código: DM302     Sigla: DM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 46 Plano Oficial do ano letivo 2017 4 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Estudar os múltiplos media em que o design de comunicação contemporâneo atua;

  • Estudar e explorar a complementaridade e os cruzamentos de media, os media híbridos, a transparência, a hipermediação e a remediação;

  • Estudar o papel dos diferentes media na cultura de convergência contemporânea;

  • Estudar as diferentes tecnologias de distribuição, os seus media, e os seus contextos de acesso e utilização;

  • Estudar as estruturas e as influências temporais e espaciais dos media;

  • Estudar as estruturas de informação não-lineares, o papel da transcodificação nos media computacionais e os diversos regimes de processamento possibilitados por estes;

  • Estudar como as affordances dos media computacionais contribuem para o desenvolvimento de experiências estéticas singulares;

  • Desenvolver uma cultura de projecto para o design dos novos media.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de problematizar os media e os sistemas de media contemporâneos e de os explorar no desenvolvimento de projetos comunicacionais. Ser capaz de projetar e desenvolver trabalhos multimodais, multidimensionais e interativos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Design Multimédia desenvolve-se através da realização de projectos teórico-práticos. São estudados vários media, tentando-se explorar a sua expressividade e potencial comunicativo, em particular a forma como cada medium reconfigura o seu texto, o autor, a escrita e as narrativas em si criadas. Os estudantes são incentivados a descobrir e experimentar novas tecnologias de criação e manipulação de media em prol dos projetos em desenvolvimento e a articular competências no seio dos grupos de trabalho criados ao longo do semestre. Através dos projetos desenvolvidos, os media são estudados como objetos, como processos ou como sistemas de objetos ou de processos, e é estudada a sua influência sobre a comunicação e sobre as mensagens por eles veiculadas ou criadas.

Bibliografia Obrigatória

Bolter, Jay David; Grusin, Richard; Remediation: Understanding new media., The MIT Press, 2002. ISBN: 0-262-52279-9
Fuller, Matthew; Media Ecologies: Materialist Energies in Art and Technoculture, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-06247-X
McLuhan, Marshall; Understanding Media: The Extensions of Man, Routledge Classics, 1964. ISBN: 978-0-415-25397-0

Bibliografia Complementar

Aarseth, Espen; Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature, The Johns Hopkins University Press, 1997. ISBN: 0-8018-5579-0
Alexander, Christopher; Notes on The Synthesis of Form, Harvard University Press, 1971. ISBN: 0-674-62751-2
Blais, Joline; Ippolito, Jon; At the Edge of Art, Thames & Hudson, 2006. ISBN: 978-0-500-23822-6
Bolter, Jay David; Writing Space. Computers, Hypertext and the Remediation of Print., Lawrence Erlbaum Associates, 2001. ISBN: 0-8058-2919-9
Carvalhais, Miguel; Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design, U. Porto Edições, 2016. ISBN: 978-989-746-092-0
Floridi, Luciano; The Fourth Revolution: How the infosphere is reshaping human reality, Oxford University Press, 2014
Fuller, Matthew, ed.; Software Studies: A Lexicon, The MIT Press, 2008. ISBN: 978-0-262-06274-9
Hayles, N. Katherine; How We Think: Digital Media and Contemporary Technogenesis, The University of Chicago Press, 2012. ISBN: 978-0-226-32142-4
Jenkins, Henry; Convergence Culture. Where Old and New Media Collide, New York University Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4295-2
Kwastek, Katja; Aesthetics of Interaction in Digital Art, The MIT Press, 2014. ISBN: 978-0-262-01932-3
Lévy, Pierre; Collective Intelligence. Mankind's Emerging World in Cyberspace, Perseus Books, 1997. ISBN: 0-7382-0261-4
Ludovico, Alessandro; Post-Digital Print: The Mutation of Publishing Since 1894, Onomatopee, 2012. ISBN: 978-90-78454-87-8
McCloud, Scott; Understanding Comics: The Invisible Art, Paradox Press, 1999. ISBN: 1-56389-557-9
McLuhan, Marshall; Eric McLuhan; Laws Of The Media: The New Science, University of Toronto Press, 1988. ISBN: 0-8020-7715-3
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Manovich, Lev; Software Takes Command: Extending the Language of New Media, Bloomsbury Academic, 2013. ISBN: 978-1-6235-6261-8
Murray, Janet H.; Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice, The MIT Press, 2012. ISBN: 978-0-262-01614-8
Upton, Brian; The Aesthetic of Play, The MIT Press, 2015
Wardrip-Fruin Noah 340; The^new media reader

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que inclui aulas expositivas, espaços de discussão colectiva e o desenvolvimento dos projetos. Os projetos são desenvolvidos por grupos de trabalho de dimensão variável, o que pretende não só amadurecer metodologias de projecto e de trabalho em equipa, como também explorar as múltiplas valências desenvolvidas pelo leque de unidades curriculares optativas que a turma frequenta ou frequentou. Os conhecimentos previamente adquiridos no curso são articulados com a aprendizagem desenvolvida, sendo também fomentada a capacidade crítica da turma, através da análise e discussão colectiva do trabalho em desenvolvimento.

Caso o número de estudantes de mobilidade o justifique, a aula de quinta feira será leccionada em inglês.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação média positiva nos projectos desenvolvidos e nos restantes parâmetros da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • São avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela aplicação aos projectos desenvolvidos;

  • É avaliada a componente conceptual, a capacidade de realização projectual e de adequação e aquisição de conhecimentos à eficaz resolução de problemas de design;

  • É avaliada a capacidade de comunicar o projecto, através das apresentações orais a desenvolver nas aulas e da documentação teórica entregue;

  • É avaliada a capacidade crítica face aos próprios projectos e aos dos colegas;

  • É avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projectos, e ao cumprimento dos prazos e especificações a estes associados.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.

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