Design da Imagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Qualifica‑se como Design da Imagem o universo de procedimentos tecnológicos e criativos relacionados com a formatação, criação, preparação e discriminação de uma narrativa visual, que integre a imagem e a palavra de forma comparável, em dispositivos visuais estruturados segundo padrões funcionais e operativos para um utilizador universal.
2. Esta disciplina pode contribuir para configurar sistemas visuais baseados em significado, ser, estrutura, forma, produto e contexto. Organizar e gerir o desenvolvimento de modelos aplicados e formatados com pré‑produção, produção e pós‑produção de projectos desenvolvidos em suportes digitais e/ou analógicos (híbridos), definidos com base em factores de conteúdo, organização e navegação, design visual e eficácia”.
Esse procedimento deve ser dirigido com uma ideia, uma finalidade e uma resolução de um problema de informação, descrição e documentação de factos e realidades sociais. A consequência dessa acção deve visar a promoção dos valores de igualdade e desenvolvimento dos povos numa relação de harmonia com os seus pares e com o ambiente em que vivem.
3. O Design da Imagem proporciona novas leituras da realidade, consagradas em narrativas que integrem os grafismos de design, a imagem fixa ou em movimento e a informação escrita, capazes de serem validadas, também, nas disciplinas das ciências da cultura, tais como a sociologia, a antropologia e a etnografia, reflectindo e interpretando criticamente a realidade, na condição de constituírem um legado cultural transmissível para o futuro,
segundo um paradigma de prova e de importância (capacidade) memorável (história).
4. Como consequência dessas premissas, o Design da Imagem torna possível a construção de memórias culturais capazes de participarem no desenvolvimento das regiões, contribuindo para os índices de literacia visual na direcção do progresso dos grupos sociais, onde a condição humana seja a primeira das preocupações dos produtores visuais.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade para desenvolvimento de dispositivos visuais analógicos e/ou digitais, propícios à congregação dos públicos com os produtores de informação cuja relação pode ser potenciada com a utilização de plataformas digitais a partir das quais a informação possa ser editada e difundida.
Conferir aos produtores visuais de design competências para revelar e projectar o conhecimento que se “esconde” na realidade complexa que nos envolve. Esta possibilidade transdisciplinar entre o design e a ciência afasta‑nos do sentido mais romântico da arte, aproximando‑nos de uma nova concepção da matéria e da natureza e da sociedade.
Podemos compreender que a organização da informação visual proporciona um sentido gerador de uma área do conhecimento onde as imagens e o texto podem corresponder‑se entre si desvendando ligações, associações e combinações várias para formar uma produto comunicacional de sabedoria.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo UM
IMAGEM, DA ALUSÃO OU INTUIÇÃOImagem como uma contribuição para a prática do design O processo de desconstrução imagética para perceber o mecanismo de percepção através da estrutura formal de uma imagem. Reconversão das imagens através de um exercício prático cujo método é a cisura ou corte. Um processo de fragmentação das imagens capaz de fazer progredir o exercício para obter "outras" imagens. Exercer o olhar sobre as imagens para ver algo mais. Métodos de análise de uma imagem. desconstrução, cesura, detalhe, estrutura formal. Mapeamento segundo a tipologia de Jacques Rancière: “Imagem nua”, “Imagem ostensiva” e “Imagem metamórfica”
Módulo DOIS
INFOGRAFIA Legibilidade e visualidade de informaçãoEstudo prévio de corpo de conhecimentos, princípios e técnicas e relacionados num campo específico do design de imagem, circunstanciado à INFOGRAFIA: sua história e evolução abreviada. Desenvolvimento de exercícios experimentais no contexto da infografia. Sistemas de representação gráfica como linguagem que intervém na forma, na legibilidade e no conteúdo da informação.
Módulo TRÊS
MICRO NARRATIVAS E BIOGRAFIASMicro narrativa autobiográfica. Um video promocional como uma meta narrativa onde se separa a informação essencial daquela que é acessória. Levada ao extremo, nessa narrativa o meio (video) pode ser a própria mensagem. Micro narrativa autobiográfica (exercícios práticos). Pesquisa e estudo prévio para categorizar alguns exemplos Importância do processo: pré-produção, produção e pós-produção
Bibliografia Obrigatória
Gunther Kress and Theo van Leeuwen; Reading Images: The Grammar of Visual Design, Routledge, 2006. ISBN: 0415319153
J W Mitchell; What Do Pictures Want?: The Lives and Loves of Images, University Of Chicago Press, 2006. ISBN: 0226532488
Heller Steven;
Becoming a graphic designer. ISBN: 0-471-29299-0
Steven Heller; Citizen Designer: Perspectives on Design Responsibility, Allworth Press, 2003. ISBN: 1581152655
Wally Olins; Wally Olins on Brands, Thames & Hudson, 2005. ISBN: 0500285152
Gunther Kress and Theo van Leeuwen; Reading Images: The Grammar of Visual Design, Routledge, 2006. ISBN: 0415319153
Roberts Lucienne;
The^designer and the grid. ISBN: 2-88046-814-0
Heller Steven;
Design dialogues. ISBN: 1-58115--007-5
Heller Steven;
Counter culture. ISBN: 1-56898-304-2
Pink Sarah;
Doing visual ethnography. ISBN: 978-1-4129-2348-4
Mollerup Per;
Marks of excellence. ISBN: 0-7148-3838-1
Heller Steven 340;
Design culture. ISBN: 1-880559-71-4
Alastair Fuad-Luke; Design Activism: Beautiful Strangeness for a Sustainable World, Routledge, 2009. ISBN: 1844076458
Steven Heller; Citizen Designer: Perspectives on Design Responsibility, Allworth Press, 2003. ISBN: 1581152655
John Berger; Ways of seeing, Penguin Books, 1971. ISBN: 0140135154
Wally Olins; Wally Olins on Brands, Thames & Hudson, 2005. ISBN: 0500285152
J W Mitchell; Picture Theory, University Of Chicago Press, 1995. ISBN: 0226532321
Bibliografia Complementar
Heller Steven 340;
The education of a graphic designer. ISBN: 1-880559-99-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias qualitativas de análise adaptadas à produção visual dos três projectos e exploratórios que decorrem do respectivo programa curricular desta UC.
Desenvolvimento de habilidades específicas no campo da imagem e tratamento da informação, capaz de tornar legíveis e inteligíveis as mensagens nos artefactos de design;
Análise e estudo de objetos didáticos paradigmáticos com os conteúdos programáticos Visonamento de obejectos didars.erior montagem e primagens fixas (fotografia)átitais como filmes, livros, documentos escritos;
Exposições organizadas sobre os conteúdos dos programas com respectivo apoio documental;
Identificação das variáveis e condicionantes do modelos de representação fotográfica, tais como a luz, o espaço, o movimento a cor, entre outros;
Aquisição de aptidões capazes de melhorar e expandir as possibilidades de comunicação visual de cada estudante em diferentes tipos de representação dos media;
Obtenção e desenvolvimento de aptidões interpretativas dos fenómenos específicos da relação do design com a sociedade, o individuo e os públicos;
Habilitar os estudantes de práticas intimamente ligadas à leitura visual da realidade, e ao levantamento, arquivo e produção documental de dispositivos visuais, dando visibilidade às identidades contemporâneas, que cumpram um papel histórico na sociedade actual;
Reconhecer a validade da imagem nos novos media como sendo o corolário da intersecção entre o local e o global, ampliando uma noção nova de uma cidade global, fazendo convergir todos os interessados por um microssistema de cultura local, a com alcance global;
Obter conhecimentos capazes de dar validade à produção visual na promoção de um desenvolvimento sustentável e contributivo para uma estratégia de bem estar social e cultural.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
22,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% de frequência nas aulas do semestre
Fórmula de cálculo da classificação final
Critérios de avaliação contínua:
Inovação e originalidade das propostas apresentadas;
Capacidade de análise e contextualização dos temas estudados;
Acuidade e qualidade do temas e projectos realizado;
Metodologias e viabilização das propostas consubstanciadas nos projectos e sua adequação ao calendário estabelecido;
Participação activa nas aulas;