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Design da Imagem

Código: DI401     Sigla: DI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 48 Plano Oficial do ano letivo 2017 4 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Qualifica‑se como Design da Imagem o universo de procedimentos tecnológicos e criativos relacionados com a formatação, criação, preparação e discriminação de uma narrativa visual, que integre a imagem e a palavra de forma comparável, em dispositivos visuais estruturados segundo padrões funcionais e operativos para um utilizador universal. 

2. Esta disciplina pode contribuir para configurar sistemas visuais baseados em significado, ser, estrutura, forma, produto e contexto. Organizar e gerir o desenvolvimento de modelos aplicados e formatados com pré‑produção, produção e pós‑produção de projectos desenvolvidos em suportes digitais e/ou analógicos (híbridos), definidos com base em factores de conteúdo, organização e navegação, design visual e eficácia”.
Esse procedimento deve ser dirigido com uma ideia, uma finalidade e uma resolução de um problema de informação, descrição e documentação de factos e realidades sociais. A consequência dessa acção deve visar a promoção dos valores de igualdade e desenvolvimento dos povos numa relação de harmonia com os seus pares e com o ambiente em que vivem.

3. O Design da Imagem proporciona novas leituras da realidade, consagradas em narrativas que integrem os grafismos de design, a imagem fixa ou em movimento e a informação escrita, capazes de serem validadas, também, nas disciplinas das ciências da cultura, tais como a sociologia, a antropologia e a etnografia, reflectindo e interpretando criticamente a realidade, na condição de constituírem um legado cultural transmissível para o futuro,
segundo um paradigma de prova e de importância (capacidade) memorável (história).

4. Como consequência dessas premissas, o Design da Imagem torna possível a construção de memórias culturais capazes de participarem no desenvolvimento das regiões, contribuindo para os índices de literacia visual na direcção do progresso dos grupos sociais, onde a condição humana seja a primeira das preocupações dos produtores visuais.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para desenvolvimento de dispositivos visuais analógicos e/ou digitais, propícios à congregação dos públicos com os produtores de informação cuja relação pode ser potenciada com a utilização de plataformas digitais a partir das quais a informação possa ser editada e difundida.
Conferir aos produtores visuais de design competências para revelar e projectar o conhecimento que se “esconde” na realidade complexa que nos envolve. Esta possibilidade transdisciplinar entre o design e a ciência afasta‑nos do sentido mais romântico da arte, aproximando‑nos de uma nova concepção da matéria e da natureza e da sociedade.
Podemos compreender que a organização da informação visual proporciona um sentido gerador de uma área do conhecimento onde as imagens e o texto podem corresponder‑se entre si desvendando ligações, associações e combinações várias para formar uma produto comunicacional de sabedoria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo UM
IMAGEM, DA ALUSÃO OU INTUIÇÃO
Imagem como uma contribuição para a prática do design O processo de desconstrução imagética para perceber o mecanismo de percepção através da estrutura formal de uma imagem. Reconversão das imagens através de um exercício prático cujo método é a cisura ou corte. Um processo de fragmentação das imagens capaz de fazer progredir o exercício para obter "outras" imagens. Exercer o olhar sobre as imagens para ver algo mais. Métodos de análise de uma imagem. desconstrução, cesura, detalhe, estrutura formal. Mapeamento segundo a tipologia de Jacques Rancière: “Imagem nua”, “Imagem ostensiva” e “Imagem metamórfica”

Módulo DOIS
INFOGRAFIA Legibilidade e visualidade de informação
Estudo prévio de corpo de conhecimentos, princípios e técnicas e relacionados num campo específico do design de imagem, circunstanciado à INFOGRAFIA: sua história e evolução abreviada. Desenvolvimento de exercícios experimentais no contexto da infografia. Sistemas de representação gráfica como linguagem que intervém na forma, na legibilidade e no conteúdo da informação.

Módulo TRÊS
MICRO NARRATIVAS E BIOGRAFIAS
Micro narrativa autobiográfica. Um video promocional como uma meta narrativa onde se separa a informação essencial daquela que é acessória. Levada ao extremo, nessa narrativa o meio (video) pode ser a própria mensagem. Micro narrativa autobiográfica (exercícios práticos). Pesquisa e estudo prévio para categorizar alguns exemplos Importância do processo: pré-produção, produção e pós-produção

Bibliografia Obrigatória

Gunther Kress and Theo van Leeuwen; Reading Images: The Grammar of Visual Design, Routledge, 2006. ISBN: 0415319153
J W Mitchell; What Do Pictures Want?: The Lives and Loves of Images, University Of Chicago Press, 2006. ISBN: 0226532488
Heller Steven; Becoming a graphic designer. ISBN: 0-471-29299-0
Steven Heller; Citizen Designer: Perspectives on Design Responsibility, Allworth Press, 2003. ISBN: 1581152655
Wally Olins; Wally Olins on Brands, Thames & Hudson, 2005. ISBN: 0500285152
Gunther Kress and Theo van Leeuwen; Reading Images: The Grammar of Visual Design, Routledge, 2006. ISBN: 0415319153
Roberts Lucienne; The^designer and the grid. ISBN: 2-88046-814-0
Heller Steven; Design dialogues. ISBN: 1-58115--007-5
Heller Steven; Counter culture. ISBN: 1-56898-304-2
Pink Sarah; Doing visual ethnography. ISBN: 978-1-4129-2348-4
Mollerup Per; Marks of excellence. ISBN: 0-7148-3838-1
Heller Steven 340; Design culture. ISBN: 1-880559-71-4
Alastair Fuad-Luke; Design Activism: Beautiful Strangeness for a Sustainable World, Routledge, 2009. ISBN: 1844076458
Steven Heller; Citizen Designer: Perspectives on Design Responsibility, Allworth Press, 2003. ISBN: 1581152655
John Berger; Ways of seeing, Penguin Books, 1971. ISBN: 0140135154
Wally Olins; Wally Olins on Brands, Thames & Hudson, 2005. ISBN: 0500285152
J W Mitchell; Picture Theory, University Of Chicago Press, 1995. ISBN: 0226532321

Bibliografia Complementar

Heller Steven 340; The education of a graphic designer. ISBN: 1-880559-99-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias qualitativas de análise adaptadas à produção visual dos três projectos e exploratórios que decorrem do respectivo programa curricular desta UC.

Desenvolvimento de habilidades específicas no campo da imagem e tratamento da informação, capaz de tornar legíveis e inteligíveis as mensagens nos artefactos de design;

 Análise e estudo de objetos didáticos paradigmáticos com os conteúdos programáticos Visonamento de obejectos didars.erior montagem e primagens fixas (fotografia)átitais como filmes, livros, documentos escritos;

 Exposições organizadas sobre os conteúdos dos programas com respectivo apoio documental;

 Identificação das variáveis e condicionantes do modelos de representação fotográfica, tais como a luz, o espaço, o movimento a cor, entre outros;

 Aquisição de aptidões capazes de melhorar e expandir as possibilidades de comunicação visual de cada estudante em diferentes tipos de representação dos media;

 Obtenção e desenvolvimento de aptidões interpretativas dos fenómenos específicos da relação do design com a sociedade, o individuo e os públicos;

 Habilitar os estudantes de práticas intimamente ligadas à leitura visual da realidade, e ao levantamento, arquivo e produção documental de dispositivos visuais, dando visibilidade às identidades contemporâneas, que cumpram um papel histórico na sociedade actual;

 Reconhecer a validade da imagem nos novos media como sendo o corolário da intersecção entre o local e o global, ampliando uma noção nova de uma cidade global, fazendo convergir todos os interessados por um microssistema de cultura local, a com alcance global;

 Obter conhecimentos capazes de dar validade à produção visual na promoção de um desenvolvimento sustentável e contributivo para uma estratégia de bem estar social e cultural.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de frequência nas aulas do semestre

Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de avaliação contínua:

Inovação e originalidade das propostas apresentadas;

Capacidade de análise e contextualização dos temas estudados;

Acuidade e qualidade do temas e projectos realizado;

Metodologias e viabilização das propostas consubstanciadas nos projectos e sua adequação ao calendário estabelecido;

Participação activa nas aulas;

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