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Tecnologias de Produção Gráfica

Código: TPG301     Sigla: TPG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 51 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 4,5 45 121,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-16.

Campos alterados: Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer, entender, produzir, coordenar e avaliar a produção gráfica de um serviço/projeto de design de comunicação.

A produção gráfica é a última fase de qualquer projeto de design gráfico. Por outro lado é a área responsável de pôr à disposição do utilizador/consumidor o artefacto idealizado e produzido. Como tal, é nesta fase que se define a qualidade do projeto, que vai influenciar todas as decisões tomadas durante o processo.

Assim, nesta disciplina pretende-se demonstrar aos discentes tanto as capacidades de optimização de resultados como as possibilidades criativas que tem em si mesma as tecnologias de produção. Também é necessário assinalar a diferença processual que implica o uso das tecnologias analógico-mecânicas e digitais.

Resultados de aprendizagem e competências

Obter adequados e sólidos conhecimentos em soluções e tecnologias de produção gráfica, nomeadamente na inter-relação das fases do design, da produção e da gestão de um serviço/projeto gráfico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Tipografia; Fotografia; Sistemas Informáticos.

Programa

Programa/Etapas):
Pré-produção; Produção; Pós-produção versus Planificação; Orçamentação e Controlo de Qualidade; Arquivo.

Componente teórica:
— Introdução: contextualização histórica e fenomenologia tecnológica;
— Intervenientes principais: designer, escritor, tradutor, revisor, editor, produtor, fotógrafo, ilustrador, impressor;
— Ciclo conceptual e produtivo de um serviço/projeto gráfico;
— Produção gráfica e serviços complementares;
— Soluções de impressão e Canais de publicação (3D, digital, verde, funcional; rotugalem e embalagem); 
— Edição de texto e imagem: palete cromática, fotografia, ilustração, infografismo;
— Protótipagem: materiais/superfícies e tintas; pré-maqueta e maqueta; mono e provas de contrato;
— Arquivo; Auto-avaliação e Balanço final.

Componente prática:
— Projeto curricular (individual ou em equipa).

Bibliografia Obrigatória

Andrew Haslam; Lettering. Manual de producción y diseño, Editorial Gustavo Gili, 2011
Beth Grabowski; Bill Fick; Printmaking. A complete guide to materials and processes, Laurence King Publishing, 2009
Daniel Mason; Materiales y procesos de impresión, Editorial Gustavo Gili, 2007
Felix Brunner; A Handbook of Graphic Reproduction Processes, Arthur Niggli, 1962
Gavin Ambrose; Paul Harris; The Production Manual. A graphic design handbook, AVA Publishing, 2008
Giorgio Fioravanti; Diseño y reproducción, Editorial Gustavo Gili, 1984

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O docente enquanto orientador, mediador e provocador estimula e proporciona: sessões de reflexão sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos; sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projetos experimentais, reais e/ou ‘piloto’; sessões coletivas de apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados; sessões abertas com a apresentação de prestadores de serviços gráficos, exposição comentada de objetos gráficos, projeção de filmes e visitas de estudo. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,50
Estudo autónomo 16,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática do discente nas aulas. A pontualidade e a assiduidade são registadas em folha própria, fornecida e controlada pelo docente nos primeiros trinta minutos da cada aula. Considera-se que um discente cumpre a assiduidade da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (mais informações: ler o artigo 10.º do novo Regulamento de Avaliação dos Discentes da faculdade).
As componentes de avaliação são: assiduidade, participação; apontamentos; conceito; destreza manual; técnica pessoal; apresentação visual/oral; atitude e auto-motivação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação é permanente e contínuo, e resulta do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo discente no decorrer do ano letivo, tendo em vista a concretização dos objetivos propostos. O projeto final será apresentado, defendido, exposto, comentado, avaliado e discutido na última semana de aulas.

Melhoria de classificação

Sim, no ano letivo seguinte.
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