Código: | I502 | Sigla: | I2 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Belas-artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DC | 18 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Ilustração II objectiva a que os alunos desenvolvam e ampliem aptidões técnicas, metodológicas e conceptuais sobre a linguagem da Ilustração, essencialmente através da sua prática.
Pretende ainda que os alunos compreendam e respondam com eficácia a programas diversificados associados à prática da ilustração actual nas suas vertentes específicas (editorial, infantil, de produto e embalagem, técnica ou científica, etc.).
Promove a cultura da ilustração enquanto linguagem autónoma ou inserida em contextos de comunicação, através do seu estudo e investigação e reflexão crítica.
Promove a autonomia dos alunos enquanto autores/ilustradores.
Os conteúdos do programa, estudados e desenvolvidos através de projectos práticos, incidem essencialmente em 4 vertentes:
A unidade curricular de Ilustração II, prevê a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com a imagem ilustrada, experimentados em anos anteriores, assumidos aqui numa perspectiva de autor, incentivando a investigação pessoal para a pesquisa de uma caligrafia própria. Serão exploradas narrativas para a construção de um trabalho final ilustrado que pressuponha a maquete de uma possível publicação. A cadeira entende-se como uma espaço de reflexão, onde a imagem ilustrada será proponderante na construção de uma sequência visual, sendo esta linear ou fragmentada. Pretende-se identificar os contextos sociais e culturais onde a imagem ilustrada protagonize o seu universo narrativo.
Serão articuladas as imagens ilustradas contemporâneas com pontos de contacto inseridos na história da imagem e na evolução das mesmas. Serão analisados e trabalhados objectos visuais compartimentados em 5 grupos:
- informação e opinião
- personagem
- cenário
- sequência
- identidade/projecto pessoal
Os alunos, ao abordarem e reconhecerem a importância do referente e do programa, do discurso retórico (informativo e poético), do autor, do estilo e do projecto na ilustração, ficam habilitados a dar respostas práticas e conceptuais aos programas distintos no campo da ilustração. O entendimento do conjunto dos conteúdos proposto também vai de encontro à aquisição de uma cultura da ilustração, habilitando os alunos a possuírem um discurso especializado, rico e abrangente, reflexivo, argumentativo e crítico e ainda reforça a autonomia dos alunos na construção do seu percurso.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 19,00 |
Frequência das aulas | 64,00 |
Trabalho de campo | 19,00 |
Trabalho de investigação | 19,00 |
Total: | 121,00 |
A metodologia de ensino assenta em três modalidades essenciais: aulas de atelier, cujo trabalho prático dos alunos é acompanhado criticamente na aula; partes expositivas feitas pelo professor com informação e exposição dos projectos, temas e conteúdos; e discussões alargadas sobre os temas e conteúdos propostos. Serão ainda proporcionadas visitas de estudo a exposições e museus.
A avaliação será o somatório das várias fases do processo que estão ligadas aos diferentes projectos propostos. A avaliação é contínua e pressupõe uma assiduidade efectiva. Não serão considerados para avaliação projectos não discutidos no decorrer do semestre, em espaço de aula.
A classificação final será calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos projectos (80%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas (20%).