Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > V201

Video I

Código: V201     Sigla: V 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 60 Plano Oficial do ano letivo 2017 2 - 4,5 45 121,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Iniciação à teoria e prática dos media audiovisuais na perspectiva da concepção e realização. Aprendizagem técnica e tecnológica da video-cinematografia percorrendo as diferentes fases que caracterizam a concepção, realização audiovisuais: pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação à história e análise dos media no cinema e video, convenções e gramática, géneros e estruturas narrativas. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia. Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção video-cinematográfica: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Para além de aulas de carácter expositivo serão desenvolvidos exercícios e projectos práticos de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual. 1. Concepção e realização. Iniciação à escrita cinematográfica, do guião à planificação. Organização da pré-produção, edição, produção e pós-produção. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos. Câmara, luminância e crominância. Escala de planos, movimentos: espaço e ópticos. Registo e tratamento sonoro. Sistemas de edição video e audio. Edição como técnica narrativa fílmica. 3. Análise do video e do cinema. Plano e sequência. Dramaturgia da luz e da cor. Mise-en-scéne (espaço\tempo). Montagem, continuidade, campo e contra-campo. Narrativa em mosaico e paralela. Narrativa linear e narrativa não-linear. Narrativa sincrónica e assincrónica. 4. História do video e do cinema Documentário e ficção. Do cinema clássico às vanguardas video-cinematográficas. Cinema e video de autor. Motion Graphics.

Bibliografia Obrigatória

Abel, Richard; Encyclopedia of Early Film, New York, Routledge, 2005
ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
AUMONT, Jacques & MARIE, Michel; Dicionário Teórico e Crítico do Cinema, Lisboa, Texto & Grafia, 2008
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
BORDWELL, David & THOMPSON, Kristin; Film Art: An Introduction, New York, Mcgraw-Hill, 2008
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
CUBBIT, Sean; The Cinema Effect, Massachussetts, MIT Press, 2004
FERREIRA, Carlos Melo; As Poéticas do Cinema, Porto, Afrontamento, 2004
Grant, Barry Keith & SLONIOWSKI, Jeanette; Grant, Barry Keith Documenting the documentary: close of documentary film and video, Wayne State University Press, 1998
MASCELLI, Joseph; The five Cs of cinematography, Silman-James Press, 1998
Marie-France Briselance, Jean-Claude Morin ; Gramática do Cinema, Texto & Grafia, 2012
XAVIER, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas de introdução à gramática e história fílmica. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de filmagem, edição, escrita fílmica, realização e produção.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho laboratorial 35,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,50
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 46,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-01 às 07:56:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias