Design I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2019/2020 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer, compreender e experimentar diferentes sistemas de escrita (Caligrafia e Tipografia). Apresentar e sensibilizar o discente para temas, ancestrais e atuais, tais como: sociedades ágrafas, pré-escrita, alfabetos, abecedários, caligrafia, grafito, escrita artificial, desenho de letras, suportes e artefactos de escrita, com incidência para o valor histórico-cultural de paradigmas da linguagem verbal contemporânea. A introdução à Caligrafia permite sensibilizar o discente para as origens estéticas e formais dos caracteres, assim como compreender e avaliar: as proporções, o ritmo e os espaços entre letras, as palavras e as linhas. Dominar os princípios básicos da Caligrafia e da Tipografia permite adquirir aptidões concetuais e técnicas para progredir com solidez artística e científica em subdisciplinas da área do Design como o design tipográfico (ortotipografia, microtipografia, macrotipografia), a identidade visual corporativa, o infografismo e o design editorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Obter sólidos conhecimentos em tipografia, design tipográfico e design editorial.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa anual incide sobre duas áreas fundamentais do Design de Comunicação: Caligrafia e Tipografia. Os discentes são motivados e orientados para a experimentação, a criação e a produção de projetos muito concretos e específicos tendo como ponto de partida algumas dicotomias pertinentes, tais como: Eu (individual) e sociedade (coletivo); artesanal e industrial; analógico e digital; natural e artificial; memória e gesto; grafismo e escritas artificial/virtual. Os temas dos projetos a realizar são: 1) IMAGEM DE ESTILO (colagem); 2) CALIGRAFIA (monograma/rótulo); 3) LIVRO (capa); 4) DUPLA PÁGINA (maqueta vs. arte final); 5) DESENHO TIPOGRÁFICO (infografismo/paginação); 6) ABECEDÁRIO-IMAGEM (cartaz/instalação); 7) PORTEFÓLIO DIGITAL (Internet); 8) CADERNO DE DESIGNER (bloco de apontamentos, caderno de estudos).
Bibliografia Obrigatória
Andersch Martin;
Symbols, signs, letters. ISBN: 0-8306-5506-9
Massin;
La lettre et l.image. ISBN: 2-07-011257-8
CHENG, Karen; Diseñar tipografía, Gustavo Gili, 2006
HOFMANN, Armin; Manual de diseño gráfico: formas, síntesis, aplicaciones, Gustavo Gili, 1996
JURY, David; O que é a tipografia?, Gustavo Gili, 2007
KUNZ, Wili; Tipografía: macro y microestética, Gustavo Gili, 2003
MEDIAVILLA, Claude; Calligraphie, Imprimerie nationale (France), 1993
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O docente enquanto orientador, mediador e provocador estimula e proporciona sessões de reflexão sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos; sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projetos experimentais, reais e/ou ‘piloto’;sessões coletivas de apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados; sessões abertas com a apresentação de obras monográficas, exposição comentada de objetos gráficos, projeção de filmes e visitas de estudo.
Software
Microsoft Office
Adobe Illustrator
Adobe InDesign
FontLab (Font Editors)
Adobe Photoshop
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
240,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
56,00 |
Total: |
486,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática do discente nas aulas. A pontualidade e a assiduidade são registadas em folha própria, fornecida e controlada pelo docente nos primeiros trinta minutos de cada aula.
As componentes de avaliação são: assiduidade; participação; apontamentos; conceito; destreza manual; técnica pessoal; apresentação visual/oral; atitude e auto-motivação. Considera-se que um discente cumpre a assiduidade da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (mais informações: ler o artigo 10.º do novo Regulamento de Avaliação dos Discentes da faculdade).
Fórmula de cálculo da classificação final
O processo de avaliação é permanente e contínuo, e resulta do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo discente no decorrer do ano letivo, tendo em vista a concretização dos objetivos propostos. Os projetos finais serão expostos, avaliados e discutidos na última semana de aulas.
No final do 1.º semestre será publicada informação intermédia, expressa quantitativamente numa escala de 0 a 20, sendo que a nota final da unidade curricular não reflete na média aritmética.
Provas e trabalhos especiais
Estão previstos trabalhos extracurriculares.
Observações
Aconselha-se a consulta sobre temas relacionados com o programa (Caligrafia, Design, Escrita, Tipografia) assim como nomes de referência, tais como: A. Forjaz Sampaio, Allan Haley, Andrew Robinson, B. Martin Pedersen, Brody Neuenschwander, David Diringer, Dieter Roth, Enric Tormo i Ballester, Erik Spiekermann, Gerard Blanchard, Hannah Höch, Hermann Zapf, J. Muller-Brockmann, Karen Brookfield, Manuel Rodrigues Pereira da Silva, Otl Aicher, Paul Rand, Robin Williams, Roger Pfund, Ruari MacLean, Sebastião Rodrigues, Stanley Morison e Walter Tracy.