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Metodologias de Investigação em Design

Código: MID102     Sigla: MID

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 63 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo iniciar os estudantes no estudo e prática da investigação em design. Neste contexto, pretende-se dotar os estudantes de terminologia e práticas de investigação, orientadas para o desenvolvimento de projetos em design, que permitam edificar os seus processos de trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

* Investigar no sentido de compreender as características, os objetivos e os diversos contextos de um determinado projeto.

* Investigar explorando diversas metodologias processuais com o intuito de conceber e desenvolver projetos de design.

* Compreender diferentes modelos de investigação e propostas metodológicas, articulando esse conhecimento com aplicações de carácter prático em projetos de design.

* Desenvolver capacidades de problematização, de exploração, de recolha e análise de dados.

* Desenvolver competências de apresentação de projetos de design.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Esta unidade curricular actuará na importância da relação entre práticas de investigação e produção de projetos no campo do design. O seu conteúdo será lecionado de forma sequencial e faseada em três momentos: o primeiro momento diz respeito à receção de projetos, com o intuito de analisar e perceber as características e contextos de um determinado projeto; o segundo tem que ver com a exploração conceptual e definição formal, uma fase de ideação e de produção de protótipos; e o terceiro momento diz respeito à apresentação de projetos, com o intuito de serem ensaiadas e desenvolvidas competências no que diz respeito ao discurso em público, comunicação não-verbal e o uso de suportes.

Bibliografia Obrigatória

Lupton, Ellen; Graphic Design Thinking: Beyond Brainstorming, Princeton Architectural Press, 2011
Noble, Ian, & Russel Bestley; Visual Research: An introduction to research methodologies in graphic design, AVA Publishing SA, 2005
Steele, William R.; Presentation Skills 201: How to Take it to the Next Level as a Confident, Engaging Presenter, Outskirts Press, 2009

Bibliografia Complementar

Ambrose, Gavin, & Paul Harris; Design Thinking, AVA Publishing SA, 2009
Bennet, Audrey (Ed.); Design studies: Theory and research in graphic design, Princeton Architectural Press, 2006
Boden, Margaret A; The Creative Mind: Myths and Mechanisms, 2004. ISBN: Psychology Press
Mahon, Nik; Ideation, AVA Publishing SA, 2011
Merton, R K, E Barber, and J L Shulman; The Travels and Adventures of Serendipity: a Study in Sociological Semantics and the Sociology of Science, Princeton University Press, 2011
O'Grady, Jennifer Visocky, & Kenneth Visocky O'Grady; A Designer's Research Manual: Succeed in Design by Knowing Your Clients and What They Really Need, Rockport Publishers Inc, 2009
O'Rourke, K; Walking and Mapping: Artists as Cartographers, MIT Press, 2013
Van Andel, Pek; Anatomy of the Unsought Finding. Serendipity: Orgin, History, Domains, Traditions, Appearances, Patterns and Programmability, The British Journal for the Philosophy of Science, 1994
Weinschenk, Susan; 100 Things Every Designer Needs to Know About People, Pearson Education, 2011
Weinschenk, Susan; 100 Things Every Presenter Needs to Know About People, Pearson Education, 2012
Bennet, Audrey (Ed.); Design studies: Theory and research in graphic design, Princeton Architectural Press, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.

A colocação em prática da ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, desenvolvendo, de forma colectiva, projetos de carácter teórico e teórico-prático visando implementar conteúdos científicos e metodologias de investigação em design.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

* As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais atividades letivas: Relatório 1 (30%) + Relatório 2 (30%) + Apresentação Pública (30%) + Avaliação contínua (10%);

* Os projetos não entregues serão classificados com 0 (zero);

* Os projetos não acompanhados não serão motivo de avaliação;

* Todos os projetos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 20%.

* A falta de assiduidade em mais de 25% das aulas será motivo de reprovação.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.
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