História e Teoria da Comunicação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Artes |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Destinando-se em regime obrigatório aos alunos da LDC e em regime optativo aos da LAP, a UC terá de tentar um equilíbrio entre os problemas da comunicação em 'regime tecnológico' (essencial para o DC) e as questões mais específicas colocadas pela relação conflitual entre Arte e Comunicação.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de reconhecimento da natureza e das características das situações de comunicação em que se encontram envolvidos de modo a encontrar maneiras e estratégias de nelas agir.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Semiótica e semântica.
2. Mito e História: A experiência e o método.
3. Escrita, informação e media.
4. O meio é a mensagem e a implosão do signo.
5. Espectador, espectáculo e emancipação.
6. Comunicação e linguagem como conflito em Arte e Design.
Bibliografia Obrigatória
Walter Benjamin; Sobre arte, técnica, linguagem e política, Relógio d'água
Kerckhove Derrick de;
A^pele da cultura. ISBN: 972-708-341-2
McLuhan Marshall;
Os^ meios de comunicação como extenções do homem. ISBN: 85-316-0258-0
Barthes Roland;
Mitologias
Baudrillard Jean;
Simulacros e simulação. ISBN: 972-708-141-X
Debord Guy;
A sociedade do espectáculo. ISBN: 972-716-002-6
Mattelart Armand;
História das teorias da comunicação. ISBN: 972-610-002-X
Rancière Jacques;
O^espectador emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2
Abram David;
A^magia do sensível. ISBN: 978-972-31-1184-2
Lyotard Jean-François;
O^inumano. ISBN: 972-33-0761-8
Bibliografia Complementar
Flora Davis; A comunicação não-verbal, Summus (Brasil)
Vilém Flusser; Ensaio sobre a fotografia, Relógio d'água
Roland Barthes; O óbvio e o obtuso, Edições 70
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Processo misto de exposição oral, debate e apresentação de resultados de pesquisa por parte dos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
31,00 |
Frequência das aulas |
29,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Participação qualificada nas discussões das aulas e frequência em pelo menos 50% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação incide na apreciação das actividades nas aulas e num trabalho de grupo realizado pelos estudantes, tendo por referência as preocupações da UC e as abordagens desenvolvidas das aulas, bem como as possíveis articulações exploradas pelos estudantes. As tês componentes de avaliação (participação presencial; prova oral e exame) são obrigatórias.
Prova oral:
O trabalho de grupo consiste em partir de um texto da bibliografia obrigatória e estabelecer um plano de discussão que seja apresentado pelo grupo à turma em contexto de aula.
Exame:
A partir desse plano de discussão deverá ser redigido um texto individual de cada estudante que se constitua como secção de um livro organizado pelo grupo. Desse modo, o plano de discussão deve prolongar-se na constituição dos textos do livro. O livro será entregue no dia marcado para o efeito em época de exame.
Nas duas componentes podem ser incluídos trabalhos práticos e laboratoriais.
O exame de recurso, incide sobre as matérias e trabalhos desenvolvidos nas aulas e consiste num trabalho escrito individual com cerca de 3000 palavras.
O cálculo da classificação final é obtido pela ponderação dos parâmetros: Actividades e participação na aula (20%); Apresentação e discussão do trabalho de grupo (30%); Livro de grupo (20%); Texto individual no livro (30%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Devem contactar o docente.
Melhoria de classificação
Frequência e exame no ano seguinte.
Observações
Por motivos da pandemia COVID-19 a componente de avaliação foi alterada e comunicada aos estudantes para a seguinte fórmula:
Exame: 70%
Discussão do desenvolvimento do trabalho: 20%
Design editorial do trabalho: 10%