Introdução às Ferramentas Digitais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DC |
72 |
Plano Oficial do ano letivo 2017 |
1 |
- |
4,5 |
60 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Fornecer um enquadramento histórico e sociocultural das ferramentas digitais na atual prática do Design de Comunicação (gráfico e digital media);
- Adquirir competências teórico-práticas sobre autoria gráfica digital que alicercem uma compreensão científica e técnica dos princípios fundamentais e promovam a prática do Design de Comunicação;
- Criar, promover e refinar metodologias de trabalho para conceção e produção de projetos de design sustentados por ferramentas digitais.
Resultados de aprendizagem e competências
- Fundamentos operativos das ferramentas digitais de edição bitmap, vetorial e de paginação;
- Compreensão dos princípios técnicos inerentes à imagem digital e os respetivos media (suporte);
- Desenvolvimento de uma prática e metodologia de trabalho autónomo.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são necessários pré-requisitos
Programa
A Unidade Curricular (UC) de Introdução às Ferramentas Digitais (IFD) fará uma introdução ao papel dos media e ferramentas digitais—o computador—na prática do Design de Comunicação, nas suas vertentes técnica e científica, prática e teórica, operacionalizados em três módulos temáticos, suportados pela operacionalização baseados no software de Desktop Publishing (DTP).
Em cada módulo será explorado um conjunto de ferramentas digitais dedicadas à edição gráfica assistida por computador, de modo a introduzir os estudantes na sua prática e facilitar a assimilação dos principais conceitos.
No primeiro módulo são abordados os princípios fundamentais da edição e composição de imagem digital bitmap. No segundo módulo são abordados os princípios de criação de imagem vetorial e manipulação de texto. E no terceiro módulo são abordados os princípios de paginação e projeto editorial.
A exploração teórico prática tem um foco exploratório da vertente técnica, mas será complementado com o estudo exploratório da gramática e linguagem gráfica contemporânea—dos elementos basilares como ponto, linha, plano e cor à exploração de dinâmicas mais complexas como ritmo, modularidade, padrões, grelhas, aleatoriedade.
Bibliografia Obrigatória
Ambrose, Gavin Harris, Paul; The production manual, AVA, 2008. ISBN: 978-2-940373-63-5
Lupton, Ellen; Graphic Design: The New Basics, Princeton Architectural Press, 2008. ISBN: 978-1-56898-702-6
Bibliografia Complementar
Ceruzzi, Paul; Computing: A concise history, The MIT Press, 2012. ISBN: 978-0-262-51767-6
Chapman, Nigel; Chapman, Jenny; Digital Multimedia, John Wiley & Sons, Ltd, 2005. ISBN: 978-0470-85890-5
Lupton Ellen 340;
Graphic design thinking. ISBN: 978-1-56898-979-2
Smith, Christopher; AGI CreativeTeam; InDesign CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63964-1
Smith, Jennifer; AGI CreativeTeam; Adobe Illustrator CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63971-9
Smith, Jennifer; AGI CreativeTeam; Adobe Photoshop CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63956-6
Muller-Brockmann Josef;
Sistemas de retículas. ISBN: 968-887-201-6
Andrew Haslam; Book Design, Laurence King, 2006. ISBN: 978-0-8109-9220-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.
A sala de aula será organizada segundo uma estrutura laboratorial de desenvolvimento de projetos de design. Deste modo, será colocada em prática a ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, onde os discentes, de forma individual e coletiva, desenvolverão projetos de carácter prático e teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.
Software
Adobe InDesign
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
25,00 |
Estudo autónomo |
25,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
26,50 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Avaliação ponderada positiva nos exercícios e projetos desenvolvidos, bem como nos restantes parâmetros de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
- As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada dos exercícios realizados: em cada módulo 30%, projecto final 70%.
- Os projetos não entregues serão classificados com 0 (zero);
- Os projetos não acompanhados não serão alvo de avaliação;
- Todos os projetos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação num mínimo de 20%.
- Será valorizada a assiduidade, envolvimento e participação dos discentes nos projetos, nas aulas e demais atividades letivas.
Melhoria de classificação
Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.