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Introdução às Ferramentas Digitais

Código: IFD101     Sigla: IFD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 72 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 4,5 60 121,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Fornecer um enquadramento histórico e sociocultural das ferramentas digitais na atual prática do Design de Comunicação (gráfico e digital media);

  • Adquirir competências teórico-práticas sobre autoria gráfica digital que alicercem uma compreensão científica e técnica dos princípios fundamentais e promovam a prática do Design de Comunicação;

  • Criar, promover e refinar metodologias de trabalho para conceção e produção de projetos de design sustentados por ferramentas digitais.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Fundamentos operativos das ferramentas digitais de edição bitmap, vetorial e de paginação;

  • Compreensão dos princípios técnicos inerentes à imagem digital e os respetivos media (suporte);

  • Desenvolvimento de uma prática e metodologia de trabalho autónomo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários pré-requisitos

Programa

A Unidade Curricular (UC) de Introdução às Ferramentas Digitais (IFD) fará uma introdução ao papel dos media e ferramentas digitais—o computador—na prática do Design de Comunicação, nas suas vertentes técnica e científica, prática e teórica, operacionalizados em três módulos temáticos, suportados pela operacionalização baseados no software de Desktop Publishing (DTP).

Em cada módulo será explorado um conjunto de ferramentas digitais dedicadas à edição gráfica assistida por computador, de modo a introduzir os estudantes na sua prática e facilitar a assimilação dos principais conceitos.

No primeiro módulo são abordados os princípios fundamentais da edição e composição de imagem digital bitmap. No segundo módulo são abordados os princípios de criação de imagem vetorial e manipulação de texto. E no terceiro módulo são abordados os princípios de paginação e projeto editorial.

A exploração teórico prática tem um foco exploratório da vertente técnica, mas será complementado com o estudo exploratório da gramática e linguagem gráfica contemporânea—dos elementos basilares como ponto, linha, plano e cor à exploração de dinâmicas mais complexas como ritmo, modularidade, padrões, grelhas, aleatoriedade.

 

Bibliografia Obrigatória

Ambrose, Gavin Harris, Paul; The production manual, AVA, 2008. ISBN: 978-2-940373-63-5
Lupton, Ellen; Graphic Design: The New Basics, Princeton Architectural Press, 2008. ISBN: 978-1-56898-702-6

Bibliografia Complementar

Ceruzzi, Paul; Computing: A concise history, The MIT Press, 2012. ISBN: 978-0-262-51767-6
Chapman, Nigel; Chapman, Jenny; Digital Multimedia, John Wiley & Sons, Ltd, 2005. ISBN: 978-0470-85890-5
Lupton Ellen 340; Graphic design thinking. ISBN: 978-1-56898-979-2
Smith, Christopher; AGI CreativeTeam; InDesign CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63964-1
Smith, Jennifer; AGI CreativeTeam; Adobe Illustrator CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63971-9
Smith, Jennifer; AGI CreativeTeam; Adobe Photoshop CC Digital Classroom, John Wiley & Sons, Inc., 2013. ISBN: 978-1-118-63956-6
Muller-Brockmann Josef; Sistemas de retículas. ISBN: 968-887-201-6
Andrew Haslam; Book Design, Laurence King, 2006. ISBN: 978-0-8109-9220-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.

A sala de aula será organizada segundo uma estrutura laboratorial de desenvolvimento de projetos de design. Deste modo, será colocada em prática a ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, onde os discentes, de forma individual e coletiva, desenvolverão projetos de carácter prático e teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.

Software

Adobe InDesign
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 25,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 26,50
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Avaliação ponderada positiva nos exercícios e projetos desenvolvidos, bem como nos restantes parâmetros de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada dos exercícios realizados: em cada módulo 30%, projecto final 70%.

  • Os projetos não entregues serão classificados com 0 (zero);

  • Os projetos não acompanhados não serão alvo de avaliação;

  • Todos os projetos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação num mínimo de 20%.

  • Será valorizada a assiduidade, envolvimento e participação dos discentes nos projetos, nas aulas e demais atividades letivas.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.
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