Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MP411

Metodologia de Projecto

Código: MP411     Sigla: MP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 74 Plano de estudos oficial 2011 4 - 6 51 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

. Contribuir para a perspectivação crítica e a consolidação dos projetos individuais de cada estudante, complementando o trabalho desenvolvido na UC Projeto; 

. Valorizar  diferentes metodologias associadas ao trabalho em estúdio; 

. Confrontar e discutir diferentes processos do pensar e do fazer;

. Estimular a transversalidade com outras unidades curriculares;

. Desenvolver instrumentos de análise, individuais e em grupo; 

. Fomentar a reflexão crítica sobre as práticas artísticas contemporâneas. 

. Estabelecer pontes e contaminações entre a escola e o seu exterior.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Tendo como centro as expectativas e os interesses de cada estudante, tenciona-se criar um espaço de discussão e reflexão sobre os diferentes modos de ação e os vários papeis assumidos pelos artistas.

Não sendo possível responder de uma única forma à pluralidade dos regimes processuais e metodológicos da prática artística, e não se tratando, por outro lado, de ocupar o espaço que pertence por natureza à UC de Projeto, procura-se apresentar um leque variado de opções metodológicas e processuais, permitindo ao estudante a sua identificação e organização em contexto autoral.

O programa propicia conteúdos e ferramentas metodológicas que permitam ao estudante consolidar a investigação pessoal e fomentar um pensamento crítico sobre os processos envolvidos na sua prática e investigação, comparativamente com outros autores e artistas.  

Apesar da autonomia programática da UC, considera-se essencial que esta seja pensada num contexto transversal com o plano curricular da licenciatura, fornecendo ferramentas e conteúdos programáticos para a consolidação dos projetos dos estudantes.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A UC de Metodologia de Projeto vem preencher um espaço que se situa entre o trabalho de estúdio e o tipo de discussão mais habitual em seminários académicos.

A UC será organizada em torno dos interesses das áreas de estudo de cada turma, com a apresentação de diferentes conteúdos e ferramentas metodológicas utilizadas nos projetos artísticos de diferentes autores.

Discussão sobre diferentes metodologias de investigação e trabalho, valorizando distintos processos, desde os mais experimentais até aos mais programáticos.

Apresentação de diferentes recursos documentais sobre metodologias e processos envolvidos na prática artística, bem como o contacto direto com artistas e convidados.

Discussão individual e em grupo sobre as metodologias utilizadas por cada estudante, no seu trabalho de projeto.

Estão ainda previstas visitas no exterior (ateliers, espaços expositivos ou outros associados à prática artística) sempre com a intenção de discutir e expor as diferentes modalidades encontradas pelos artistas para organizarem o  trabalho.

 

Bibliografia Obrigatória

Elkins James 1955-; What painting is. ISBN: 978-0-415-92662-1
Sabino Isabel; A^pintura depois da pintura
Solso Robert L.; Cognition and the visual arts. ISBN: 0-262-19346-9
Elkins James 1955- 340; Artists with PhDs. ISBN: 978-0-9818654-5-4
Sylvester David; Interviews with Francis Bacon. ISBN: 0-500-27057-0
Richter Gerhard; The^daily practice of painting. ISBN: 0-500-27836-9
Judd Donald; Complete writings 1959-1975. ISBN: 0-919616-42-9
Cabanne Pierre; Dialogues with Marcel Duchamp. ISBN: 0-500-60001-5
Diversos; Pressplay: Contemporary Artists in Conversation, Phaindon Press, 2005
Serra Richard; Writings interviews. ISBN: 0-226-74880-4
Weintraub, Linda; Making Contemporary Art – How Modern Artists Think and Work., Thames & Hudson, 2003
Wesseling, Janneke; See it again, say it again - The artist as Researcher, Valiz, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino a utilizar:

. Aulas teóricas e apresentação de material audiovisual sobre diferentes metodologias de projeto.

. Aulas teórico-práticas e trabalho individual e em grupo.

. Sessões com artistas e autores convidados, em contexto de sala ou noutros locais.

. Visitas de estudo a exposições, participação em colóquios e outras atividades.

. Utilização de plataformas digitais para a discussão e partilha de informação.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Trabalho escrito 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final:

. Cada estudante terá de realizar um trabalho individual de investigação, de acordo com as metodologias e orientações identificadas em aula. O estudante deverá justificar a escolhas das metodologias processuais na relação entre autores de referência e os seus interesses pessoais. O âmbito e a natureza destes trabalhos estão sujeitos a aprovação prévia pelo respectivo docente de cada uma das turmas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da avaliação final terá em conta a participação/assiduidade (20%) e o trabalho de investigação desenvolvido pelo estudante (80%).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-19 às 01:00:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias