Código: | CA401 | Sigla: | CA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 98 | Plano de estudos oficial 2011 | 4 | - | 3 | 34 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Helder Manuel de Jesus Gomes | Regente |
Teórica: | 0,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 0,00 |
Helder Manuel de Jesus Gomes | 2,00 |
Entendendo a produção e recepção de obras de arte como um processo dinâmico de criação de significações e valores, a Crítica da Arte, enquanto lugar de uma recepção especializada, será entendida numa dimensão constituinte: o trabalho da crítica não consiste apenas em identificar sentidos ou valores prévios à relação de recepção, mas de os produzir a partir das propostas do autor.
A unidade curricular de Crítica de Arte propõe-se investigar os mecanismos de formação da recepção crítica, numa relação de reenvio crítico permanente para os seus objectos. Define-se como objectivo a intelecção da relação dinâmica entre o produtor, o receptor especializado (o crítico) e o receptor não especializado.
— Tomaremos como ponto de partida privilegiado os autores e artistas que emergem e configuram o Modernismo (a partir das primeiras décadas do século XX), abrindo para o diacrónico questionamento do Modernismo e a emergência da contemporaneidade e as diversas vias que a definem quer ao nível da produção artística, quer ao nível dos discursos da crítica. Não se pretende efectuar uma leitura exaustiva de movimentos e abordagens críticas, mas de identificar os movimentos de continuidade ou ruptura ao nível das práticas artísticas e os seus correlatos ao nível da formulação de dispositivos de recepção crítica. Itens do Programa: 1 — A recepção crítica como relação constituinte da obra e da experiência artística. 2 — A crítica de arte como lugar de mediação: a) Mediação e neutralidade – problematização; b) Subjectividade e objectividade – problematização; c) A qualidade da mediação: critérios de qualidade do texto crítico. 3 — Os instrumentos da crítica: dispositivos e procedimentos: os momentos do trabalho de recepção crítica: - Contextualizar; - Descrever; - Interpretar; - Avaliar. 4 — A produção artística como acto de produção de dispositivos críticos implícitos ou explícitos. a) Marcel Duchamp e a auto-reconfiguração crítica do seu trabalho. b) Joseph Kosuth e a produção programática do contexto de recepção crítica. 5 — Experiência e interpretação, e avaliação: a) Como dizer uma imagem (o que dizer de uma imagem)?; b) Sentido e experiência visual – problematização; c) Critérios de avaliação; 6 — Do Modernismo ao Pós-modernismo: as aporias da contemporaneidade.
Apresentação crítica de textos e imagens, complementada com o trabalho individual sobre os diferentes materiais disponibilizados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 5,00 |
Total: | 5,00 |
De acordo com o RREA e as indicações dos orgãos científicos da FBAUP, a obtenção de frequência supõe a presença a um mínimo de 75% das aulas previstas.
Critérios de avaliação (interdependentes):
— Rigor científico e conceptual;
— Distanciamento crítico;
— Conhecimentos específicos demonstrados;
— Criatividade Conceptual.
Exame final.
Horário de atendimento: segunda-feira, das 14 às 15horas. Sujeito a marcação prévia.