Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > THCN500

Teoria e História do Cinema

Código: THCN500     Sigla: THCN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 32 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 34 81
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Iniciação à história e teoria do cinema.
Iniciação à problemática da imagem cinematografica na perspectiva do realizador e do espectador.
Primeira aproximação à cultura visual no contexto mediático contemporâneo.
Motivar metodologias de análise e leituras diferenciadas.
Acentuar uma visão crítica e contextualizada.
Afirmação de um discurso individual e criativo.

Resultados de aprendizagem e competências

Perceber a importância do cinema na cultura contemporânea e as suas possibilidades como dispositivo narrativo e de comunicação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Iniciação à à história e teoria do cinema
Antecedentes nas artes.
Imagem e movimento.
Ficção e Documentário.
Gramática do cinema.
Autores e tendências.

2 - Análise fílmica.
O plano e o tempo.
Montagem e Duração.
Narrativa e Estrutura
Continuidade e Descontinuidade.
Iniciação à escrita cinematográfica.

Bibliografia Obrigatória

AUMONT, Jacques; O cinema e a encenação, Edições Texto & Grafia, 2008
Aumont, Jacques / Marie, Michel; Dicionário teórico e crítico do cinema, Edições Texto & Grafia, 2004
Barthes, Roland; O óbvio e o obtuso, Edições 70, 1982
Bazin, André; O que é o cinema?, Edições Horizonte
Briselance, Marie-France & Morin, Jean-Claude; Gramática do Cinema, Edições Texto & Grafia, 2012
Deleuze, Gilles; A imagem-movimento: cinema 1 / A imagem-tempo: cinema 2, Ed. Assírio e Alvim
Ferreira, Carolin Overhoff (direcção de); O cinema português através dos seus filmes, Ed. Campo de Letras, 2007
Ferreira, Carlos Melo; As poéticas do cinema, Edições Afrontamento, 2004
Flores, Teresa Mendes; Cinema e experiência moderna, Edições Minerva, 1997
Gardies, René (direcção de); Compreender o cinema e as imagens, Edições Texto & Grafia, 2008
Grilo, João Mário; As lições do cinema, Ed. Colibri, 2007
Katz, Ephraim; Film encyclopedia, Harper Collins Publishers, 2001
Xavier, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003

Bibliografia Complementar

Costa, João Benard da; Histórias do cinema, Colecção Sínteses da Cultura Portuguesa, Ed. Imprensa Nacional, 1991
Geada, Eduardo (antologia de); Estéticas do cinema, Ed. Dom Quixote, 1985
Morin, Edgar; O cinema ou o homem imaginário, Ed. Relógio d'Àgua, 1997
Schefer, Jean Louis & Costa, João Bénard; Cinema e Pintura, Ed. Cinemateca Portuguesa, 2005
Torres, António Roma (antologia de); Cinema, arte e ideologia, Ed. Afrontamento, 1975
Vacche, Angela Dalle; Cinema and Painting: How art is used in Film, University of Texas Press, 1996
Winkler, Martin M.; Cinema and Classical Texts. Apollo’s New Light, Cambridge University Press, 2009
Aris, Carlos Marti.; La Arquitectura del Cine, Estudios Sobre Dreyer, Hitchcock, Ford Y Ozu., Fund. Caja de Arquitectos, 2008
Furniss, Maureen; Animation: The Global History, Thames & Hudson, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Análises de imagens, estudos de sequências fílmicas, apresentações de sínteses temáticas, sempre seguidas de debates na aula permitindo a crítica e reinterpretação necessárias à construção duma posição pessoal sobre as questões tratadas.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 34,00
Trabalho de investigação 47,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados ao trabalho desenvolvido tendo em conta a sua concepção, realização e adequação à resolução de problemas específicos dos projectos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de dois trabalhos de investigação - 100%

Observações

The lectures are given in Portuguese, sometimes in English. Discussion and project follow-up can take place in English and French.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 09:26:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias