Teoria e História do Cinema
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
32 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
3 |
34 |
81 |
4 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Iniciação à história e teoria do cinema.
Iniciação à problemática da imagem cinematografica na perspectiva do realizador e do espectador.
Primeira aproximação à cultura visual no contexto mediático contemporâneo.
Motivar metodologias de análise e leituras diferenciadas.
Acentuar uma visão crítica e contextualizada.
Afirmação de um discurso individual e criativo.
Resultados de aprendizagem e competências
Perceber a importância do cinema na cultura contemporânea e as suas possibilidades como dispositivo narrativo e de comunicação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Iniciação à à história e teoria do cinema
Antecedentes nas artes.
Imagem e movimento.
Ficção e Documentário.
Gramática do cinema.
Autores e tendências.
2 - Análise fílmica.
O plano e o tempo.
Montagem e Duração.
Narrativa e Estrutura
Continuidade e Descontinuidade.
Iniciação à escrita cinematográfica.
Bibliografia Obrigatória
AUMONT, Jacques; O cinema e a encenação, Edições Texto & Grafia, 2008
Aumont, Jacques / Marie, Michel; Dicionário teórico e crítico do cinema, Edições Texto & Grafia, 2004
Barthes, Roland; O óbvio e o obtuso, Edições 70, 1982
Bazin, André; O que é o cinema?, Edições Horizonte
Briselance, Marie-France & Morin, Jean-Claude; Gramática do Cinema, Edições Texto & Grafia, 2012
Deleuze, Gilles; A imagem-movimento: cinema 1 / A imagem-tempo: cinema 2, Ed. Assírio e Alvim
Ferreira, Carolin Overhoff (direcção de); O cinema português através dos seus filmes, Ed. Campo de Letras, 2007
Ferreira, Carlos Melo; As poéticas do cinema, Edições Afrontamento, 2004
Flores, Teresa Mendes; Cinema e experiência moderna, Edições Minerva, 1997
Gardies, René (direcção de); Compreender o cinema e as imagens, Edições Texto & Grafia, 2008
Grilo, João Mário; As lições do cinema, Ed. Colibri, 2007
Katz, Ephraim; Film encyclopedia, Harper Collins Publishers, 2001
Xavier, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003
Bibliografia Complementar
Costa, João Benard da; Histórias do cinema, Colecção Sínteses da Cultura Portuguesa, Ed. Imprensa Nacional, 1991
Geada, Eduardo (antologia de); Estéticas do cinema, Ed. Dom Quixote, 1985
Morin, Edgar; O cinema ou o homem imaginário, Ed. Relógio d'Àgua, 1997
Schefer, Jean Louis & Costa, João Bénard; Cinema e Pintura, Ed. Cinemateca Portuguesa, 2005
Torres, António Roma (antologia de); Cinema, arte e ideologia, Ed. Afrontamento, 1975
Vacche, Angela Dalle; Cinema and Painting: How art is used in Film, University of Texas Press, 1996
Winkler, Martin M.; Cinema and Classical Texts. Apollo’s New Light, Cambridge University Press, 2009
Aris, Carlos Marti.; La Arquitectura del Cine, Estudios Sobre Dreyer, Hitchcock, Ford Y Ozu., Fund. Caja de Arquitectos, 2008
Furniss, Maureen; Animation: The Global History, Thames & Hudson, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Análises de imagens, estudos de sequências fílmicas, apresentações de sínteses temáticas, sempre seguidas de debates na aula permitindo a crítica e reinterpretação necessárias à construção duma posição pessoal sobre as questões tratadas.
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
34,00 |
Trabalho de investigação |
47,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados ao trabalho desenvolvido tendo em conta a sua concepção, realização e adequação à resolução de problemas específicos dos projectos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada de dois trabalhos de investigação - 100%
Observações
The lectures are given in Portuguese, sometimes in English. Discussion and project follow-up can take place in English and French.