Animação II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Aprofundamento na prática e história do cinema de animação - nível II. Concepção e realização de uma curta-metragem em animação. Iniciação ao cinema de animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme - narrativa, imaginário, personagens, e expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose. Elaboração de story-boards, animatics e mapas de programação. História e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas. As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário. Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Resultados de aprendizagem e competências
Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção de animação: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Para além de aulas de carácter o estudante irá realizar um projecto de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso do cinema e video animado. 1. Concepção e realização. Organização da pré-produção, produção e pós-produção. Aspectos essenciais da expressão animada: metamorfose, movimento, tempo. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos. Filmagem em stop motion ou frame a frame: animação de sombras em silhuetas, areia, recortes, plasticina, desenho, pixilação, rotoscopia, etc. Registo e tratamento sonoro. Edição video e audio. 3. Análise do video e do cinema. Metamorfose. Plano e continuidade. Cenografia e iluminação. Montagem. Pontuação. Estrutura narrativa (paralela, em mosaico, linear e não-linear, sincrónica e assincrónica). 4. Introdução à história da animação em video e cinema. Visionamento e análise de diferentes técnicas de filmes de animação. A experiência da imagem-movimento e a experiência da imagem-tempo. A narrativa visual e a narrativa sonora. O imaginário fílmico e a expressão animada.
Bibliografia Obrigatória
ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
Gilbert, Wayne; Simplified Drawing for Planning Animation, Anamie, 1999
Purves, Barry J.C.; Stop Motion: Passion, Process and Performance, Focal Press, 2007
White, Tony; Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator, Focal Press, 2006
White, Tony; How to Make Animated Films: Tony White's Complete Masterclass on the Traditional Principals of Animation, Focal Press, 2009
Williams, Richard; The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet, Faber & Faber, 2002
Wright, Jean Ann; Animation Writing and Development: From Script Development to Pitch, Focal Press, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas de introdução à gramática e história da animação. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de animação: filmagem, escrita fílmica, edição, realização e produção.
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
26,50 |
Frequência das aulas |
64,00 |
Trabalho laboratorial |
31,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção dos trabalhos propostos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.
Observações
O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular e de carácter artístico.