Código: | PF501 | Sigla: | PFG |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 28 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Susana Cristina Lourenço Félix Marques | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Susana Cristina Lourenço Félix Marques | 4,00 |
A unidade curricular de Práticas da Fotografia tem como principal objectivo a concepção e produção de um projecto fotográfico individual, original, a par da consolidação de conhecimentos técnicos previamente adquiridos em Laboratório de Fotografia.
Privilegia-se um pensamento autónomo e crítico no desenvolvimento técnico e conceptual do projecto, capaz de reconhecer a especificidade do meio fotográfico e de a experienciar na relação com outros media.
O tema de trabalho, e respectiva fundamentação/investigação teórica, deverá ser definida individualmente por cada estudante e apresentada em aula no início do semestre.
Competências a desenvolver:
— Desenvolver conceptualmente o tema proposto explorando a especificidade do meio fotográfico;
— Escolher e adequar metodologias de projecto e respectiva calendarização das diferentes etapas de produção.
— Aplicação da gramática visual no desenvolvimento e concepção da projecto.
— Ensaio de diferentes formatos de apresentação e disposição da imagem fotográfica: exposição, publicação em papel e online.
— Domínio de competências técnicas previamente introduzidas em Laboratório de Fotografia.
O programa de Práticas da Fotografia divide-se em em dois módulos complementares, nomeadamente:
I. PROJECTO
1. Discussão de metodologias de projecto, calendarização e produção de portfólio fotográfico.
2. Investigação, registo e publicação (online) do processo de trabalho e outros exercícios.
II. EDIÇÃO/EXPOSIÇÃO
1. Exposição fotográfica: selecção, sequência, impressão, escala, maquetização.
2. Livro de fotografia vs. Livro de artista: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, selecção, sequência, paginação, encadernação, maquetização.
A bibliografia complementar listada corresponde exclusivamente a uma selecção das obras disponíveis na biblioteca da FBA.UP. Bibliografia completa e adequada será entregue e discutida no âmbito das aulas.
São abordados distintos modelos de desenvolvimento e produção fotográfica que objectivam e enquadram a fotografia numa perspectiva autoral, histórica, teórica e prática.
As aulas expositivas permitem conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de fotógrafos contemporâneos.
Os projectos fotográficos são apresentados no final do semestre num formato expositivo e editorial, para ensaiar e conferir uma dimensão pública à proposta.
Todo o processo de trabalho é registado, organizado e publicado numa plataforma online, preferencialmente tumblr.
É igualmente apresentado um ciclo de cinema em aula sobre “Projecto fotográfico: génese e método”, que permite conhecer e debater a conceptualização, metodologias e o respectivo percurso individual na obra de alguns fotógrafos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 14,00 |
Elaboração de projeto | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 64,00 |
A avaliação é sistemática e contínua, realizada com base na apreciação dos trabalhos de componente prática. Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:
1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.
2.Curiosidade científica e tecnológica.
3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.
4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.
5.Assiduidade.
Durante o semestre é desenvolvida uma proposta de trabalho, avaliada do seguinte modo:
Publicação — 60% [12/ 20 valores]
Portfólio/Exposição — 40% [8/20 valores]
Todo o processo de trabalho é registado, organizado e publicado obrigatoriamentenuma plataforma online, preferencialmente tumblr.
Robert Adams (2004), Beauty in photography: essays in defence of tradicional values. Aperture
Mike Brodie (2013), A period of Juvenile Prosperity. Twin Palm Publishers.
Gérard Castello-Lopes (2004), Reflexões sobre a escala, Assírio & Alvim.
William Eggleston (1977), William Eggleston’s Guide. (MoMA, 2004)
William M. Ivins Jr. (1969) Prints and Visual Communication,
Horacio Hernandez (1999), Fotografia pública, 1919-1939. Museo Nacional Del Prado.
Nathan Lyons (1967), Photographers on Photography. Prentice Hall.
Alessandra Mauro (2014), Photoshow. Landmark Exhibitions that Defined the History of Photography. Thames& Hudson.
Stephen McLaren (2014), Photographer’s Sketchbooks, Thames and Hudson.
Laszlo Moholy-Nagy (1925), Malerei, Fotografie, Film (Mit Press, 1969)
Beaumont Newhall (1982), The History of Photography, MoMA.
Beaumont Newhall (1980) Photography: essays and images. MoMA.
Victor Palla e Costa Martins (1958/59), Lisboa, cidade triste e alegre, Circulo do Livro.
António Sena (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, Porto Editora.
Stephen Shore (2007), The Nature of Photography, Phaidon Press.
Carlos Spottorno (2013), The Pigs. RM Verlag.
GeorgeSteidl (2007), How to make a book with steidl. Steidl.
Larry Sultan, Mike Mandel (1977), Evidence, Distributed Art Publishers.
William H. F. Talbot (1844), The Pencil of Nature. (Da capo press, 1969)