Código: | LM301 | Sigla: | LM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Multimédia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 23 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Miguel Teixeira da Silva Leal | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
André Rangel Macedo | 4,00 |
Desenvolver trabalho experimental comparável a certas actividades científicas como a química experimental e aplicada.
Desenvolver actividades processuais e transformativas que possibilitam o inesperado, a serendipidade e o indeterminado, permitindo que os estudantes experimentem diferentes metodologias e processos de trabalho no desenvolvimento dos seus desígnios.
Compreender sem preconceitos que muitas vezes os processos de materialização dos desígnios dos estudantes de multimédia não se regem por regras, metodologias ou teorias pré-determinadas.
Potenciar o impacto que a prática reflexiva tem no conhecimento dos estudantes aumentando, simultaneamente, o reconhecimento que esta prática tem enquanto protocolo curricular no contexto académico.
Fomentar a pesquisa em acção e a investigação pela prática num processo construtivo que possibilita a construção, aquisição e transmissão de conhecimento de forma não escrita.
Compreender as propriedades e características dos materiais e das técnicas como componente fundamental da produção em multimédia.
Abordar a tecnologia e a técnica, enquanto meios indispensáveis ao processo multimédia, bem como a sua importância do ponto de vista epistémico, na percepção e na construção de conhecimento.
Experimentar o potencial semântico dos materiais com que se materializam os desígnios, bem como, a dialéctica inerente ao diálogo do artista com os materiais que utiliza ou rejeita no fazer das suas experiências.
Possibilitar a integração da actividade lúdica na produção artística, validando-a no contexto curricular.
Dominar e divulgar a fusão de diferentes técnicas de manipulação algorítmica digital e analógica, bem como a dinâmica das mudanças e transformações que alteram a forma e função dos meios existentes.
Combinar livremente a produção, o consumo e a reutilização de meios.
- Filosofia da arte, teoria e prática, prática reflexiva.
- Afinidades entre o laboratório de investigação e experimentação em intermedia e o laboratório de investigação e experimentação química.
- Pesquisa em acção e a investigação pela prática.
- Processos artísticos que possibilitam a construção, aquisição e transmissão de conhecimento de forma não escrita.
- Síntese histórica da evolução dos sistemas de armazenamento de informação e dos sistemas de computação.
- Introdução à programação: conceitos básicos da representação numérica, informática, iteração, ciclo de informação, condicionais e tipos de variáveis.
- Algoritmia e estocástica.
- Composição algorítmica analógica.
- Composição algorítmica computorizada: algoritmos para síntese sonora e visual; algoritmos para estrutura composicional; e algoritmos para correlação da síntese sonora e visual com a estrutura composicional.
- Programação para multimédia, programação lógica, programação para audio, programação para vídeo e programação para OpenGL.
-Protocolos de comunicação OSC, MIDI, UDP e Serial.
- Intermedia e interacção.
- Prototipagem de software.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 37,50 |
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 64,00 |
Total: | 121,50 |