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Arte e Tecnologia

Código: AT211     Sigla: AT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Multimédia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://art.blog.virose.pt
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 38 Plano de estudos oficial 2011 2 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudar as relações entre arte, cultura e tecnologia, em especial nas suas implicações para a prática artística.
Situar a questão da técnica a partir da sua problematização moderna.
Discutir e aclarar a importância da relação entre arte e tecnologia para o contexto actual da arte. 
Introduzir os princípios básicos de uma teoria dos media.
Desenvolver princípios de reflexão e de análise crítica.
Estabelecer uma relação crítica com o trabalho realizado noutras áreas curriculares, como a prática de atelier e as oficinas.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes possam atingir os objectivos propostos, de acordo com o programa, desenvolvendo ferramentas de análise critica que possam ser utilizados no contexto do seu trabalho de atelier. Espera-se igualmente que os tópicos do programa possam ser trabalhados em grupo nas aulas e nas leituras, investigação e escrita desenvolvidas em maior autonomia por cada estudante.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa divide-se em 10 capítulos que correspondem grosso modo às aulas efectivas da UC.  Procura-se fazer uma introdução abrangente aos problemas da relação histórica entre arte e tecnologia, com particular ênfase na modernidade; trazendo a discussão para a actualidade através de um conjunto de tópicos de análise, centrados na questão dos media e da sua relação com a prática artística contemporânea. Serão trabalhados recorrentemente vários casos de estudo da arte e cultura contemporâneas



  1. Arte e técnica. A techné.  As musas. Artes mecânicas e artes liberais. A arte as artes. O plural singular da arte. O ensimesmamento da arte. Medium e pós-medium. Práticas expandidas da arte (int+1 aulas)

  2. A prática artística. Disciplina e liberdade O estúdio como lugar de experimentação. Arte e experimentação: os laboratórios da arte.

  3. Máquinas, automatismos, maquinismos. O inconsciente tecnológico. A vontade das máquinas. A imaginação cega.

  4. O olho que cria ou a função imaginativa do olho. Máquinas ópticas. A génese do espectador moderno. O aparelhamento do olho e do corpo.

  5. Materialidade dos media. O corpo dos media. A sombra dos media. O acidente. A arte do falhanço. Modelos gaguejantes dos media.

  6. Mediação. Telemática e telepática. Mediacracia. Interactividade/interpassividade. 

  7. As artes do tempo. A cinemática. A intensificação do tempo. Velocidade e inércia. 

  8. Novos e velhos media. Obsolescência e arqueologias dos media. Variabilidade e remediação. Inoperatividade e reapropriação dos media. 

  9. O digital e a tecnocultura. A cultura das redes. O actual e o virtual. As práticas artísticas na rede.

  10. Políticas dos Media. Comunicação, recepção e difusão.  <i>Social Media</i>. As sociedades de controle.



Casos de estudo da arte e cultura contemporâneas.

Bibliografia Obrigatória

Agamben Giorgio; What is an apparatus?. ISBN: 978-0-8047-6230-4
Benjamin Walter; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770
Bolter Jay David; Remediation. ISBN: 0-262-52279-9
Deleuze Gilles; Pourparlers. ISBN: 2-7073-1842-6 10.00
Deleuze Gilles; Dialogues. ISBN: 2-08-211701-4
Perniola Mario; Do sentir. ISBN: 972-23-1690-7
Kittler Friedrich A.; Gramaphone, film, typewriter. ISBN: 0-8047-3233-7
Crary Jonathan; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Crary Jonathan 340; Incorporations. ISBN: 0-942299-29-9
Crary Jonathan; Suspensions of perception. ISBN: 0-262-53199-2
Heidegger Martin; The^question concerning technology. ISBN: 0-06-131969-4
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
McLuhan Marshall; Understanding media. ISBN: 0-262-63159-8
McLuhan Marshall; The medium is the massage
Quéau Philippe; Le^virtuel. ISBN: 2-87673-162-2
Stocker Gerfried 340; Code. ISBN: 3-7757-1356-5 32.10
Nancy Jean-Luc; Les^Muses. ISBN: 2-7186-0574-X 28.63
Mannoni Laurent; Le grand art de la lumière et de l.ombre. ISBN: 2-09-190-077-X
Mulder Arjen; Understanding media theory. ISBN: 90-5662-388-5 28.10
Gere Charlie; Digital culture. ISBN: 1-86189-143-1 24.00
Bolter Jay David; Remediation. ISBN: 0-262-52279-9
Groys Boris 1947-; Going public. ISBN: 978-1-934105-30-6
Groys Boris 1947-; In the flow. ISBN: 978-1-78478-351-8
Gillick Liam; Industry and intelligence. ISBN: 978-0-231-17020-8
Aranda Julieta 080; The^Internet does not exist. ISBN: 978-3-956791-30-7
Aranda Julieta 340; What is contemporary art?. ISBN: 978-1-934105-10-8

Bibliografia Complementar

Perniola Mario; El^sex appeal de lo inorgánico. ISBN: 84-89239-07-X 17.48
Miranda José A. Bragança de; Crítica das ligações na era da técnica. ISBN: 972-95651-8-X
Virilio Paul; A^velocidade de libertação. ISBN: 972-708-377-3
Virilio Paul; Esthétique de la disparition. ISBN: 2-7186-0360-7 26.39
Critical Art Ensemble; Electronic civil and other disobedience unpopular ideas
Wilson Stephen; Information arts. ISBN: 0-262-73158-4 36.69
Cruz Maria Teresa 340; Interactividades. ISBN: 972-97296-0-3
Krauss Rosalind; A voyage on the north sea. ISBN: 0-500-28207-2
Parkinson David; History of film. ISBN: 0-500-20277-X
Virilio Paul 1932-; War and cinema. ISBN: 0-86091-928-5
Quéau Philippe; Le^virtuel. ISBN: 2-87673-162-2
Perniola Mario; Do sentir. ISBN: 972-23-1690-7

Observações Bibliográficas

Indicam-se nesta secção apenas os títulos existentes na bibioteca da FBAUP. A lista completa de títulos deve ser consultada no campo Observações e em <http://art.blog.virose.pt>

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas organizam-se preferencialmente em modo de seminário, o que significa a opção por um modelo participativo. Por um lado, em torno do comentário e debate sobre textos e material audiovisual. Por outro, em aulas onde serão expostas as questões fundamentais do programa. Em ambas as situações a metodologia de trabalho reger-se-á por ampla ilustração dos temas propostos.
As metodologias das aulas mais expositivas e das de análise e comentário, serão intercaladas e complementares. As primeiras têm como objectivo aclarar conceitos e práticas fundamentais para o assunto bem como sua contextualização. As segundas têm como objectivo o desenvolvimento da prática de análise e comentário a partir dos exemplos escolhidos e dos estudos de caso.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Total: 45,00

Obtenção de frequência

Assiduidade ≥ 75 %
Cumprimento das demais entregas e apresentações, de acordo com o calendário apresentado no início do semestre lectivo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos escritos - 90 %
Participação, assiduidade - 10 %

Provas e trabalhos especiais

Trabalho escrito sobre um ds tópicos do programa.

Melhoria de classificação

Sim

Observações



BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL (obras não disponíveis na biblioteca)

AAVV (2015), The Internet Does Not Exist, Berlin, Sternberg Press.
AGAMBEN, Giorgio (1992), "Notas sobre el gesto" [Note sul gesto], trad. de Antonio Gimeno Cuspinera, in Medios sin fin: Notas sobre la politica, Madrid, Pre-Textos, 2001, pp. 47-56.
AGAMBEN, Giorgio (2005), Profanações [Profanazioni], trad. de Luísa Feijó, Lisboa, Edições Cotovia, 2006.
BENJAMIN, Walter (2006), A Modernidade, trad. de João Barrento, Lisboa, Assírio & Alvim.
CONLEY, Verena Andermatt, Ed. (1993), Rethinking Technologies, Minneapolis/London, University of Minnesota Press.
CRARY, Jonathan (2013), 24/7: Late Capitalism and the Ends of Sleep, London/New York, Verso.
DRUCKREY, Timothy, Ed. (1996), Electronic Culture - Technology and Visual Representation, New York, Aperture.
FOSTER, Hal, Ed. (1988), Vision and Visuality, Seattle (WA), Bay Press.
KLUITENBERG, Eric (2008), Delusive Spaces: Essays on Culture, Media and Technology, Rotterdam, NAi Publishers/Institute of Network Cultures.
KITTLER, Friedrich (1999), Optical Media, Cambridge, Polity Press, 2010.
KOCKELKOREN, Petran (2003), Tecnhnology: Art, Fairground and Theatre, Rotterdam, NAi Publishers.
SPILLER, Neil (2002), Cyber Reader: Critical Writings for the Digital Era, London and New York, Phaidon Press.
STOCKER, Gerfried e SCHÖPF. Christine, Eds. (2003), Ars Electronica 2003: Code - The Language of Our Time, Linz/Ostfildern-Ruit, Ars Electronica Center/Hatje Cantz Verlag.
VIRILIO, Paul (1996), Cybermonde la politique du pire, Paris, Les Éditions Textuel.
VIRILIO, Paul, Ed. (2002), Unkown Quantity, Paris/London, Fondation Cartier pour l'art contemporain/Thames & Hudson.
ZIELINSKI, Siegfried (1999), AUdiovisions: Cinema and Televison as Entr'actes in History, Amsterdam, Amsterdam University Press.
ZIELINSKI, Siegfried (2002), Deep Time of the Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means [An Archäologie der Medien: Zur Tiefenzeit des Technischen Hörens und Sebens], trad. de Gloria Custance, Cambridge (Mass.)/London, The MIT Press, 2006.
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