Código: | API | Sigla: | API |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Pintura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 43 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 24 | 288 | 648 |
Docente | Responsabilidade |
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Francisco Artur de Vaz Tomé Laranjo | Regente |
Teorico-Prática: | 8,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 16,00 |
Luis Carlos Fortunato Lima | 8,00 |
O programa desta UC detém um caráter teórico-prático, embora o plano de aulas apresente uma quase exclusiva dedicação do tempo letivo à vertente prática da pintura.
Vertente teórica
A vertente teórica está sempre presente no diálogo estabelecido entre professor e aluno, na medida em que pondera, constantemente, as decisões, estratégias e operações concretas na pintura. Estão previstas quatro apresentações exclusivamente teóricas, a decorrer ao longo do ano letivo. Constituem momentos chave de divulgação de conhecimento e de diálogo, culminando na apresentação das diferentes propostas de trabalho. O teor destas sessões elucida a temática que será abordada nas respetivas propostas de trabalho, apoiando-se na análise de várias obras oriundas da história da pintura, da antiguidade à atualidade. Serve o propósito de divulgação de conhecimentos que se consideram fundamentais, acerca das práticas de atelier, dos processos operativos do ato de pintar, dos métodos compositivos, das circunstancias materiais, dos âmbitos temáticos, das orientações expressivas, das posturas estéticas, etc.
Vertente prática
O programa encadeia uma série de propostas de trabalho, ao longo do ano letivo, tendo em conta um evolutivo grau de complexidade e variedade técnica, manifestada em diversos temas que na sua génese compunham a complexidade da pintura narrativa: a natureza-morta, a paisagem, o retrato, a figura humana, o nú. São temas que, desde cedo, proporcionaram uma didática eficaz no aprendizado da pintura. Neste contexto, privilegiar-se-á o óleo, como a mais indicada das técnicas para elucidar pedagogicamente tais realidades, embora, considerando as idiossincrasias das aprendizagens individuais, se possa aconselhar suplementar o óleo com outras técnicas, sobretudo na parte final do ano letivo. A prática incidirá, principalmente, na pintura de observação direta da realidade. Note-se, porém, que a observação, em pintura, compreende, hoje e aqui, uma noção e prática expandida, isto é, que se desenvolve entre formas e atitudes diversas, enquadrando desde o clássico posicionamento realista a outras interpretações de acentuada expressividade ou de manifesta tendência abstratizante. Também se pretende realizar outros tipos de exercício, a partir de reproduções de pinturas, desenhos e fotografias, pela sua eficiência didática e utilidade processual. A pintura realizada a partir de outras imagens é, também, em si um tema de estudo e reflexão, sobretudo no que concerne a fotografia, dada a sua imparável fluência na atualidade; mas ocorrerá a título introdutório, em exercícios finais.
Em articulação com a UC MTP poderão ser solicitados trabalhos, de teor tecnológico, a realizar na UC acima mencionada.
Aulas teóricas com recurso a material audiovisual; neste contexto, procura-se criar circunstâncias que estimulem a colocação de dúvidas e o debate de ideias (reflexão intersubjetiva). Visitas a exposições constituem um ato de reflexão teórica.
Nas aulas práticas proporcionam-se, frequentemente, livros para consulta livre, que funcionam como complementos da matéria tratada no exercício que decorre. Em certos exercícios estão presentes, em sala de aula, impressões em alta resolução sobre papel das pinturas em estudo, bem como de outras pinturas do mesmo género (os estudantes têm acesso à versão digital destas imagens, para impressão e estudo individual).
O acompanhamento dos exercícios práticos é continuo e segue os parâmetros de uma pedagogia diferenciada. Significa isto, além da regularidade do diálogo, que em si constitui um espaço de intermediação teórica, a possibilidade de diferenciar o acompanhamento de cada estudante, tendo em vista estimular, por estratégias ou orientações pedagógicas ponderadas e adequadas, as virtudes que cada indivíduo possui e pode desenvolver neste contexto. Esta adequação é imprescindível, considerando que existe, como se sugere acima, um entendimento aberto do ato de interpretação pictórica do real, por via do qual se procura uma expressão própria e autoral.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 224,00 |
Total: | 224,00 |
Avaliação contínua, existindo dois momentos de avaliação periódica marcados de acordo com a calendarização proposta pela Faculdade. No primeiro momento a avaliação é de caráter informativo, sendo a avaliação final de caráter vinculativo, sem exame final. Ambas refletem uma classificação quantitativa, entre 0 e 20 valores. A classificação final não se reflete na média aritmética. A obtenção da aprovação nesta disciplina está sujeita ao cumprimento do pré-requisito de assiduidade com a presença a um mínimo de 75% das aulas. A isto são exceção os estudantes abrangidos pelos estatutos previstos na lei – trabalhadores/estudantes - ou que cumpram outros critérios especiais de dispensa de frequência, se devidamente fundamentados e atestados por documentação a ser validada pela instituição.
Tendo em conta os objetivos da UC a classificação resultará da articulação dos seguintes elementos: