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Artes Plásticas

Código: AP111     Sigla: AP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2019/2020 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 102 Plano de estudos oficial 2011 1 - 19,5 288 526,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-07.

Campos alterados: Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta UC, trata-se de fazer uma introdução abrangente às artes plásticas, entendidas aqui como o território da criação, investigação e expressão plásticas no campo das artes, revelando por isso mesmo uma relativa diversidade nos seus conteúdos. Apenas nos anos subsequentes, especialmente nas disciplinas de Atelier I e II, e já após a escolha de um ramo de especialização (Pintura, Escultura ou Multimédia), se poderão ver consolidadas as linhas programáticas apontadas por esta unidade curricular.

O trabalho a realizar oscilará assim entre uma abordagem da plástica dos materiais e dos processos inerentes à sua manipulação (o fazer), e uma outra plasticidade, aquela que define os próprios mecanismos da prática artística (o pensar).

Resultados de aprendizagem e competências

Familiarizar os estudantes com aspectos fundadores de escultura, multimédia e pintura, tendo em conta os benefícios que o conhecimento resultante traga, no futuro, a todos os estudantes, independentemente do ramo por que, no segundo ano da licenciatura, optem (escultura, multimédia ou pintura).

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Escultura

O programa de Escultura orienta-se preferencialmente para a promoção de diferentes abordagens em ambientes susceptíveis de enquadramento metodológico na área científica da escultura, entendida na sua condição moderna e pós-moderna, alargada e multidimensional, com a ressalva de que estas mesmas práticas devam obedecer a normativo que releve e investigue a importância do potencial plástico dos diferentes materiais empregues na produção dos artefactos, como ainda a necessária reflexão crítica no que respeita à sua instalação

Alguns tópicos: A escultura como corpo e expressão particular de cultura e saber. Diluição de territórios. Objeto expandido e multidimensional. Assemblage e acumulação. A escultura como objeto. Matéria, forma e cor. Princípios gerais da construção da escultura. Estruturas primárias: redução e economia. Máximo de ordem / mínimo de meios. Estrutura e volume. O desenho interno da forma. Corpo opaco e corpo transparente. Escultura híbrida e corpo múltiplo. Ambiente e espaço circundante. Estratégias de transformação. Princípios de composição.

 

Multimédia

O Bloco de Multimédia (ou Intermédia) tem por base um entendimento alargado da ideia de plasticidade e toma como referência o campo expandido da prática artística. Funcionará num regime de interdisciplinaridade, oscilando entre diferentes meios, práticas e processos, numa relação de contiguidade e/ou complementaridade com os restantes blocos deste programa.

[a] ENTRE A PALAVRA E A IMAGEM: Texto e imagem, texto como imagem; Imagem e pensamento, imaginação; Comunicação verbal e não-verbal, a língua e olho; Imagem como objecto, objecto como imagem; Desdobramentos semânticos e expressividade fonética; Mecanismos do espaço visual e da construção da imagem; Tradutibilidade e intradutibilidade entre as artes; Narratividade, tempo e duração; Apropriação, transferência, reprodutibilidade e impressão da imagem fotográfica;

 [b] ENTRE A MATÉRIA E O ESPAÇO: Plasticidade e experimentação; Construção e estruturação do objecto tridimensional; Estudos de composição no espaço; tipologias da instalação; Especificidades e contextos: relações entre o espaço, o lugar, o corpo e o objecto;

 [c] ENTRE O SOM E O LUGAR: Elementos básicos da plasticidade sonora; Interacção entre som e imagem; sinestesias; Som e espaço: relações de especificidade; Introdução a algumas ferramentas de captação, edição e manipulação sonora; Arte sonora: Intersecções e fronteiras;

[d] ENTRE O CORPO E A IMAGEM EM MOVIMENTO: A imagem em movimento na arte: o caso do vídeo; Vídeo, performance e acontecimento (documentação, registo mediação, reflexividade, tempo-real, instalação); Imagem e narratividade (linear e não-linear/sincrónica e assincrónica); Dispositivos do som e da imagem; Introdução e exploração de ferramentas de captação, manipulação e gravação de imagem.

[e] ENTRE A ACÇÃO/SITUAÇÃO E O CONTEXTO: Práticas artísticas e a esfera pública: estratégias de contaminação do real; As linguagens de natureza efémera e performativa; Relações e especificidades contextuais; Estratégias relacionais e participativas; as contingências do social na arte; Documentação e exibição.

 

Pintura

Trata-se de familiarizar o estudante com aspectos estruturais da pintura, tanto técnicos como ópticos. A mesma familiarização, embora de carácter oficinal, será acompanhada pela consideração da dimensão histórica e estilística indissociável desses aspectos, e que competirá depois, ou em paralelo, a outras Ucs do currículo desenvolver e aprofundar. 

Os tópicos seguintes não são para entender senão como guias que ajudam a delimitar o itinerário de quem, tacteando, começa a familiarizar-se com o imenso território de uma história com 20.000 anos, do Paleolítico aos nosso dias. 1) A matéria da pintura: a tinta. 2) Contorno, deliberação, acidente e informalismo. 3) Fluidez e viscosidade. 4) Ingredientes da tinta: matéria colorante, aglutinante, dissolvente. 5) Transparência e opacidade. 6) Tinta e cor. 7) Tintas a água e a óleo. 8) Propriedades da cor: matiz, luminosidade e saturação. 9) Misturas subtractiva e aditiva. 10) Preto e branco. 11) Idiossincrasias das matérias colorantes, para aquém e além das teorias da cor. 12) Pincelada. 13) Pigmentos: manufactura de tintas. 14) Técnicas de representação realista. Perspectiva, sombras e reflexos. 15) Elementos de composição: perspicuidade e homogeneidade, centro e periferia, superfície e profundidade. Geometria. 16) Opções figurativas e não figurativas.

Bibliografia Obrigatória

Bell Julian; What is painting ?. ISBN: 0-500-28101-7
Bishop Claire 340; Participation. ISBN: 978-0-85488-147-5
LaBelle Brandon; Background noise. ISBN: 0-8264-1845-7
Foster Hal; Art since 1900. ISBN: 0-500-23818-9 69.76
Buskirk Martha; The^contingent object of contemporary art. ISBN: 0-262-52442-2
Campany David 340; Art and photography. ISBN: 0-7148-4286-9
Doherty Claire 340; Contemporary Art. ISBN: 1-904772-06-4
Drucker Johanna; The^century of artists. books. ISBN: 978-1-887123-69-3
Frieling Rudolf 340; The^art of participation. ISBN: 978-0-500-23858-5
Kwon Miwon; One Place After Another. ISBN: 0-262-11265-5 38.61
Rees A. L.; A^history of experimental film and video. ISBN: 0-85170-681-9
Rosenthal Mark; Understanding installation art. ISBN: 3-7913-2984-7
Sichel Berta 340; Primera generación. ISBN: 84-8026-308-3
Warr Tracey 340; The artist.s body. ISBN: 0-7148-3502-1
LICHT, Alan ; Sound Art: Beyond Music, Between Categories, Rizzoli, 2007
Nicolau, Ricardo; Campany, David; Fotografia na Arte: De ferramenta a paradigma, Público; Fundação de Serralves (Colecção de Arte Contemporânea Público Serralves, 2006
Schimmel, Paul; Out of Actions: Between Performance and the Object, 1949-1979, Thames and Hudson, 1998
Goldberg, Roselee; Performance Art: From Futurism to the Present (World of Art), Thames & Hudson, 2001

Bibliografia Complementar

Moure Gloria 340; Behind the facts. ISBN: 972-739-126-5
Costa, Luís e Costa, Rui; Three Years in Nodar: context-specific art practices in rural Portugal, Edições Nodar, 2011
Loock, Ulrich; A obra de arte sob fogo, Público; Fundação de Serralves (Colecção de Arte Contemporânea Público Serralves, 2004
Delcroix, Jean-Michel; Site of Sound: Of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press, 2011
Loock, Ulrich; AnArquitectura, Público; Fundação de Serralves (Colecção de Arte Contemporânea Público Serralves, 2005
Todoli, Vicente (org.); Circa 1968, Museu de Serralves, 1999
Villel-Borja, Manuel (org.); Um teatro sem teatro, Macba/ Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Colecção Berardo, 2007
CASTRO, E.M. de Melo e; Hatherly, Ana ; PO.EX: Textos teóricos e documentos da poesia experimental portuguesa, Morais Editores, 1981
Goldberg Roselee; Performances. ISBN: 2-87811-168-0
Pearce.s Emma; Artists. materials. ISBN: 0-572-03146-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Prática intensa em estúdio, de modo a proporcionar a criação constante de novas situações e problemas.  Aulas teórico-práticas com recurso a meios audiovisuais, textos e outros julgados convenientes. Visitas de estudo a exposições, participação em colóquios e outras actividades capazes de contribuírem para um alargamento efectivo do campo pedagógico.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Belas artes > Pintura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 288,00
Trabalho laboratorial 238,50
Total: 526,50

Obtenção de frequência

Assiduidade, tal como estipulado no art. 10 do "Regulamento de Avaliação dos Discente do Primeiro e de Segundo Ciclos da FBAUP"

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão valorizados na avaliação os seguintes factores: assiduidade; qualidade dos trabalhos desenvolvidos; capacidade de argumentação; cumprimento de prazos .
No final do 1º semestre, será publicada informação intermédia, expressa quantitativamente numa escala de 0 a 20. Esta informação é apenas provisória, parcelar e atribuída a título indicativo, dado faltar nessa altura informação que, obviamente, só haverá no final do ano lectivo.

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano lectivo seguinte.

Observações

Apenas para os estudantes da turma 1!
Dadas as anomalias resultantes da presente pandemia, que nalguns casos poderão afectar o ensino presencial, considera-se poder garantir a aprovação de estudantes impossibilitados de seguirem as aulas de estúdio, desde que demonstrem uma familiaridade, pelo menos básica, com:
1. A realidade da cor, tal qual se manifesta sob a forma de tinta.
2. O conceito de mistura.
3. O conceito de mistura subtractiva.
4. Os conceitos de matiz, luminosidade e saturação.
5. O conceito de complementaridade, cinzento e castanho.
A avaliação dessa familiaridade (bem assim como a apresentação prévia dos conteúdos que a garantam), cujo início terá lugar no dia 12 de Junho, será feita através de aulas à distância, no seguinte horário:
Sextas-feiras, às 14.30 (e ao longo de uma hora).
O meio de contacto será a plataforma "Zoom," com a seguinte referência:
Topic: Artes plásticas / pintura
Time: This is a recurring meeting Meet anytime
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