Código: | AP111 | Sigla: | AP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 102 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 19,5 | 288 | 526,5 |
Docente | Responsabilidade |
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José António Ramalheira Corujo Vaz | Regente |
Teorico-Prática: | 9,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 4 | 36,00 |
Cristina Manuela Vaz Rainha Mateus | 9,00 | ||
Joana Margarida Brandão Costa | 8,00 | ||
José António Ramalheira Corujo Vaz | 10,00 | ||
António Rui Ferro Moutinho | 9,00 |
Nesta UC, trata-se de fazer uma introdução abrangente às artes plásticas, entendidas aqui como o território da criação, investigação e expressão plásticas no campo das artes, revelando por isso mesmo uma relativa diversidade nos seus conteúdos. Apenas nos anos subsequentes, especialmente nas disciplinas de Atelier I e II, e já após a escolha de um ramo de especialização (Pintura, Escultura ou Multimédia), se poderão ver consolidadas as linhas programáticas apontadas por esta unidade curricular.
O trabalho a realizar oscilará assim entre uma abordagem da plástica dos materiais e dos processos inerentes à sua manipulação (o fazer), e uma outra plasticidade, aquela que define os próprios mecanismos da prática artística (o pensar).
Familiarizar os estudantes com aspectos fundadores de escultura, multimédia e pintura, tendo em conta os benefícios que o conhecimento resultante traga, no futuro, a todos os estudantes, independentemente do ramo por que, no segundo ano da licenciatura, optem (escultura, multimédia ou pintura).
Escultura
O programa de Escultura orienta-se preferencialmente para a promoção de diferentes abordagens em ambientes susceptíveis de enquadramento metodológico na área científica da escultura, entendida na sua condição moderna e pós-moderna, alargada e multidimensional, com a ressalva de que estas mesmas práticas devam obedecer a normativo que releve e investigue a importância do potencial plástico dos diferentes materiais empregues na produção dos artefactos, como ainda a necessária reflexão crítica no que respeita à sua instalação
Alguns tópicos: A escultura como corpo e expressão particular de cultura e saber. Diluição de territórios. Objeto expandido e multidimensional. Assemblage e acumulação. A escultura como objeto. Matéria, forma e cor. Princípios gerais da construção da escultura. Estruturas primárias: redução e economia. Máximo de ordem / mínimo de meios. Estrutura e volume. O desenho interno da forma. Corpo opaco e corpo transparente. Escultura híbrida e corpo múltiplo. Ambiente e espaço circundante. Estratégias de transformação. Princípios de composição.
Multimédia
O Bloco de Multimédia (ou Intermédia) tem por base um entendimento alargado da ideia de plasticidade e toma como referência o campo expandido da prática artística. Funcionará num regime de interdisciplinaridade, oscilando entre diferentes meios, práticas e processos, numa relação de contiguidade e/ou complementaridade com os restantes blocos deste programa.
[a] ENTRE A PALAVRA E A IMAGEM: Texto e imagem, texto como imagem; Imagem e pensamento, imaginação; Comunicação verbal e não-verbal, a língua e olho; Imagem como objecto, objecto como imagem; Desdobramentos semânticos e expressividade fonética; Mecanismos do espaço visual e da construção da imagem; Tradutibilidade e intradutibilidade entre as artes; Narratividade, tempo e duração; Apropriação, transferência, reprodutibilidade e impressão da imagem fotográfica;
[b] ENTRE A MATÉRIA E O ESPAÇO: Plasticidade e experimentação; Construção e estruturação do objecto tridimensional; Estudos de composição no espaço; tipologias da instalação; Especificidades e contextos: relações entre o espaço, o lugar, o corpo e o objecto;
[c] ENTRE O SOM E O LUGAR: Elementos básicos da plasticidade sonora; Interacção entre som e imagem; sinestesias; Som e espaço: relações de especificidade; Introdução a algumas ferramentas de captação, edição e manipulação sonora; Arte sonora: Intersecções e fronteiras;
[d] ENTRE O CORPO E A IMAGEM EM MOVIMENTO: A imagem em movimento na arte: o caso do vídeo; Vídeo, performance e acontecimento (documentação, registo mediação, reflexividade, tempo-real, instalação); Imagem e narratividade (linear e não-linear/sincrónica e assincrónica); Dispositivos do som e da imagem; Introdução e exploração de ferramentas de captação, manipulação e gravação de imagem.
[e] ENTRE A ACÇÃO/SITUAÇÃO E O CONTEXTO: Práticas artísticas e a esfera pública: estratégias de contaminação do real; As linguagens de natureza efémera e performativa; Relações e especificidades contextuais; Estratégias relacionais e participativas; as contingências do social na arte; Documentação e exibição.
Pintura
Trata-se de familiarizar o estudante com aspectos estruturais da pintura, tanto técnicos como ópticos. A mesma familiarização, embora de carácter oficinal, será acompanhada pela consideração da dimensão histórica e estilística indissociável desses aspectos, e que competirá depois, ou em paralelo, a outras Ucs do currículo desenvolver e aprofundar.
Os tópicos seguintes não são para entender senão como guias que ajudam a delimitar o itinerário de quem, tacteando, começa a familiarizar-se com o imenso território de uma história com 20.000 anos, do Paleolítico aos nosso dias. 1) A matéria da pintura: a tinta. 2) Contorno, deliberação, acidente e informalismo. 3) Fluidez e viscosidade. 4) Ingredientes da tinta: matéria colorante, aglutinante, dissolvente. 5) Transparência e opacidade. 6) Tinta e cor. 7) Tintas a água e a óleo. 8) Propriedades da cor: matiz, luminosidade e saturação. 9) Misturas subtractiva e aditiva. 10) Preto e branco. 11) Idiossincrasias das matérias colorantes, para aquém e além das teorias da cor. 12) Pincelada. 13) Pigmentos: manufactura de tintas. 14) Técnicas de representação realista. Perspectiva, sombras e reflexos. 15) Elementos de composição: perspicuidade e homogeneidade, centro e periferia, superfície e profundidade. Geometria. 16) Opções figurativas e não figurativas.
Prática intensa em estúdio, de modo a proporcionar a criação constante de novas situações e problemas. Aulas teórico-práticas com recurso a meios audiovisuais, textos e outros julgados convenientes. Visitas de estudo a exposições, participação em colóquios e outras actividades capazes de contribuírem para um alargamento efectivo do campo pedagógico.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 288,00 |
Trabalho laboratorial | 238,50 |
Total: | 526,50 |
Serão valorizados na avaliação os seguintes factores: assiduidade; qualidade dos trabalhos desenvolvidos; capacidade de argumentação; cumprimento de prazos .
No final do 1º semestre, será publicada informação intermédia, expressa quantitativamente numa escala de 0 a 20. Esta informação é apenas provisória, parcelar e atribuída a título indicativo, dado faltar nessa altura informação que, obviamente, só haverá no final do ano lectivo.