Código: | SEM1 | Sigla: | SEM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Doutoramento em Educação Artística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DEA | 14 | Plano Oficial do ano letivo 2016 | 1 | - | 5 | 23 | 135 |
Em Seminário I propõe-se que o grupo de doutorandos acompanhe os temas propostos para diálogo e que participe no questionamento das abordagens apresentadas a partir dos referenciais adquiridos ao longo das sessões e das leituras.
Correspondendo a uma modalidade de Seminário, esperam-se sessões cujo diálogo no interior do grupo favoreça igualmente as preocupações pessoais de investigação e a apreensão crítica da diversidade de olhares que sobre um mesmo tema ou problema pode sempre ser gerada. Nesta medida, sob a temática “Tensões e contradições da contemporaneidade em educação artística”, o espaço de Seminário procura sobretudo realizar discussões circulares a propósito das injunções produzidas pela sociedade contemporânea. Para o efeito, o Seminário procura colocar-se num espaço de análise crítica dos modos de pensar e ver a educação na interrelação com a arte, assumindo justamente a crise dos lugares abertos (e limitados) pela contemporaneidade para uma educação artística crítica, cidadã e culturalmente plural.
Compreender a actual encruzilhada das contradições sociais, económicas e culturais e suas implicações para o território da educação artística (discursos e práticas);
Reconhcer os sentidos da arte no campo educativo, interrogando as perspectivas instrumentalistas e essencialistas pelas quais tem vindo a ser feito o elogio das expressões artísticas nos contextos de educação formal e não formal;
Investigar linguagens, práticas, projetos e textos sobre as questões da arte em educação, tendo em conta o universo amplo deste campo de estudos;
O Seminário do primeiro semestre do Doutoramento em Educação Artística tem por unidade temática geral as "Tensões e contradições da contemporaneidade em educação artística". A dicussão à volta desta temática surge encadeada em três temas estruturantes, 1) o social, a arte e o contemporâneo; 2) arte, experiência e transformação; 3) a mediação cultural e artística.
O programa prevê o seguinte desenho:
1. O social, a arte e o contemporâneo
1.1) dinâmicas históricas e sociais em educação/educação artística;
1.2) relações entre arte e educação no contexto das tensões e derivas (pós)modernas
2. Arte, experiência e transformação
2.1) a concepção da experiência em Dewey;
2.2) a qualidade estética da experiência;
2.3) a educação como experiência estética
3. A mediação cultural e artística
3.1) a dimensão educativa da mediação cultural e artística; 3.2) participação, democracia e relação com o conhecimento
Para cada um destes temas estabelecem-se textos de leitura obrigatória, a partir dos quais se gera a discussão em aula.
O desenho deste programa, bem como as propostas de leitura, pretendem sobretudo apoiar a reflexão de cada doutorando/a sobre os seus próprios níveis de implicação (pessoal, histórica, profissional) no território da educação artística.
Ao longo das sessões serão feitas outras propostas de leitura e/ou para análise em sala.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de investigação | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Assiduidade e participação qualificada nas sessões.
Neste sentido, propõe-se a realização de um ensaio escrito sobre um dos temas discutidos ao longo das sessões (até 10 páginas), a partir do qual cada doutorando experimente reflectir, ampliar, questionar e interpretar os seus próprios posicionamentos em relação ao modo como encara as relações entre arte e educação.