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Seminário I

Código: SEM1     Sigla: SEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arte

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Educação Artística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DEA 14 Plano Oficial do ano letivo 2016 1 - 5 23 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Em Seminário I propõe-se que o grupo de doutorandos acompanhe os temas propostos para diálogo e que participe no questionamento das abordagens apresentadas a partir dos referenciais adquiridos ao longo das sessões e das leituras.

Correspondendo a uma modalidade de Seminário, esperam-se sessões cujo diálogo no interior do grupo favoreça igualmente as preocupações pessoais de investigação e a apreensão crítica da diversidade de olhares que sobre um mesmo tema ou problema pode sempre ser gerada. Nesta medida, sob a temática “Tensões e contradições da contemporaneidade em educação artística”, o espaço de Seminário procura sobretudo realizar discussões circulares a propósito das injunções produzidas pela sociedade contemporânea. Para o efeito, o Seminário procura colocar-se num espaço de análise crítica dos modos de pensar e ver a educação na interrelação com a arte, assumindo justamente a crise dos lugares abertos (e limitados) pela contemporaneidade para uma educação artística crítica, cidadã e culturalmente plural.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender a actual encruzilhada das contradições sociais, económicas e culturais e suas implicações para o território da educação artística (discursos e práticas);

Reconhcer os sentidos da arte no campo educativo, interrogando as perspectivas instrumentalistas e essencialistas pelas quais tem vindo a ser feito o elogio das expressões artísticas nos contextos de educação formal e não formal;

Investigar linguagens, práticas, projetos e textos sobre as questões da arte em educação, tendo em conta o universo amplo deste campo de estudos;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O Seminário do primeiro semestre do Doutoramento em Educação Artística tem por unidade temática geral as "Tensões e contradições da contemporaneidade em educação artística". A dicussão à volta desta temática surge encadeada em três temas estruturantes, 1) o social, a arte e o contemporâneo; 2) arte, experiência e transformação; 3) a mediação cultural e artística.

O programa prevê o seguinte desenho:

1. O social, a arte e o contemporâneo
1.1) dinâmicas históricas e sociais em educação/educação artística;
1.2) relações entre arte e educação no contexto das tensões e derivas (pós)modernas
2. Arte, experiência e transformação
2.1) a concepção da experiência em Dewey;
2.2) a qualidade estética da experiência;
2.3) a educação como experiência estética
3. A mediação cultural e artística
3.1) a dimensão educativa da mediação cultural e artística; 3.2) participação, democracia e relação com o conhecimento

Para cada um destes temas estabelecem-se textos de leitura obrigatória, a partir dos quais se gera a discussão em aula.
O desenho deste programa, bem como as propostas de leitura, pretendem sobretudo apoiar a reflexão de cada doutorando/a sobre os seus próprios níveis de implicação (pessoal, histórica, profissional) no território da educação artística.

Bibliografia Obrigatória

AGAMBEN, Giorgio; Bartleby/Escrita da Potência
Agamben, Giorgio; O que é o contemporâneo e outros ensaios, Chapecó: Argos, 2009
Belting, Hans; Arte híbrida? Um olhar por detrás das cenas globais, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA-UFRJ, 2002
Belting Hans; Antropologia da imagem. ISBN: 978-989-97684-5-1
Dewey, John; El arte como experiencia , Barcelona: Paidós, 2008
Efland Arthur D.; A^History of art education. ISBN: 0-8077-2977-9
Eisner, Elliot; O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação, Currículo Sem Fronteiras. ISBN: 2009
Freedman Kerry; Ensenar la cultura visual. ISBN: 84-8063-845-1
FOUCAULT, Michel; A ordem do discurso
FOUCAULT, Michel; A arqueologia do saber
MADOFF, Steven; Art School: propositions for the 21st century
Martinho, Teresa; Mediadores culturais em Portugal: perfis e trajectórias de um novo grupo ocupacional, Análise Social (pp.422-444), 207(2) , 2013
Nussbaum, Martha; Not for Profit. Why Democracy Needs The Humanities, UK: Princeton University Press, 2010
Larrosa, Jorge Bondía; Notas sobre a experiência e o saber de experiência, Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr (19), 2002
Rancière Jacques; O^espectador emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2

Observações Bibliográficas

Ao longo das sessões serão feitas outras propostas de leitura e/ou para análise em sala.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O Seminário pretende construir um espaço de debate crítico de ideias sobre as questões da educação na interrelação com a arte, configurando-se, nessa medida, num espaço para a conversa aberta e participação a diferentes vozes. Assim sendo, as sessões servirão de contexto para a conversa qualificada em torno de textos e imagens no campo da educação artística, bem como para a discussão a partir de experiências educativas e artísticas partilhadas durante o Seminário.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação artística
Humanidades > Artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Assiduidade e participação qualificada nas sessões.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é obtida através da avaliação de um trabalho escrito individual realizado pelo/a estudante. Tal trabalho constitui-se num ensaio escrito, à luz dos problemas discutidos nas aulas e das preocupações de investigação trazidas por cada doutorando para o espaço do Seminário.

Neste sentido, propõe-se a realização de um ensaio escrito sobre um dos temas discutidos ao longo das sessões (até 10 páginas), a partir do qual cada doutorando experimente reflectir, ampliar, questionar e interpretar os seus próprios posicionamentos em relação ao modo como encara as relações entre arte e educação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

A melhoria da CF terá lugar segundo os termos do Regulamento de Avaliação (isto é, apenas uma vez e numa das duas épocas de avaliação imediatamente subsequentes  àquela em que os estudantes obtiveram aprovação), e consistirá na reformulação do trabalho escrito individual.
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