Narrativas Visuais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Iniciação à teoria e história das narrativas (audio)visuais. Motivar metodologias diferenciadas de análise. Acentuar uma leitura crítica e contextualizada. Afirmação de um discurso individual e criativo.
Resultados de aprendizagem e competências
Perceber a importância das narrativas visuais na cultura contemporânea e as suas possibilidades como dispositivo de comunicação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Géneros e convenções narrativas em diversos contextos culturais e históricos. A problemática das narrativas visuais na perspectiva do autor e do espectador. Narrativa e imaginário colectivo e individual. Adaptação, citação, referência e apropriação como experiência de imaginário. A estrutura narrativa - tempo e sentido.
Bibliografia Obrigatória
AUGÉ, Marc; A guerra dos sonhos. Exercícios de etnoficção, Celta, 1998
AUMONT, Jacques; L'image, Nathan, 1990
AUMONT, Jacques; L' analyse des films, Nathan, 1988
BARTHES, Roland; O óbvio e o obtuso, Edições 70, 1982
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
COTTON, Charlotte; The Photograph as Contemporary Art, Thames & Hudson, 2004
GRANT, Barry Keith & SLONIOWSKI, Jeannette; Documenting the documentary: close of documentary film and video., Wayne State University Press, 1998
MANOVICH, Lev; The Language of New Media, MIT Press, 2001
RUSH, Michael; New media in late 20th century art, Thames & Hudson, 1999
XAVIER, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003
Bibliografia Complementar
ABEL, Richard; Encyclopedia of Early Film, Routledge, 2005
ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
BAZIN, André et al.; A política dos autores, Assírio & Alvim, 1976
ECO, Umberto; Os limites da interpretação, Difel, 1992
MASCELLI, Joseph; The five Cs of cinematography, Silman-James Press, 1998
REES, A. L.; A history of experimental film and video, BFI Publishing, 1992
RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
STEINER, Georges; As gramáticas da criação, Relógio D’Água, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas e desenvolvimento de dois trabalhos escritos de investigação.
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Conhecimentos adquiridos, demonstrados e aplicados ao trabalho desenvolvido tendo em conta a sua concepção, realização e adequação à resolução de problemas específicos dos projectos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada dos dois trabalhos de investigação.