Sociologia da Cultura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Artes |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender e analisar os principais eixos teóricos estruturadores do campo da Sociologia da Cultura.
- Analisar sociologicamente os processos sociais de produção, difusão e receção da cultura.
- Relacionar a complexidade dos “mundos da arte” e dos “mundos da cultura” com o fenómeno de globalização cultural e do capitalismo “avançado” e/ou “flexível”.
- Aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos a práticas concretas e a casos empíricos, privilegiando-se a análise da sociedade portuguesa contemporânea
Resultados de aprendizagem e competências
Consolidação das competências curriculares através da apropriação e aprofundamento crítico e reflexivo dos conteúdos lecionados.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhuns.
Programa
- Sociologia e cultura: a aproximação científica aos “problemas sociológicos” e a Cultura como objeto da sociologia.
- O modelo hierarquizado dos níveis de cultura (e a superação do modelo tripartido).
- Produção, mediação e consumo cultural.
- Públicos, receção cultural e práticas culturais.
- Globalização cultural: dimensões e geografias.
- Cultura e políticas culturais.
- Cultura e economia.
Bibliografia Obrigatória
Becker, Howard; Art Worlds, Berkeley: University of California Press., 2008
Bourdieu, Pierre; As Regras da Arte: Génese e Estrutura do Campo Literário., Lisboa: Presença., 1996
Bourdieu, Pierre; La Distinction ― Critique Sociale du Jugement., Paris: Les Éditions de Minuit, 1979
Costa, Pedro; “The cultural activities cluster in Portugal. Trends and perspectives” Sociologia, Problemas e Práticas. N.º 38, 99-104., 2002
Crane, Diana; The Production of Culture. Media and the Urban Arts. , Newbary Park: Sage., 1992
DiMaggio, Paul; “Classification in Art” American Sociological Review. Vol. 52 (N.º 4), 440-455., 1987
Lahire, Bernard; A Cultura dos Indivíduos., Porto Alegre: Artmed., 2006
Lopes, João Teixeira; Da democratização à democracia cultural: uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público, Edições Afrontamento, 2007
Melo, Alexandre; Globalização cultural, Lisboa: Quimera., 2002
Santos, Maria L. L. ; Questionamento à volta de três noções de cultura (a grande cultura, a cultura popular, a cultura de massas)” Análise Social. N.º 101-102, 689-702., 1998
KEA European Affairs ; The Economy of Culture in Europe. Study prepared for the European Comission (DG Education and Culture), Bruxelas: KEA European Affairs, 2006
Bibliografia Complementar
Bennett, Tony; Savage, Mike; Silva, Elizabeth; Warde, Alan; Gayo-Cal, Modesto; Wright, David; Culture, Class, Distinction, London, New York: Routledge., 2009
Bourdieu, Pierre; “Les trois états du capital culturel” in Actes de La Recherche en Sciences Sociales. nº 30, 3-6., 1979
Borges, Vera; O Mundo do Teatro em Portugal, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais., 2007
Cuche, Denys; A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, Lisboa: Fim de Século., 1999
Esquenazi, Jean-Pierre; Sociologia dos Públicos, Porto: Porto Editora, 2006
Fortuna, Carlos (ed.); Cidade, Cultura e Globalização, Lisboa: Celta., 2001
Fortuna, Carlos; Silva, Augusto S. (eds.); Projecto e circunstância. Culturas Urbanas em Portugal., Porto, Edições Afrontamento., 2002
Garcia, J. L. (coord.); Lopes, J. T.; Neves, J. S.; Gomes, R. T.; Martinho, T. D.; Borges, V. ; Mapear os recursos, levantamento da legislação, caracterização dos atores, comparação internacional, Lisboa: Secretário de Estado da Cultura. Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC)
Lopes, João Teixeira; A Cidade e a Cultura. Um estudo sobre práticas culturais urbanas., Edições Afrontamento, 2000
Santos, Maria L. L.; Pais, José M. (eds.); Novos Trilhos Culturais. Práticas e Políticas., Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais., 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular funciona em regime de aulas teórico-práticas, com a duração de duas horas, que incluirão momentos expositivos, ilustrações das matérias lecionadas e momentos de debate crítico e reflexivo, partindo dos conteúdos apresentados em sala de aula.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Classificação final mínima = 10/20.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito: 100%.