Código: | VD502 | Sigla: | VD 2 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design Comunicacao |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DC | 9 | Licenciatura em Design de Comunicação | 3 | - | 4,5 | 48 | 121,5 |
4 |
Aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia. Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção video-cinematográfica: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.
Aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual. As artes figurativas, sonoras e verbais como constituintes da video-cinematografia. A ficção e o documentário como perspectivas estruturantes na abordagem do imaginário e do real. 1. Concepção e realização Pré-produção, produção e pós-produção. A escrita cinematográfica Gramática fílmica, montagem e a continuidade. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos A aprendizagem da câmara, a luminância e a crominância. A escala de planos, os movimentos no espaço e os movimentos ópticos. Registo e tratamento sonoro. Manuseamento de sistemas de edição video e audio. A edição como técnica narrativa video-cinematográfica. 3. Análise do video e do cinema. Plano sequência. Dramaturgia da luz e da cor. Mise-en-scéne no espaço e no tempo. Montagem, continuidade, campo e contra-campo. Pontuação e abstracção. Narrativa em mosaico e paralela. Narrativa linear e narrativa não-linear. Narrativa sincrónica e assincrónica. 4. História do video e do cinema Documentário e ficção (narrativas no tempo e no espaço). Da estabilização da gramática de cinema às vanguardas video-cinematográficas: cinema mudo e o cinema clássico. Cinema e video de autor. Videoclips de música. Motion Graphics.
Aulas expositivas de introdução à gramática e história fílmica. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de filmagem, edição, escrita fílmica, realização e produção.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.
Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.