Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > VD502

Video II

Código: VD502     Sigla: VD 2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 9 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 48 121,5
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aproximação às práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia. Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção video-cinematográfica: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual. As artes figurativas, sonoras e verbais como constituintes da video-cinematografia. A ficção e o documentário como perspectivas estruturantes na abordagem do imaginário e do real. 1. Concepção e realização Pré-produção, produção e pós-produção. A escrita cinematográfica Gramática fílmica, montagem e a continuidade. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos A aprendizagem da câmara, a luminância e a crominância. A escala de planos, os movimentos no espaço e os movimentos ópticos. Registo e tratamento sonoro. Manuseamento de sistemas de edição video e audio. A edição como técnica narrativa video-cinematográfica. 3. Análise do video e do cinema. Plano sequência. Dramaturgia da luz e da cor. Mise-en-scéne no espaço e no tempo. Montagem, continuidade, campo e contra-campo. Pontuação e abstracção. Narrativa em mosaico e paralela. Narrativa linear e narrativa não-linear. Narrativa sincrónica e assincrónica. 4. História do video e do cinema Documentário e ficção (narrativas no tempo e no espaço). Da estabilização da gramática de cinema às vanguardas video-cinematográficas: cinema mudo e o cinema clássico. Cinema e video de autor. Videoclips de música. Motion Graphics.

Bibliografia Obrigatória

ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
BASILICO, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005
BAZIN, André et al.; A política dos autores, Assírio & Alvim, 1976
BORDWELL, David & THOMPSON, Kristin; Film Art: An Introduction, New York, Mcgraw-Hill, 2008
CARDULLO, Bert; Soundings on Cinema: Speaking to Film and Film Artists, State University of New York Press, 2008
FERREIRA, Carlos Melo; As Poéticas do Cinema, Porto, Afrontamento, 2004
GRANT, Barry Keith & SLONIOWSKI, Jeannette; Documenting the documentary: close of documentary film and video, Wayne State University Press, 1998
MANOVICH, Lev; The Language of New Media, MIT Press, 2001
MASCELLI, Joseph; The five Cs of cinematography, Silman-James Press, 1998
REES, A. L.; A history of experimental film and video, BFI Publishing, 1992
RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
WOLLMAN, Matt & BELLANTONI, Jeff; Type in Motion, Thames & Hudson, 1999
XAVIER, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas de introdução à gramática e história fílmica. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de filmagem, edição, escrita fílmica, realização e produção.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 22:30:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias