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Ilustração II

Código: I502     Sigla: I2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 15 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Ilustração II objectiva a que os alunos desenvolvam e ampliem aptidões técnicas, metodológicas e conceptuais sobre a linguagem da Ilustração, essencialmente através da sua prática. 

Pretende ainda que os alunos compreendam e respondam com eficácia a programas diversificados associados à prática da ilustração actual nas suas vertentes específicas (editorial, infantil, de produto e embalagem, técnica ou científica, etc.).

Promove a cultura da ilustração enquanto linguagem autónoma ou inserida em contextos de comunicação, através do seu estudo e investigação e reflexão crítica.

Promove a autonomia dos alunos enquanto autores/ilustradores.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos do programa, estudados e desenvolvidos através de projectos práticos, incidem essencialmente em 4 vertentes:

  1. A importância do referente e do programa na ilustração;
  2. A importância do programa e da retórica (informativa e poética) na ilustração;
  3. A importância do autor e da questão estilística na narrativa ilustrativa;
  4. O projecto de ilustração.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Ilustração II, prevê a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com a imagem ilustrada, experimentados em anos anteriores, assumidos aqui numa perspectiva de autor, incentivando a investigação pessoal para a pesquisa de uma caligrafia própria. Serão exploradas narrativas para a construção de um trabalho final ilustrado que pressuponha a maquete de uma possível publicação. A cadeira entende-se como uma espaço de reflexão, onde a imagem ilustrada será proponderante na construção de uma sequência visual, sendo esta linear ou fragmentada. Pretende-se identificar os contextos sociais e culturais onde a imagem ilustrada protagonize o seu universo narrativo. 
Serão articuladas as imagens ilustradas contemporâneas com pontos de contacto inseridos na história da imagem e na evolução das mesmas. Serão analisados e trabalhados objectos visuais compartimentados em 5 grupos: 

- informação e opinião 
- personagem 
- cenário 
- sequência 
- identidade/projecto pessoal

Bibliografia Obrigatória

Zeegen, Lawrence; Crush; The Fundamentals of Illustration, AVA Publishing SA,, 2005. ISBN: 2-88479-060-8
Heller, steven; Arisman, Marshall; The Education of an Illustrator, Alworth press, 2000. ISBN: 1-58115-075-x
Poynor Rick; Obey the giant. ISBN: 3-7643-6565-X
Hively Charles 340; 3x3^Illustration annual. ISBN: 978-0-9755158-3-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os alunos, ao abordarem e reconhecerem a importância do referente e do programa, do discurso retórico (informativo e poético), do autor, do estilo e do projecto na ilustração, ficam habilitados a dar respostas práticas e conceptuais aos programas distintos no campo da ilustração. O entendimento do conjunto dos conteúdos proposto também vai de encontro à aquisição de uma cultura da ilustração, habilitando os alunos a possuírem um discurso especializado, rico e abrangente, reflexivo, argumentativo e crítico e ainda reforça a autonomia dos alunos na construção do seu percurso.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A metodologia de ensino assenta em três modalidades essenciais: aulas de atelier, cujo trabalho prático dos alunos é acompanhado criticamente na aula; partes expositivas feitas pelo professor com informação e exposição dos projectos, temas e conteúdos; e discussões alargadas sobre os temas e conteúdos propostos. Serão ainda proporcionadas visitas de estudo a exposições e museus.

A avaliação será o somatório das várias fases do processo que estão ligadas aos diferentes projectos propostos. A avaliação é contínua e pressupõe uma assiduidade efectiva. Não serão considerados para avaliação projectos não discutidos no decorrer do semestre, em espaço de aula. 

A classificação final será calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos projectos (80%), e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas (20%).

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