Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > F202

Fotografia I

Código: F202     Sigla: F 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 60 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender e dominar a gramática da luz e o seu significado na transformação da linguagem do objecto fotográfico; Analisar o espaço de representação a partir da ferramenta fotográfica; Adquirir um discurso fotográfico que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação visual; Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e design de comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular pretende servir de reflexão em torno da importância que a fotografia adquiriu tanto nos projectos artísticos como de comunicação visual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Partindo do conhecimento de uma base tecnológica, indispensável ao registo e utilização da fotografia, bem como a compreensão de linguagens que implícita ou explicitamente integrem a imagem fixa como principal forma de comunicação, espera-se obter respostas que constituam novas formas de pensar e agir em torno desta prática. O conteúdo científico apresentado no contexto da aula servirá de estímulo à capacidade de investigação, experimentação e reflexão de novas temáticas relacionadas com a utilização da fotografia aplicada ao desenvolvimento de exercícios/projectos a apresentar no decorrer do semestre.

Bibliografia Obrigatória

Adams Ansel; A câmera. ISBN: 85-7359-124-2
Adams Ansel; A cópia, ISBN: 85-7359-137-4
Adams Ansel; O negativo. ISBN: ISBN: 85-7359-144-7
Badger Gerry; The Genius of photography. ISBN: 978-1-84400-363-1
Barthes Roland; A câmara clara. ISBN: ISBN: 972-44-0076-X
Benjamin Walter; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: SBN: 972-708-1770
Campany David; Art and photography. ISBN: ISBN: 0-7148-4286-9
Dubois Philippe; O acto fotográfico. ISBN: ISBN: 972-699-280-X
Flusser Vilém; Ensaio sobre a fotografia
Freund Giséle; Fotografia e sociedade
Krauss Rosalind; O Fotográfico. ISBN: ISBN: 84-252-1858-6
Sena António; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: ISBN: 972-0-06265-7
Sontag Susan; On photography. ISBN: ISBN: 0-14-005397-2
Wells Liz; The Photography Reader. ISBN: ISBN: 0-415-30703-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrerão em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica, o segundo, a um modelo de carácter mais prático.

Conteúdo: Componente Teórica: História da imagem fixa: Dispositivos visuais (do analógico ao digital): Catalogação e funcionamento de diversos dispositivos visuais (imagem fixa): Registo (diafragma e obturador): Objectivas (distâncias focais): Profundidade de campo e velocidade de obturação: Captação: Escalas: Formatos: Digitalização: Composição: Técnicas de Produção e Pós-Produção de Imagens: Manipulação da Imagem: Técnicas de Impressão Conteúdo

Componente Prática: Possibilitar o conhecimento prático de uma correcta utilização dos itens acima referidos, através da utilização de equipamentos e produtos a eles associados, num contexto analógico e digital.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Após a entrega de cada projecto os discentes serão classificados numa escala alfabética de A a F, que constituem uma avaliação dividida entre a articulação de conceitos (fundamento teórico) e a materialização do projecto (capacidade de domínio técnico). No fim da cada projecto as avaliações serão publicadas de forma a que o discente tenha conhecimento da sua classificação ao longo do semestre. Para além dos projectos desenvolvidos o docente avaliará a assiduidade, a curiosidade científica e tecnológica, a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada, a participação e o envolvimento dos discentes em actividades lectivas que ultrapassem o contexto da aula. Os projectos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o decorrer do semestre não serão motivo de avaliação. Assim como os discentes que não frequentem pelo menos 75% das aulas leccionadas.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 00:31:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias