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Cerâmica I

Código: CI500     Sigla: CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 34 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

• Conhecer o processo cerâmico; 
• Identificar as características dos materiais cerâmicos; 
• Complementar o trabalho desenvolvido na UC de Cerâmica e noutras áreas curriculares; 
• Explorar as potencialidades expressivas das técnicas cerâmicas; 
• Valorizar as metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio; 
• Estimular a reflexão crítica sobre a cerâmica actual.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudo da cerâmica em contexto e das matérias-primas permite conhecer o processo cerâmico e identificar as características dos materiais cerâmicos.

O conhecimento do equipamento cerâmico e a prática laboratorial permitem explorar as potencialidades expressivas das técnicas cerâmicas a partir do domínio da utilização dos fornos, máquinas, ferramentas e utensílios e da realização de ensaios e registos de pastas, fundentes e produtos auxiliares.

Os exercícios de modelação, escultura e pintura cerâmica valorizam as metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio.

As aulas teórico-práticas, a utilização de plataformas digitais, os exercícios da componente prática, as visitas de estudo a exposições, ateliers e outras actividades organizadas no exterior permitem conhecer o processo cerâmico, valorizar as metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio e estimular a reflexão crítica sobre a cerâmica actual.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

- A cerâmica em contexto: conceitos e géneros;

 - Matérias-primas: caracterização geológica;

- Fornos, máquinas, ferramentas e utensílios;

- Prática laboratorial – ensaios e registos: pastas, corantes, fundentes e produtos auxiliares;

- Processo cerâmico: modelação e pintura.

Bibliografia Obrigatória

Daniel Rhodes; Terre et Glaçures

Bibliografia Complementar

Nino Caruso; Cerâmica Viva
Robert Tichane; Clay Bodies
Dessain et Tolra; La Ceramique Archictectural
Leone Papua; La Coccion de Productos Cerâmicos
Fernandez Chiti; Manual de Esmaltes Cerâmicos
Júlio Resende; A Cerâmica
Christine Constant; The Potter’s Palette

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino aprendizagem decorre no espaço da Faculdade, com eventuais saídas de campo e workshops com especialistas convidados. Os métodos de ensino a utilizar podem ser assim resumidos:


• Aulas práticas na sala de aula destinada à UC de cerâmica I. 
• Outras aulas teórico-práticas com recurso a meios audiovisuais, textos e outros.
• Utilização de plataformas digitais para a discussão e partilha de informação.
• Visitas de estudo a exposições, ateliers e outras actividades organizadas no exterior.

As aulas de cerâmica I terão uma componente prática com os seguintes exercícios:

1) Modelação colectiva sobre o plano (grés branco c/ chamote fino). Dimensões: aproximadamente 100 x100 cm. Organização de vários grupos com o máximo de 5 alunos. Ensaio com base na relação de planos, superfícies e texturas.

2) Modelação de uma peça de vulto perfeito, em pequeno formato, motivada pela temática formal do exercício anterior.

3) Painel colectivo de azulejos em chacota ou vidrado cru.




Relatório final sobre o desenvolvimento dos trabalhos.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

20% (2 val) + 80% (18 val) = 100% (20 val)

Observações

Avaliação distribuída sem exame final.
O processo de avaliação é contínuo, sendo no final do semestre apresentado um relatório com o projecto relativo a cada exercício, respectivas fichas técnicas, memória descritiva, registos fotográficos das distintas fases de trabalho e das peças concluídas.

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