Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ICC101

Introdução à Cultura Contemporânea

Código: ICC101     Sigla: ICC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 100 Plano de estudos oficial 2011 1 - 3 34 81
DC 62 Licenciatura em Design de Comunicação 1 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

“Introdução à Cultura Contemporânea” é uma unidade curricular teórica comum a ambas Licenciaturas em Design e em Artes Plásticas. De base introdutória, o programa lectivo tem por objectivo fornecer referências e ferramentas para que o estudante possa compreender aspectos do contemporâneo bem como familiarizar-se com as principais teorias e autores que se debruçam sobre a cultura contemporânea.

 

O programa transmite referências que permitem ao estudante compreender manifestações e palcos onde a cultura se apresenta, seja enquanto fenómeno quotidiano, seja nas práticas artísticas. As temáticas selecionadas abordam algumas das principais questões culturais com as quais se debatem hoje os artistas visuais e os designers.

 

Explorando a transversalidade da noção de “cultura” e as contradições inerentes à condição contemporânea, potencia-se uma multiplicidade de aproximações e de leituras que pretendem instigar no estudante a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade, bem como despertar o sentido de reflexividade na sua (futura) acção. A bibliografia oferece referências da Cultura Visual e da Cultura Urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina oferecerá uma sequência de aulas de natureza “teórica” e que é exposta matéria. Tratando-se de uma disciplina que veicula conteúdos de carácter multidisciplinar, será explorada/valorizada a ligação a temáticas da actualidade, tanto na exposição em aula como na pesquisa dos próprios estudantes

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente teórica: A estrutura teórica do curso divide-se em duas partes, um primeiro conjunto de sessões introduz questões gerais para compreender noções de cultura, de contemporaneidade, de urbanidade, de consumo, entre outras. A segunda parte do semestre consiste num conjunto de aulas onde se introduz a reflexão crítica sobre a contemporaneidade, seja através de práticas de contraculturas e subculturas, seja através da reflexão crítica de diversos autores seminais, ou ainda na referência a diferentes práticas artísticas (e académicas) que debatem e questionam padrões dominantes de cultura. A parte teórica da aula tem sensivelmente 1hora e 30minutos.

 

Componente prática: No final de cada sessão semanal reservam-se cerca de 30 minutos para abordar os enunciados e para o esclarecimento de dúvidas nos dois trabalhos práticos. Os trabalhos constam de um exercício individual a desenvolver ao longo do semestre e de um exercício de grupo a desenvolver a meio do semestre. Alerta-se para o facto de ambas as turmas serem grandes, pelo que o estudante deverá gerir o seu tempo do modo mais eficaz.

Bibliografia Obrigatória

Debord Guy; A sociedade do espectáculo. ISBN: 972-716-002-6
Deleuze Gilles; Mille Plateaux. ISBN: 2-7073-0307-0

Observações Bibliográficas

Bibliografia:


Baudelaire, C.: A Invenção Da Modernidade. Lisboa: Relógio D'água. 


Benjamin, W: The Arcades Project, Harvard University Press.


Certeau, M.: A Invenção Do Cotidiano. 1.Artes Do Fazer; Vozes (Br). 


Debord, G.: A Sociedade Do Espectáculo; Mobilis In Mobile. 


Deleuze, G., Guattari, F.: Mil Planaltos; Assírio E Alvim. 


Eliot, T. S. Notes Towards The Definition Of Culture. London: Faber & Faber, 1973 (First Published 1948)


Foucault, M: Discipline And Punish: The Birth Of The Prison; Vintage Books.


Kracauer, S.: The Mass Ornament: Weimar Essays; Harvard University Press.


Mirzoeff, N. (Ed.): The Visual Culture Reader. London: Routledge. 


Miles, M. Hall, T. Borden, I. : The City Cultures Reader: Routhledge.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina oferecerá uma sequência de aulas de natureza “teórica” e que é exposta matéria. Tratando-se de uma disciplina que veicula conteúdos de carácter multidisciplinar, será explorada/valorizada a ligação a temáticas da actualidade, tanto na exposição em aula como na pesquisa dos próprios estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

70% - trabalho individual

30% - trabalho de grupo

*Caso o estudante não entregue um dos dois trabalhos em época normal, considera-se que não cumpre a frequência, pelo que deverá apresentar-se a exame. Nesse caso, o exame vale 100% da nota.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 22:27:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias