Código: | ICC101 | Sigla: | ICC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Arte e do Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 100 | Plano de estudos oficial 2011 | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
DC | 62 | Licenciatura em Design de Comunicação | 1 | - | 3 | 34 | 81 |
“Introdução à Cultura Contemporânea” é uma unidade curricular teórica comum a ambas Licenciaturas em Design e em Artes Plásticas. De base introdutória, o programa lectivo tem por objectivo fornecer referências e ferramentas para que o estudante possa compreender aspectos do contemporâneo bem como familiarizar-se com as principais teorias e autores que se debruçam sobre a cultura contemporânea.
O programa transmite referências que permitem ao estudante compreender manifestações e palcos onde a cultura se apresenta, seja enquanto fenómeno quotidiano, seja nas práticas artísticas. As temáticas selecionadas abordam algumas das principais questões culturais com as quais se debatem hoje os artistas visuais e os designers.
Explorando a transversalidade da noção de “cultura” e as contradições inerentes à condição contemporânea, potencia-se uma multiplicidade de aproximações e de leituras que pretendem instigar no estudante a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade, bem como despertar o sentido de reflexividade na sua (futura) acção. A bibliografia oferece referências da Cultura Visual e da Cultura Urbana.
Componente teórica: A estrutura teórica do curso divide-se em duas partes, um primeiro conjunto de sessões introduz questões gerais para compreender noções de cultura, de contemporaneidade, de urbanidade, de consumo, entre outras. A segunda parte do semestre consiste num conjunto de aulas onde se introduz a reflexão crítica sobre a contemporaneidade, seja através de práticas de contraculturas e subculturas, seja através da reflexão crítica de diversos autores seminais, ou ainda na referência a diferentes práticas artísticas (e académicas) que debatem e questionam padrões dominantes de cultura. A parte teórica da aula tem sensivelmente 1hora e 30minutos.
Componente prática: No final de cada sessão semanal reservam-se cerca de 30 minutos para abordar os enunciados e para o esclarecimento de dúvidas nos dois trabalhos práticos. Os trabalhos constam de um exercício individual a desenvolver ao longo do semestre e de um exercício de grupo a desenvolver a meio do semestre. Alerta-se para o facto de ambas as turmas serem grandes, pelo que o estudante deverá gerir o seu tempo do modo mais eficaz.
Bibliografia:
Baudelaire, C.: A Invenção Da Modernidade. Lisboa: Relógio D'água.
Benjamin, W: The Arcades Project, Harvard University Press.
Certeau, M.: A Invenção Do Cotidiano. 1.Artes Do Fazer; Vozes (Br).
Debord, G.: A Sociedade Do Espectáculo; Mobilis In Mobile.
Deleuze, G., Guattari, F.: Mil Planaltos; Assírio E Alvim.
Eliot, T. S. Notes Towards The Definition Of Culture. London: Faber & Faber, 1973 (First Published 1948)
Foucault, M: Discipline And Punish: The Birth Of The Prison; Vintage Books.
Kracauer, S.: The Mass Ornament: Weimar Essays; Harvard University Press.
Mirzoeff, N. (Ed.): The Visual Culture Reader. London: Routledge.
A disciplina oferecerá uma sequência de aulas de natureza “teórica” e que é exposta matéria. Tratando-se de uma disciplina que veicula conteúdos de carácter multidisciplinar, será explorada/valorizada a ligação a temáticas da actualidade, tanto na exposição em aula como na pesquisa dos próprios estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 70,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
70% - trabalho individual
30% - trabalho de grupo
*Caso o estudante não entregue um dos dois trabalhos em época normal, considera-se que não cumpre a frequência, pelo que deverá apresentar-se a exame. Nesse caso, o exame vale 100% da nota.