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Psicologia da Arte

Código: PAT500     Sigla: PAT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 21 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 34 81
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dinis Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Dinis Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-11-25.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Psicologia da Arte ambiciona cumprir dois objectivos fundamentais que estão entre si relacionados. Em primeiro lugar, evidenciar a utilidade de conceitos e teorias psicológicas para a abordagem e investigação do fenómeno artístico; e, em segundo lugar, demonstrar que a Psicologia, enquanto ciência humana, não se restringe à psicopatologia e que a sua aplicação prática ultrapassa largamente o campo reduzido da psicoterapia. Noutros termos, a disciplina de Psicologia da Arte pretende sensibilizar os alunos para as problemáticas centrais da disciplina através de uma abordagem integrativa que pensa os fenómenos artísticos na sua globalidade, independentemente das suas diversas proveniências (“normal”, “patológica”, “adulta”, “infantil”, “primitiva”, “civilizada”, etc.).

Resultados de aprendizagem e competências

O estudo da arte a partir da perspectiva psicanalítica é particularmente eficaz para demonstrar que a psicologia não se restringe ao patológico e que não existem fronteiras estanques entre o “normal” e o “desviante”. No final da formação, os estudantes estarão melhor preparados para pensar a arte a partir dum olhar integrativo, e terão adquirido um conjunto de conhecimentos, aptidões e capacidades críticas que poderão utilizar na prática profissional e artística.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa da disciplina centra-se essencialmente sobre a apresentação e desenvolvimento das contribuições maiores da psicanálise, enquanto teoria geral da acção humana, para o estudo da arte. Assim sendo, será dado um particular destaque à teoria freudiana da actividade artística e literária, bem como a outros autores que prolongaram esta investigação no campo da arte.

Bibliografia Obrigatória

Freud Sigmund; Sexualidade infantil y neurosis
Freud Sigmund; El malestar en la cultura y otros ensayos
Freud Sigmund; Textos essenciais da psicanálise - III. ISBN: 972-1-02894-0
Freud Sigmund; Psicologia de las masas
Freud Sigmund; The^interpretation of dreams. ISBN: 978-1-85326-484-9
Freud Sigmund; Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. ISBN: 972-708-119-3
Freud Sigmund; Textos essenciais sobre literatura, arte e psicanálise. ISBN: 972-1-03724-9 16.21
Fuller Peter; Arte e psicanálise
Jung Carl G. 070; O^homem e os seus símbolos. ISBN: 85-209-0642-7
Gombrich E. H.; Arte e ilusão
Gombrich E. H.; Imágenes simbólicas. ISBN: 84-8306-280-1 26.15
Arnheim Rudolf; Para uma psicologia da arte. ISBN: 972-576-119-7
Arnheim Rudolf; Arte e percepção visual

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Em termos genéricos, ao longo do semestre recorrer-se-á a diversos métodos de ensino - expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo – de molde a possibilitar uma melhor aquisição dos vários conteúdos. Mais especificamente, em função das diversas matérias a leccionar, optar-se-á por uma combinação das seguintes estratégicas pedagógicas:

-        Aulas de exposição teórica seguidas de debates com os estudantes;

-        análise de textos e de imagens;

-        visualização de documentários;

-        esporadicamente, debates com artistas, e/ou especialistas em matérias específicas a convidar.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Estudos psicoanalíticos

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame é substituído por um trabalho escrito, conforme combinado com os alunos e o docente no início do semestre. O trabalho não poderá ultrapassar as 2000 palavras e terá de estar relacionado com o tema principal da disciplina: arte e psicanálise. No dia do exame (época normal ou de recurso) os alunos deverão enviar o trabalho escrito por email para o endereço electrónico do docente.

Observações

A bibliografia da disciplina será fornecida aos alunos durante as aulas, ao longo do semestre.

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