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Práticas de Fotografia I

Código: PFI211     Sigla: PFI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 31 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Teixeira da Silva Leal Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Susana Cristina Lourenço Félix Marques 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Em Práticas da Fotografia 1 são introduzidos os instrumentos técnicos e conceptuais
da gramática fotográfica e iniciada uma aprendizagem dos processos híbridos (analógico vs digital) que exploram a especificidade do meio fotográfico no desenvolvimento de projectos individuais.
Privilegia-se uma metodologia que reconhece o vaivém disciplinar das
práticas fotográficas ao longo da sua História, incentivando o desenvolvimento de
trabalhos que articulem um discurso autónomo e crítico.
A aprendizagem tecnológica é realizada sequencialmente através de módulos
de trabalho práticos acompanhados por aulas expositivas. 

Resultados de aprendizagem e competências

— Correcta utilização dos equipamentos e materiais utilizados no contexto do processo fotográfico analógico a par de outras técnicas de fotografia primitiva e produção digital.

— Identificação de metodologias e calendarização das diferentes etapas de produção de um projecto fotográfico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

As aulas de formação tecnológica, permitem uma correcta utilização dos equipamentos e materiais utilizados no contexto do processo fotográfico analógico a par de outras técnicas de fotografia primitiva e produção digital.

1. CÂMARAS FOTOGRÁFICAS
- Pin-hole, cianotipias, fotogramas, albuminas, viragens, entre outras.
- Formato de Imagem (Grande, Médio e Pequeno Formato).
- Visor: Directo e Reflex.
- Outros tipos de câmara: Pin-Hole, Polaroid, Panorâmica
2. OBJECTIVAS
- Fixas e intermutáveis.
- Distância Focal.
3. DIAFRAGMA E OBTURADOR
- Escala de aberturas relativas.
- Noção de profundidade de campo: factores de variação.
- Tipos de obturador: Central/ Cortina.
- Escala de tempos de exposição e respectiva proporcionalidade.
- Noção de movimento e velocidade.
4. LUZ - Películas e Sensores.
- Luz incidente e luz reflectida.
- Os componentes do filme.
- Sensibilidade e grão.
5. TRABALHO DE LABORATÓRIO
- Reveladores e revelação: componentes e conservação.
- Processo de revelação, lavagem e secagem.
- Características dos papéis fotográficos.
- Filtros Multigrade.
- Provas de Contacto/ Provas de Teste.
- Digitalização,edição e impressão.
6. ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO
- Iluminação com flash sincronizado.
- Controlo das tonalidades do fundo.
- Flashmeter e outros acessórios.
- Reflectores e difusores.
- Introdução às câmaras de médio formato.


Bibliografia Obrigatória

William H. F. Talbot, ; The Pencil of Nature, 1844
Charles Baudelaire; Le public moderne et la photographie, 1859
Lewis Carroll; Alice’s Adventures in Wonderland, 1865
Henry P. Robison; Pictorial Effect in Photography, 1869
Editora Photographia Moderna; A Arte Photographica, 1884
Siegfried Kracauer; Photography, 1927
Laszlo Moholy Nagy; Malerei, Fotografie, Film, 1925
Walter Benjamin; Kleine Geschichte der Photographie (Pequena História da Fotografia), 1931
Walter Benjamin; Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit (A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, 1936
James Agee; Walker Evans; Let us now praise famous men, 1941
Henri Cartier Bresson; L’instant decisif, 1952
Robert Frank; Les Americains, 1958
Vitor Palla; Costa Martins; , Lisboa, Cidade Triste e Alegre, 1959
Pierre Bourdieu; Photographie, un art moyen, essai sur les usages sociaux de la photographie, 1965
Helmut & Alison Gernsheim; , The History of Photography 1685-1914, 1969
William M. Ivins Jr.; Prints and Visual Communication, 1969
John Berger; Ways of seeing, 1972
Giséle Freund; Photographie et société, 1974
Ando Gilardi; Storia Sociale de la Fotografia, 1976
Larry Sultan, Mike Mendel; Evidence, 1977
Carlos Oliveira; Finisterra, 1978
Herberto Helder; Photomaton & Vox, 1979
Susan Sontag; On Photography, 1979
Roland Barthes; La chambre claire. Note sur la photographie, 1980
Beaumont Newhal; lThe History of Photography: from 1839 to the Present, revised and enlarged 5th edition, 1982
Fernando Pessoa; O livro do desassossego, 1982
Fernando Pessoa; O livro do desassossego, 1982
John Tagg; , The Burden of representation essays on photographic histories, 1988
Richard Bolton (ed.); The Contest of Meaning: Critical Histories of Photography, 1989
Jorge Calado; 1839-1989, Um ano depois/ One year later,., 1990
Pedro Miguel Frade; Figuras de Espanto, a fotografia antes da sua cultura, 1992
Jean Rabb; Literature and Photography Interactions 1840-1990, 1995
Eduardo Cadava; Words of Light, Theses on the photography of history, 1997
António Sena,; História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, 1998
Stephen Shore; , The Nature of Photography,., 2007
Richard Benson; The Printed Picture, 2008
Vaclav Macek (Ed.); , The History of European Photography (vol. 1) 1900-1938,., 2011
Carlos Spottorno,; The Pigs,, 2013

Observações Bibliográficas

Dada a morosidade em inserir referências bibliográficas não são idenitificadas as obras que se encontram disponíveis na biblioteca da FBA.UP. 

A selecção bibliográfica definida é para leitura e visualização, e é ordenada pelas datas da primeira edição sem referência à editora ou local de edição.
Existem traduções para parte da bibliografia estrangeira, por favor verificar.

No âmbito das aulas será entregue bibliografia complementar para leitura e discussão.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas intercaladas com aulas práticas em estúdio, exterior e laboratório.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação é sistemática e contínua. Para a ponderação do valor a atribuir em cada um destes momentos e para cada uma das propostas de trabalho, são considerados os seguintes factores:
1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.
2.Curiosidade científica e tecnológica.
3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.
4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.
5.Assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita pela análise dos trabalhos de componente prática complementar aos conteúdos tecnológicos leccionados em aula. As propostas de trabalho que não sejam devidamente acompanhadas no decorrer da sua concretização não serão consideradas para avaliação.

A percentagem de cada uma das propostas para a avaliação final é de:

Proposta 1 — 35% [7/ 20 valores]

Proposta 2 — 35% [7/ 20 valores]

Proposta 3 — 30% [6/ 20 valores]


*Todo o processo de trabalho e investigação deve ser documentado e organizado num arquivo pessoal — caderno, pasta, dossier, etcetera — a apresentar, obrigatoriamente, no final do semestre.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

Não aplicável.
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