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Desenhos do Corpo

Código: DSC500     Sigla: DSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 33 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular de caráter teórico-prático tem como assunto exclusivo o estudo do corpo humano, na sua complexidade visual, morfológica e como imagem, tendo como instrumento para esse estudo o desenho, nas suas variadas estratégias.
Trata-se, não de produzir desenhos “autónomos” e autorais cujo pretexto é a figura humana, mas, antes pelo contrário, de sobrevalorizar as competências do desenho como meio para entender, organizar e comunicar o conhecimento.
No cruzamento entre as “velhas” e “novas” anatomias pretende-se sistematizar, aprofundar e desenvolver competências no âmbito do estudo do corpo e das suas diferentes representações, de desenvolver e enquadrar capacidades gráficas de tratamento do desenho, problematizando as questões implicadas nessa seleções, assim como desenvolver conhecimentos sobre os conceitos implicados tais como representação, imagem, figura, corpo e modelo.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de competências perceptivas, cognitivas e representacionais do corpo humano

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O corpo como matéria. O estudo do corpo humano. 
O estudo das proporções. Como medir. 
Imagem ótica e imagem cognitiva. Ver e reconhecer.
A estrutura e volumetria do corpo humano. Estudo geral e particular.
A anatomia aplicada: osteologia e miologia. O desenho de anatomia.
Estrutura e superfície. Modelação e “tramas”.
Análise de desenhos. O vocabulário especifico.


 

Bibliografia Obrigatória

Bammes Gottfried; L. étude du corps humain. ISBN: 2-249-27829-6
Hale Robert Beverly; Master class in figure drawing. ISBN: 0-8230-3014-8
Barcsay Jenõ; Anatomie artistique de l.homme. ISBN: 2-7013-0479-2
Bordes Juan; Historia de las teorías de la figura humana. ISBN: 84-376-2099-6
Hale Robert Beverly; Drawing lessons from the great masters. ISBN: 0-8230-1401-0
Moreaux Arnould; Anatomie artistique de l.homme
Tavares Eduardo; Anatomia artística
BAMMES, Gottfried ; Die gestalt des Menschen.
HAMPTON, M; Figure drawing. Design and invention

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 126 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
68 Horas de Contacto Semestral (HCS)(± 15 aulas 4h/s), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (58h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos. 
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 70,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação a, no minimo, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.

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