Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > APII

Atelier II - Pintura

Código: APII     Sigla: APII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Pintura

Ocorrência: 2015/2016 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 27 Plano de estudos oficial 2011 3 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Alicerçada no estudo da teoria e da história da Pintura, e do trabalho prático de Pintura desenvolvido nos anos precedentes, pretender-se-á que cada estudante desenvolva competências de organização e de iniciativa ao nível da formulação de projectos de investigação. Em sintonia com preocupações tecnológicas, a cadeira de Atelier II, Pintura, ambiciona adequar um suposto modelo tradicional do ensino das Belas-Artes com as exigências da situação artística contemporânea. A cadeira, de carácter teórico-prático, apresenta como estratégia cientifico-pedagógica a possibilidade de construção de autonomia projectual do discente, por via de uma abordagem entre o pensar e o fazer, entre o projecto e o processo, entre a reflexão crítica e o resultado, procurando assim facultar os instrumentos indispensáveis para a compreensão dos territórios da prática artística contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir conhecimentos específicos sobre técnicas de pintura, a sua correcta utilização e aplicação, e estimular a investigação teorica prática dentro do ambito da pintura.

Aprofundar conhecimentos já adquiridos na área da pintura em anos curriculares anteriores, especificando o desenvolvimento do fazer laboratorial e metodológico dos mesmos, acrescentando a componente do desenvolvimento de um projecto pictorico individual - preparando o discente para uma maior autonomização a nivel prático e conceptual.

Estimular um caracter de experimentação em novas tecnologias pictóricas, e o modo de pensar e agir sobre a dicotomia teorico-pratica de um projecto pictorico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos na cadeira de Atelier II, Pintura, baseiam-se no estudo e estado da organização pictural, procurando desenvolver no discente reflexões acerca de uma prática da pictórica actual, fundamentada e contextualizada, através de noções da adequação entre qualidade e quantidade, adequação de escala e suporte e materiais, numa matriz entre a razão e a criatividade. Procura-se também desenvolver um contexto rigoroso para a formulação de um projecto de investigação que possibilite o desenvolvimento de conhecimentos adquiridos com competências estéticas e criativas, consubstanciando-se assim níveis de apurado desenvolvimento integrado das linguagens plásticas nos vários domínios da representatividade. Esta unidade curricular tem também como objectivo fazer ampliar os fundamentos tecnológicos e oficinais básicos dentro da pintura, numa segura aquisição de níveis de consciência dos mecanismos da criação plástica, procurando uma sedimentação de conhecimentos teóricos e práticos susceptíveis de organizarem conhecimento e discurso, desenvolvimento de estratégias de análise e de síntese, reflexão sobre a natureza especulativa da investigação, e estimular a necessidade efectiva de se pensar e fazer a arte, enquanto exercício de permanente invenção e redescoberta.

Bibliografia Obrigatória

Ray Smith; Manual Prático do Artista, , Civilização Editores, 2006. ISBN: 989-550-125-0
Sabino Isabel; A pintura depois da pintura
Mayer Ralph; The^artist.s handbook of materials and techniques. ISBN: 0-571-11693-0
Johannes Meinhardt; abstracção depois da abstracção , Fundação Serralves, 2005
Schwabsky, Barry; Vitamin P: New Perspectives in Painting, , Phaidon Press, 2002. ISBN: ISBN-13: 978-0714842462.

Observações Bibliográficas

Devido ao carácter particular da disciplina, torna-se difícil a sugestão de uma bibliografia principal, e esta será indicada pelos docentes de acordo com o trabalho individual de cada estudante.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular de Atelier II, Pintura, pretende impulsionar o entendimento de uma epistemologia própria para a investigação no âmbito da Pintura, privilegiando a experimentação, a investigação, e a produção de conhecimento dentro do ensino da pintura. A metodologia de ensino na cadeira de Atelier II Pintura, devido à sua própria natureza, está implicitamente relacionada com a permanente reflexão teórica e prática do pensar e do fazer oficinal no atelier, pelo que privilegia um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno, desse modo adoptando-se o princípio de um ensino directo, com a presença, efectiva, de todos os intervenientes no processo educativo, docente e discentes, no espaço de aula como espaço de dinâmica pedagógica, como espaço de afirmação das aprendizagens individuais e colectivas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será contínua, porém existirão dois momentos de avaliação periódica estando definidos de acordo com a calendarização proposta pela Faculdade. A primeira avaliação é de carácter informativo, sendo a avaliação final de carácter vinculativo. Ambas as avaliações são quantitativas. Na avaliação final, serão contabilizáveis os seguintes itens: Assiduidade, participação e capacidade autocrítica – 10 % Exercícios obrigatórios - Capacidades técnicas, criatividade, resolução proposta – 25% Banco de imagens – 5% Proposta – 10% Desenvolvimento e concretização da proposta – 40% Relatório final – 10% É fundamental os trabalhos dos discentes serem efectuados no Atelier, na Faculdade durante e fora do período da aula. É obrigatório o cumprimento de um mínimo de 75% das aulas. O programa contará primeiramente com a realização de exercícios pictóricos obrigatórios para todos os discentes, servindo estes como avaliação de competências técnicas e interpretativas e procurando o desenvolvimento do discente para a obtenção de aptidões teórico-práticas na concretização do projecto pictórico individual. Seguidamente o programa focar-se-á no desenvolvimento das propostas individuais dos discentes, na sua aplicação prática e conceptual, e progressivo aperfeiçoamento. Tendo esta disciplina o carácter teórico-prático haverá também lugar a exercícios de avaliação de conhecimentos no âmbito da pintura e a sua aplicação critica, através da discussão e debate em contextos específicos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 12:15:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias