Código: | TII211 | Sigla: | TII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://pureprint.fba.up.pt/?page_id=116 |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 34 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
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Entendimento das fronteiras da auto edição, interdisciplinaridade implícita e seus recursos tecnológicos de produção. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.
Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal e metodológica de um espectro de procedimentos gráficos e capacidade em implementar ideias de crescente grau de complexidade e inovação.
Compreensão do contexto histórico, social e técnico da gravura num campo expandido. Estudantes consolidam métodos de documentação dos projectos com variados tipos de pesquisa(ensaística, tecnológica, artística).
Capacidade em trabalhar numa oficina de Gravura
. Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original
Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.
Capacidade em lidar com informação tecnológica complexa de forma clara, proporcionada e crítica, sobretudo no que respeito a matérias relativas ao suporte, preparação, maquetizacao do objeto gráfico
Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados as necessidades individuais de projeto Conhecimento e versatilidade na utilização dos meios e das técnicas da impressão
Introdução às hipóteses técnicas fundamentais da impressão, a partir de demonstrações e posterior experimentação com base em ensaios de índole individual ou coletiva.
As apresentações teórico-práticas procedem a uma identificação das componentes tecnológicas(suportes, meios, métodos, práticas) com a identificação dos processos mais adequados e possíveis variantes para os diversos processos de impressão. A compreensão das possibilidades artísticas e de aplicação realiza-se com o acolhimento a investigadores convidados, integrados no espaço da aula, e tendo por proveniência o encontro internacional de gravura PURE PRINT ELEMENTS . Todo o modulo expositivo compreende ainda apresentações teóricas sobre a origem e desenvolvimento do campo de atuação da gravura
Introdução aos princípios tecnológicos estruturantes das técnicas de relevo e serigrafia
Identificação de meios e suportes de produção relativos a contextos de criação em oficina de gravura.
Tintas, tintagem e limpezas papéis e suportes, prensas, prelos e outros equipamentos de impressão. Procedimentos de impressão (as etapas): preparação de matrizes; preparação de tintas; métodos de registo; ferramentas de tintagem; provas e métodos de secagem.
Técnicas de transferência de desenho.
Técnicas de gravação: matrizes e ferramentas; técnicas de entalhe; técnicas manuais e mecânicas. Preparação e manutenção de ferramentas.
Técnicas de matriz subtrativa e aditiva.
Impressão em pequeno formato e ensaio sobre grande formato. Técnicas de registo. Técnicas de Impressão manual e mecânica.
Técnicas de matriz única e matrizes múltiplas. Técnicas de recorte e encaixe.
Técnicas de stencil. Processo de máscaras de papel, método direto. Processo fotomecânico. Processos de monoimpressão
A abordagem à multiplicidade de procedimentos incorporados na tradição da gravura original, é realizada através do exercício pratico e sua consolidação através da realização de múltiplos de arte em projectos individuais e coletivos.
(conteúdos programáticos)
Aulas teórico práticas de apresentação e análise de procedimentos tecnológicos.
Sessões demonstrativas conduzidas em estrito cumprimento de guiões tecnológicos.
Sessões de aprofundamento da prática implicada a partir das hipóteses técnicas apresentadas e já testadas e daquelas que surgem de uma exploração individual dos enunciados.
Sessões colectivas de exposição, apresentação, análise, discussão e convites a gravadores para exporem experiências ou trabalhos e visitas de estudo.
Ações tutorais de orientação e crítica colectiva e individual aos diferentes tipos de investigação produzidos.
Consultas aos seus arquivos, troca de experiências com apresentação de trabalhos em curso. Apresentação, discussão e concretização de um projeto individual de investigação que visa a auto edição.
Apresentação individual do trabalho, relatório e documentação do projecto com reflexão sobre temas comuns, autores, metodologias aplicados.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Cumprimento integral do plano de trabalhos proposto, de acordo com os objectivos da unidade curricular.
A avaliação centra-se na observação do desempenho de cada estudante face aos objectivos do programa e perante o resultado face aos exercícios propostos. Estes são inseridos em:
Projecto com temática transversal ao grupo, acompanhado por um registo documental apropriado para posterior divulgação.
Ensaios experimentais mantidos em paralelo com obrigatoriedade de conclusão de 8 trabalhos editados de pequeno e grande format
o(edição de 5 exemplares).
Consideram-se ainda os seguintes parâmetros:
Assiduidade e acompanhamento a todas as demonstrações organizadas
Capacidade em trabalhar e rentabilizar o espaço oficinal disponível
Envolvimento com a prática da Gravura num sentido experimental e oficinal
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original
Originalidade e qualidade das provas produzidas
Capacidade de contextualização e posicionamento da produção gráfica no próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.
Produção de portfolio de gravuras constituido por um mínimo de 8 trabalhos de pequeno e grande formato e edição de 5 exemplares
Mediante frequência da unidade curricular no ano lectivo seguinte.