Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > TC500

Têxteis Construídos

Código: TC500     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 31 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Ribeiro Rosas Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Rute Ribeiro Rosas 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na Unidade Curricular Têxteis Construídos pretende-se a exploração do universo do têxtil - matérias, meios e ferramentas – como mais uma possibilidade de expressão técnico/artística na formalização plástica. Ensaiar modelos e estruturas de criação, individuais e em equipa. Investigar, organizar, planear e projetar. Gerir criticamente as diferentes fases do trabalho dependendo dos resultados pretendidos. Ter capacidade de cooperar em esquemas de realização individuais e/ou de grupo. Ter capacidade de compreender e adaptar as matérias, meios, ferramentas e processos aos resultados desejados. Racionalizar a dimensão transversal das diferentes disciplinas do curso, autonomia e capacidade de reflexão critica.

Resultados de aprendizagem e competências

No âmbito da UC, o estudante deverá ser capaz de projetar, ensair/experimentar, testar e expor os procedimentos que mais se adequem à concretização dos seus projetos, sendo valorizados quer os processos como os resultados obtidos - conforme o programa e objetivos enunciados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É relevante existirem conhecimentos prévios

Programa

A unidade curricular pretende implementar a investigação consecutada em projectos tridimensionais sustentados na aplicação do têxtil enquanto expressão plástica, prestando especial atenção à utilização dos processos e matérias desta natureza na arte contemporânea. É igualmente pressuposto sensibilizar para as condições críticas e contextuais do processo têxtil aplicado artisticamente. Como objectivos a unidade curricular propõe-se aprofundar o conhecimento de matérias e tecnologias que envolvem o têxtil, nomeadamente no que respeita à sua utilização tridimensionalmente construida na elaboração e concretização de projectos individuais dos discentes, em paralelo com o aprofundar do conhecimento histórico e artístico da área, tanto da evolução das matérias e das técnicas como da produção artística com ela relacionada. O estabelecimento de protocolos com parceiros externos à Faculdade, nomeadamente com a outras instituições de ensino como a ESSR, prevê o contacto com tecnologias avançadas da área, onde serão realizadas aulas em parceria e com apoio técnico especializado.

Bibliografia Obrigatória

Jefferies Janis 080; Contemporary textiles. ISBN: 978-1-906155-29-2
Scott Jac; Textile perspectives in mixed-media sculpture. ISBN: 1-86126-578-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Construção e desenvolvimento de um diário de bordo que enuncie e apresente quer as informações fornecidas nas aulas, como as investigações realizadas, como o desenvolvimento dos trabalhos realizados. - Aulas de apresentação, exposição e debate acerca de diversos Artistas e Obras nas suas mais diversas formas de abordagem que utilizam o Textil com meio priveligiado de expressão artística - Realização de relatórios de aula - visitas a oficinas e ateliers (previstas). - Apresentação e Desenvolvimento de propostas de trabalho.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 92,00
Total: 92,00

Obtenção de frequência

Pela presença assídua e participação nas aulas; Pela análise e avaliação dos objetivos e competências através dos processos e resultados decorrentes dos trabalhos propostos; Pelo empenho, desenvolvimento e capacidade de exposição das ideias, capacidade de colaboração e diálogo.

Pelo cumprimento do programa com classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

30% presença/assiduidade e participação activa nos trabalhos 50% processos e resultados das propostas 20% relatórios e diário de bordo.

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano letivo seguinte.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-21 às 16:23:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais