Código: | PCS500 | Sigla: | PCS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 8 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
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Promover o confronto com as matérias através de práticas escultóricas de caráter Subtrativo, Aditivo e Construtivo, descobrindo as diferenças conceptuais na aplicação dos diversos processos técnicos implicados.
Entender a relação de um processo técnico específico de transformação da matéria com a linguagem plástica e expressiva obtida com o trabalho final.
Estar familiarizado com metodologias e processos de realização da escultura, conhecer as características físicas e mecânicas do materiais, ter disponibilidade para experimentar novos processos tecnológicos e ter capacidade para concretizar os projetos enunciados.
Consolidar o saber da tecnologia ou das tecnologias envolvidas no desenvolvimento dos projetos enunciados, potenciando uma linguagem formal individual.
Conhecer as mudanças tecnológicas e seus consequentes processos no contexto histórico, compreendendo as suas implicações nos diferentes resultados do objeto escultórico.
1. As matérias
1.1. O metal
1.2. A madeira
1.3. A pedra
2. O Processo Subtrativo
2.1. Estrutura física e mecânica das matérias com vocação subtrativa
2.2.O talhe, a fratura, o seccionamento e outros processos subtrativos
2.3. Modulação e deformação de uma secção de corte
2.4. Tratamento de superfícies, por desgaste
2.5. O processo e a sua relação com a volumetria
3 O Processo Construtivo
3.1. Estrutura física e mecânica das matérias com vocação construtiva
3.2. Volumetrias processadas por aglutinação, associação, justaposição
construção e assemblagem;
3.3. Modelação
3.4. O processo na relação da forma com os componentes volumétricos
4. Forma edificada/construída e corpo
4.1. Noção de escala e a noção de proporção
4.2. A expansão de um volume no espaço
4.3. A relação do interior com o exterior
4.4. A potencialidade sensorial e táctil de um material
5. Casos Estudo
As horas de trabalho do 2º Semestre nesta Unidade Curricular são organizadas da seguinte forma:
Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
As aulas teóricas caracterizam-se pela apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
As aulas teórico-práticas destinam-se:
À concretização, desenvolvimento e exploração dos conteúdos e dos exercícios;
À análise, à crítica e à avaliação conjunta dos resultados obtidos.
As restantes HTS são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina, a participação em seminários, workshops, assim como outras atividades que possam convergir para o apoio ao desenvolvimento dos objetivos desta Unidade Curricular.
Neste contexto, a cada discente, é também solicitada a organização de um diário de registo do trabalho desenvolvido durante todo o Semestre, em suporte papel e em suporte digital.
Os alunos que assim o desejarem, poderão ainda, produzir um diário objeto, que supere a sua dimensão documental e se constitua como um complemento aos trabalhos e projetos desenvolvidos na Unidade Curricular.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação é contínua sem prejuízo de combinação com outras modalidades de avaliação.
A presença assídua às aulas deve assegurar informação qualitativa e quantitativa a qualquer momento, independentemente dos períodos fixados para a avaliação.
A docente fará um registo de presenças de cada aluno.
A informação qualitativa e quantitativa referida é assegurada através do desenvolvimento regular dos trabalhos práticos e do respetivo enquadramento de reflexão teórica bem como da sua discussão.
São fatores de avaliação/classificação final: a participação efetiva presencial do aluno(a) nos espaços de aula/oficina; o desempenho e a capacidade de concretização ao nível da técnica; a capacidade de experimentação e de abertura para o risco; a qualidade do trabalho concluído; o diário de registo do trabalho desenvolvido durante todo o Semestre, em suporte papel e em suporte digital; a investigação e o desenvolvimento dos conteúdos teóricos.
A obtenção de frequência é obtida a com classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Frequência assídua e cumprimento do estabelecido no Programa da UC.
Os alunos poderão optar pelo desenvolvimento de um exercício único ou de vários exercícios a partir do qual ou a partir dos quais possam trabalhar as práticas escultóricas de caráter Subtrativo, Aditivo e Construtivo, descobrindo as diferenças conceptuais na aplicação dos diversos processos técnicos implicados, tendo em conta a vocação formal das matérias e dos materiais, assim como o conceito de escala.
No caso dos alunos que optem por um único exercício, devem os mesmos, nesse trabalho desenvolver questões relativas às matérias e materiais de índole subtrativa ou às matérias e materiais de índole aditiva, aos conceitos de construção e assemblagem. Em ambos os casos, a noção de escala deve ser trabalhada.
Todos os discentes realizarão um pequeno trabalho/texto de reflexão que através das suas motivações, projeto(s) desenvolvido(s) e resultados obtidos, possa demonstrar de que forma a unidade curricular se desenvolveu e eventualmente respondeu às suas expectativas.
De acordo com o regulamento
Sob frequência da UC no ano seguinte.
O atendimento aos alunos será à quinta-feira das 18h às 20h, no Pavilhão de Madeira, ou noutros locais que se verifiquem oportunos, de acordo com os espaços nos quais os trabalhos se venham a desenvolver e sob combinação prévia.
Para além da presente bibliografia, serão facultados e entregues em complementaridade, mais títulos de obras durante o decurso das aulas, de forma a responder às necessidades específicas de apoio ao desenvolvimento dos trabalhos individuais de cada aluno.
Parte dos livros e documentos mencionados e a utilizar estão digitalizados e podem ser solicitados na Biblioteca da FBA-UP, no âmbito da Unidade Curricular de Processos Construtivos e subtrativos.