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Animação II

Código: AII500     Sigla: AII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 19 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4
DC 14 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Vitor António dos Reis de Almeida 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprofundamento na prática e história do cinema de animação - nível II. Concepção e realização de uma curta-metragem em animação. Iniciação ao cinema de animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme - narrativa, imaginário, personagens, e expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose. Elaboração de story-boards, animatics e mapas de programação. História e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas. As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário. Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção de animação: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Para além de aulas de carácter o estudante irá realizar um projecto de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso do cinema e video animado. 1. Concepção e realização. Organização da pré-produção, produção e pós-produção. Aspectos essenciais da expressão animada: metamorfose, movimento, tempo. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos. Filmagem em stop motion ou frame a frame: animação de sombras em silhuetas, areia, recortes, plasticina, desenho, pixilação, rotoscopia, etc. Registo e tratamento sonoro. Edição video e audio. 3. Análise do video e do cinema. Metamorfose. Plano e continuidade. Cenografia e iluminação. Montagem. Pontuação. Estrutura narrativa (paralela, em mosaico, linear e não-linear, sincrónica e assincrónica). 4. Introdução à história da animação em video e cinema. Visionamento e análise de diferentes técnicas de filmes de animação. A experiência da imagem-movimento e a experiência da imagem-tempo. A narrativa visual e a narrativa sonora. O imaginário fílmico e a expressão animada.

Bibliografia Obrigatória

ARIJON, Daniel; Grammar of the film language, Silman-James Press, 1976
Gilbert, Wayne; Simplified Drawing for Planning Animation, Anamie, 1999
Purves, Barry J.C.; Stop Motion: Passion, Process and Performance, Focal Press, 2007
White, Tony; Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator, Focal Press, 2006
White, Tony; How to Make Animated Films: Tony White's Complete Masterclass on the Traditional Principals of Animation, Focal Press, 2009
Williams, Richard; The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet, Faber & Faber, 2002
Wright, Jean Ann; Animation Writing and Development: From Script Development to Pitch, Focal Press, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas de introdução à gramática e história da animação. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de animação: filmagem, escrita fílmica, edição, realização e produção.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção dos trabalhos propostos.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.

Observações

O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular e de carácter artístico.

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