Código: | MTT211 | Sigla: | MTT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Escultura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 25 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
O curso “Os meios e técnicas de tridimensionalidade” pretende a aprendizagem de utilização de ferramentas digitais 3D na criação, representação e maquetização no processo da criação plástica.
Criação: Utilização de ferramentas 3D na modelação e conceção de objetos tridimensionais. Ficar familiar com vários conceitos de geometrias.
Representação: Projeção perspetiva de objetos 3D dentro de um espaço real ou dentro de um ambiente / paisagem virtual.
Maquetização: Produção de uma maqueta a partir de uma geometria virtual
No centro do programa não está a aprendizagem de um software 3D mas antes a experimentação desta tecnologia num caso concreto desenvolvido pelos alunos. A experiência deve criar um conhecimento básico na aplicação desta tecnologia que serve para ter capacidade de aprofundamento autodidata de qualquer software 3D.
Além de ter alguma experiência em modelação plástica os alunos devem ter conhecimentos básicos em edição de imagem (bitmaps) e desenho vetorial.
1. Criação de grupos de trabalho
2. Levantamento fotográfico e cartográfico de um lugar público para uma intervenção artística
3. Desenvolver uma ideia plástica (tridimensional) para o local escolhido
4. Modelação virtual do objeto tridimensional
5. Implantação em perspetiva da maqueta virtual no espaço real (tecnologia cam points)
6. Visita do atelier do maquetista Manuel Gaspar
Paralelamente: Introdução no conceito de programas 3D com o exemplo de 3D Studio Max
1. Apresentação da interface e das ferramentas principais
2. Conceitos de modelação no espaço virtual
3. Aplicação de estruturas e materiais
4. Utilização de luzes e câmaras
5. Tecnologia de rendering
6. Criação de perspetivas da geometria virtual no espaço real (tecnologia cam points)
7. Introdução ao mundo da animação
Trabalho em grupo. Os grupos devem desenvolver uma proposta em discussão coletiva e organizar a divisão das tarefas do projeto em autogestão. O objectivo é otimizar os recursos e sinergias de cada equipa.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Trabalho laboratorial | 121,50 |
Total: | 121,50 |
Avaliação distribuída sem exame final, correspondendo 30% da nota final às actividades desenvolvidas durante as aulas e 70% aos projectos.