Código: | D201 | Sigla: | DII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://d2fbaup.wordpress.com/ |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 67 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 7,5 | 96 | 202,5 |
DC | 61 | Licenciatura em Design de Comunicação | 2 | - | 7,5 | 96 | 202,5 |
Introduzir e aprofundar competências técnicas e processuais no âmbito do desenho, que ampliem as capacidades expressivas e comunicativas de cada estudante.
Consolidar a coordenação olhar-gesto nas representações do real.
Iniciar o confronto crítico com o universo histórico e funcional das imagens e processos de desenho.
Situar a relação entre perceção visual e perceção háptica como base operativa do desenho.
Compreender e usar o desenho como processo de hipótese e correcção.
Estimular o uso do desenho como instrumento privilegiado na mediação da realidade visível e conceptual.
Desenvolver competências que potenciem uma aprendizagem contínua e a gestão autónoma do trabalho.
Capacidade em lidar com informação visual complexa de forma clara e crítica, sobretudo em assuntos de natureza espacial, anatómica e cénica.
Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados ao trabalho em curso.
Conhecimento e capacidade de experimentação dos meios e das técnicas do desenho.
Familiaridade com regimes gráficos de natureza diversa, da abordagem caligráfica à taxonómica.
Capacidade de relacionar o saber adquirido, a história, os modos do desenho, e as expectativas individuais.
O Desenho II destina-se a consolidar nos estudantes o uso do desenho como instrumento de mediação da realidade visível e conceptual, aprofundando os aspetos expressivos da relação entre perceção e representação. O seu programa procura dotar o estudante de estratégias de observação, expressão e comunicação pelo desenho, tendo em vista a sua adaptação individual aos diversos campos de ação e interesses com que se venham a confrontar. O programa está organizado em duas partes, numa progressiva articulação entre a dimensão expressiva e comunicativa do desenho:
PRIMEIRA PARTE - INSTRUMENTALIDADE E EXPRESSÃO
Pensar e agir pelo desenho - Análise e experimentação em torno dos instrumentos, processos e comportamentos gestuais do desenho.
Perceção e representação do movimento – O Desenho em tempo real; intensidade, amplitude, velocidade e frequência do gesto na representação da ação;
A relação corpo e espaço – Introdução à miologia; da disposição cénica do corpo à representação do espaço cénico.
Tonalidade e expressão na caracterização de objetos e espaço - Desenho de luz e com luz.
Materiais e meios do desenho - Propriedades abrasivas e fluídas da matéria gráfica; suportes e espaços de atuação; apropriação, desvio e invenção dos meios.
Processos e atitudes: o desenho como variante, arrependimento e reserva
SEGUNDA PARTE – O DESENHO COMO COMUNICAÇÃO
Estratégias do desenho de reportagem: o desenho como reconhecimento, registo e organização narrativa.
Articulações entre a imagem gráfica, a imagem impressa e a imagem projetada.
Estratégias comunicativas do desenho - da abordagem caligráfica à abordagem taxonómica.
Ensino Teórico Prático, composto por:
Sessões teóricas e visuais de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos apresentados pelo docente oportunamente, em trabalho de aula e trabalho de campo, ambos de caracter presencial.
Análise, discussão e avaliação dos resultados obtidos.
Desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos em trabalho complementar, a realizar nas horas de trabalho sem contato com o docente.
Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para os conteúdos da UC, estando ainda aberta à participação em semináriose oficinas específicas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | |
Trabalho de campo | |
Total: | 0,00 |
A frequência é obtida mediante o cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho apresentado pelos docentes, ao nível do trabalho de aula e complementar, na demonstração dos objectivos e resultados de aprendizagem. Sendo uma UC de carácter presencial, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação mínima em 75% das aulas dadas.
A classificação final respeita os seguintes itens de uma forma global, adaptada ao contexto de aprendizagem no qual cada estudante desenvolve o seu trabalho:
- Cumprimento dos objectivos da disciplina e resultados da aprendizagem.
- Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho apresentado, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
- Capacidade de observar e entender no domínio dos diferentes modos do desenho e dos meios de representação.
- Conhecimento do património histórico do desenho.
- Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
- Envolvimento, iniciativa e capacidade de produção.
- Capacidade de reflexão e autocrítica.
- Assiduidade e pontualidade.
Mediante frequência do ano lectivo seguinte
BIBLIOGRAFIA
CARNEIRO, Alberto; TÁVORA, Fernando; MORENO, Joaquim (2002). Desenho Projecto de Desenho (cat. exp.) Porto: Museu Nacional Soares dos Reis, 18 de Maio – 30 de Junho de 2002.
COZENS, Alexander ([1785] 1977). A New Method of Landscape. London: Paddington Press.
GOLDSTEIN, Nathan (1999). The Art of Responsive Drawing. 5º Edição. New Jersey, Prentice-Hall.
MASSIRONI, Manfredo (2002). The Psychology of Graphic Images – Seeing, Drawing, Communicating. Tradução de Nicola Bruno. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. MOLINA, Juan José Gómez (ed.) (1999) Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporâneo. Madrid: Cátedra. MOLINA, Juan José Gómez (ed.) (2007). La Representación de la Representación - Danza, Teatro, Cine, Música. Madrid: Cátedra.
ROSAND, David (2002). Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation. Cambridge: Cambridge University Press. SALE, Tell; BETTI, Claudia (2004). Drawing – A Contemporary Aproach. 5ª Edição. Belmont: Thomson.
TAVARES, Eduardo (1994). Anatomia Artística: construção plástica do corpo humano. Porto: Asa.
TOFANI, A.M. Petrioli; RODINÓ, S.P. Valenti; SCIOLLA, G. Carlo (1991). Drawing - Forms, techniques, meanings. Milano: Silvana Editoriale.
WATROUS, James (2006). The Draft of Old Master Drawings. Madison: University of Wisconsin Press.
MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack (2011). Drawing Projects – An exploration on the language of drawing. London: Black Dog Publishing.
(Nota: outros recursos bibliográficos/icónicos serão fornecidos através das plataformas on-line)