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Desenho II

Código: D201     Sigla: DII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://d2fbaup.wordpress.com/
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 67 Plano de estudos oficial 2011 2 - 7,5 96 202,5
DC 61 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 7,5 96 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introduzir e aprofundar competências técnicas e processuais no âmbito do desenho, que ampliem as capacidades expressivas e comunicativas de cada estudante.

Consolidar a coordenação olhar-gesto nas representações do real.

Iniciar o confronto crítico com o universo histórico e funcional das imagens e processos de desenho.

Situar a relação entre perceção visual e perceção háptica como base operativa do desenho.

Compreender e usar o desenho como processo de hipótese e correcção.

Estimular o uso do desenho como instrumento privilegiado na mediação da realidade visível e conceptual.

Desenvolver competências que potenciem uma aprendizagem contínua e a gestão autónoma do trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade em lidar com informação visual complexa de forma clara e crítica, sobretudo em assuntos de natureza espacial, anatómica e cénica.

Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e estratégias adequados ao trabalho em curso.

Conhecimento e capacidade de experimentação dos meios e das técnicas do desenho.

Familiaridade com regimes gráficos de natureza diversa, da abordagem caligráfica à taxonómica.

Capacidade de relacionar o saber adquirido, a história, os modos do desenho, e as expectativas individuais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência da UC Desenho I.
Demonstração de conhecimentos de conteúdo e nível similar ao programa de Desenho I.

Programa

O Desenho II destina-se a consolidar nos estudantes o uso do desenho como instrumento de mediação da realidade visível e conceptual, aprofundando os aspetos expressivos da relação entre perceção e representação. O seu programa procura dotar o estudante de estratégias de observação, expressão e comunicação pelo desenho, tendo em vista a sua adaptação individual aos diversos campos de ação e interesses com que se venham a confrontar. O programa está organizado em duas partes, numa progressiva articulação entre a dimensão expressiva e comunicativa do desenho:

 

PRIMEIRA PARTE - INSTRUMENTALIDADE E EXPRESSÃO

Pensar e agir pelo desenho - Análise e experimentação em torno dos instrumentos, processos e comportamentos gestuais do desenho.

Perceção e representação do movimento – O Desenho em tempo real; intensidade, amplitude, velocidade e frequência do gesto na representação da ação;

A relação corpo e espaço – Introdução à miologia; da disposição cénica do corpo à representação do espaço cénico.

Tonalidade e expressão na caracterização de objetos e espaço - Desenho de luz e com luz.

Materiais e meios do desenho - Propriedades abrasivas e fluídas da matéria gráfica; suportes e espaços de atuação; apropriação, desvio e invenção dos meios.

Processos e atitudes: o desenho como variante, arrependimento e reserva

 

 

SEGUNDA PARTE – O DESENHO COMO COMUNICAÇÃO

Estratégias do desenho de reportagem: o desenho como reconhecimento, registo e organização narrativa.

Articulações entre a imagem gráfica, a imagem impressa e a imagem projetada.

Estratégias comunicativas do desenho - da abordagem caligráfica à abordagem taxonómica.

Bibliografia Obrigatória

Cozens John Robert; A^New method of landscape. ISBN: 0-448-22120-9
Goldstein Nathan; The^art of responsive drawing
Massironi Manfredo; The^Psychology of graphic images. ISBN: 0-8058-2933-4
Gómez Molina Juan José 340; Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Gómez Molina Juan José 340; La^representación de la representación. ISBN: 978-84-376-2425-9
Betti Claudia; Drawing
Portugal Instituto de Arte Contemporânea; Desenho projecto de desenho. ISBN: 972-8560-249
Tavares Eduardo; Anatomia artística
Tofani Annamaria Petrioli 080; Drawing
ROSAND, David ; Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation
WATROUS, James ; The Draft of Old Master Drawings
MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack ; Drawing Projects – An exploration on the language of drawing.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino Teórico Prático, composto por:

Sessões teóricas e visuais de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos apresentados pelo docente oportunamente, em trabalho de aula e trabalho de campo, ambos de caracter presencial.
Análise, discussão e avaliação dos resultados obtidos.

Desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos em trabalho complementar, a realizar nas horas de trabalho sem contato com o docente.

Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para os conteúdos da UC, estando ainda aberta à participação em semináriose oficinas específicas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas
Trabalho de campo
Total: 0,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida mediante o cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho apresentado pelos docentes, ao nível do trabalho de aula e complementar, na demonstração dos objectivos e resultados de aprendizagem. Sendo uma UC de carácter presencial, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação mínima em 75% das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final respeita os seguintes itens de uma forma global, adaptada ao contexto de aprendizagem no qual cada estudante desenvolve o seu trabalho:
- Cumprimento dos objectivos da disciplina e resultados da aprendizagem.
- Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho apresentado, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
- Capacidade de observar e entender no domínio dos diferentes modos do desenho e dos meios de representação.
 - Conhecimento do património histórico do desenho.
- Capacidade de organização e sistematização do trabalho.

- Envolvimento, iniciativa e capacidade de produção.
- Capacidade de reflexão e autocrítica.
- Assiduidade e pontualidade.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte

Observações

BIBLIOGRAFIA
CARNEIRO, Alberto; TÁVORA, Fernando; MORENO, Joaquim (2002). Desenho Projecto de Desenho (cat. exp.) Porto: Museu Nacional Soares dos Reis, 18 de Maio – 30 de Junho de 2002.
COZENS, Alexander ([1785] 1977). A New Method of Landscape. London: Paddington Press.
GOLDSTEIN, Nathan (1999). The Art of Responsive Drawing. 5º Edição. New Jersey, Prentice-Hall.
MASSIRONI, Manfredo (2002). The Psychology of Graphic Images – Seeing, Drawing, Communicating. Tradução de Nicola Bruno. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. MOLINA, Juan José Gómez (ed.) (1999) Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporâneo. Madrid: Cátedra. MOLINA, Juan José Gómez (ed.) (2007). La Representación de la Representación - Danza, Teatro, Cine, Música. Madrid: Cátedra.
ROSAND, David (2002). Drawing Acts: Studies in Graphic Expression and Representation. Cambridge: Cambridge University Press. SALE, Tell; BETTI, Claudia (2004). Drawing – A Contemporary Aproach. 5ª Edição. Belmont: Thomson.
TAVARES, Eduardo (1994). Anatomia Artística: construção plástica do corpo humano. Porto: Asa.
TOFANI, A.M. Petrioli; RODINÓ, S.P. Valenti; SCIOLLA, G. Carlo (1991). Drawing - Forms, techniques, meanings. Milano: Silvana Editoriale.
WATROUS, James (2006). The Draft of Old Master Drawings. Madison: University of Wisconsin Press.
MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack (2011). Drawing Projects – An exploration on the language of drawing. London: Black Dog Publishing.
(Nota: outros recursos bibliográficos/icónicos serão fornecidos através das plataformas on-line)

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