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Atelier I - Pintura

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Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Pintura

Ocorrência: 2015/2016 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 42 Plano de estudos oficial 2011 2 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução: O Atelier de Pintura I desenvolve-se em torno das questões técnicas, estéticas e estilisticas da pintura e dos vários modos de operar nas superfícies. A prática incidirá na pintura de observação directa assim como em exercícios a partir de reproduções de pinturas (de preferência dentro do universo das coleções dos museus nacionais, alargando assim a possibilidade de um contacto com o original ). A sequência das propostas de trabalho terá em atenção um evolutivo grau de complexidade e variedade técnica, desenvolvendo a formação no domínio da linguagem pictórica e a autonomia metodológica e criativa de cada estudante. Em articulação com a UC MTP poderão ser solicitados trabalhos, de teor tecnológico, a realizar na UC acima mencionada. Desenvolver a técnica da pintura aplicada ao retrato, à paisagem natural e urbana, natureza morta e quotidiano, nas suas diferentes matrizes. Desenvolver o espírito crítico e auto-crítico, experimental e inventivo Desenvolver a capacidade expressiva e autoral baseada em conceitos estruturados e fundamentados. Desenvolver capacidades de percepção, memória e articulação de formas.

Resultados de aprendizagem e competências

No processo de aquisição dos conhecimentos específicos da UC cada estudante será capaz de:

-manipular os materiais de modo a garantir a qualidade técnica de efeitos plásticos produzidos (correta mistura de tintas e uso dos pincéis, a adequação da aplicação das tintas nos diferentes suportes, o domínio das transparências e das opacidades das tintas, o efeito claro/escuro, volume e espaço, as cores limpas, etc.) 

- identificar os problemas de cor, forma, espaço, textura, volume, luz, etc. quando confrontado com as especificidades do seu trabalho.

- analisar e refletir acerca de obras pictóricas com as quais tenha contacto direto usando vocabulário próprio.   

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Desenvolver a sensibilidade dos estudantes à dimensão estilística da técnica da pintura, familiarizando-os com o reportório de procedimentos a que a história da pintura deve as suas maiores proezas, manifestadas nos géneros consagrados da pintura narrativa, retrato, paisagem, natureza-morta, mais ou menos realistas, mais ou menos "abstractas." Neste contexto, privilegiar-se-á o óleo, como a mais indicada das técnicas para elucidar pedagogicamente tais realidades, embora considerações várias (envolvendo as idiossincrasias das aprendizagens individuais) possam aconselhar suplementar o óleo com outras técnicas, sobretudo no final do ano letivo. Desenvolver o espírito crítico e auto-crítico, experimental e inventivo
Desenvolver a capacidade expressiva e autoral baseada em conceitos estruturados e fundamentados.
Desenvolver capacidades de percepção, memória e articulação de formas.

 

 

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Doerner Max; Los materiales de pintura y su empleo en el arte
Charles Lock Eastlake; Methods and Materials of Painting of the Great Schools and Masters , Dover fine art, history of art, 2001

Observações Bibliográficas

A extensa

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos são desenvolvidos em sessões práticas nas quais serão resolvidos os problemas de cada exercício. O estudo da pintura a óleo centrar-se-á na realização de cópias a partir de reproduções fotográficas de pinturas, nalguns casos propõe-se um segundo momento, partindo do referencial o estudante desenvolverá um trabalho autoral de diferentes matrizes técnicas, estéticas e estilísticas apelando à sua criatividade e invenção. Nestes trabalhos o estudante deverá defende-los de forma estruturada, oralmente ou por escrito conforme o solicitado. O processo de ensino: a aprendizagem focaliza-se no estudante com acompanhamento individual e directo pelo que se considera fundamental a presença efetiva dos intervenientes. Fomenta-se o desenvolvimento de um espírito reflexivo, crítico e auto-crítico em espaços de debate individual e coletivo sobre os exercícios efectuados, tendo sempre em consideração a promoção da auto-estima dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 288,00
Total: 288,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua, existindo dois momentos de avaliação periódica marcados de acordo com a calendarização proposta pela Faculdade. No primeiro momento a avaliação é de caráter informativo, sendo a avaliação final de caráter vinculativo, sem exame final. A obtenção da aprovação nesta disciplina está sujeita ao cumprimento do pré-requisito de assiduidade com a presença a um mínimo de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tendo em conta os objetivos da UC a classificação resultará da articulação dos seguintes elementos:

60% - Qualidade dos resultados práticos propostos.

30% - Assiduidade e pontualidade articulada com a produtividade dentro do período de contacto.

10% - Tipo de progressão na qualidade dos resultados práticos produzidos ao longo do ano.   

 

 

 

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