Código: | AMI | Sigla: | AMI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Multimédia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 29 | Plano de estudos oficial 2011 | 2 | - | 24 | 288 | 648 |
. Personalizar a aprendizagem e a prática “artística” dos alunos sob condições de interacção (professor/aluno/a); . Aperfeiçoar capacidades técnicas e tecnológicas; . Desenvolver o sentido reflexivo e de análise crítica e auto-crítica; . Desenvolver o domínio das linguagens específicas utilizadas no contexto da produção artística contemporânea; . Dotar os alunos das noções e práticas necessárias à existência de autonomia e decisão estética; . Incutir princípios de investigação tanto prática como teórica.
Como resultado da aprendizagem, baseada em projetos desenvolvidos ao longo do ano, pretende-se que os estudantes adquiram competências na área artes plásticas - multimédia, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos e de produção de conteúdos.
Enquadramento Dado o carácter nuclear da unidade curricular, esta institui-se como local de experimentação privilegiada onde para além do desenvolvimento de ferramentas técnicas conducentes ao resultado plástico desejado, serão testados os conhecimentos teóricos adquiridos pelos discentes nas unidade curriculares que lhe são exteriores no sentido de uma transposição desses conteúdos para as suas preocupações singulares de ordem plástica. A existência de uma articulação forte com as restantes unidades curriculares do curso é, desta forma, necessária a um bom desempenho no âmbito da experimentação plástica que aqui é solicitada. Dado o carácter inicial da unidade curricular esta terá que ser estruturada numa perspectiva dualista, isto é, tentar um equilíbrio, necessário, entre a prática das propostas de trabalho, sem esquecer um forte investimento nas competências várias exigidas ao nível da conceptualização dos projectos bem como da sua componente operativa, e um incentivo a uma resposta em autonomia. O carácter aberto de uma unidade curricular que se propõe como nuclear incute-lhe, também, uma responsabilização ao nível da interacção com o contexto onde se quer integrar: as práticas artísticas contemporâneas, pensadas em termos das problemáticas de alargamento territorial e transdisciplinaridade. Conteúdos . O plano da imagem: a instauração da verticalidade da moldura rectangular; . As possibilidades contemporâneas da imagem no âmbito da narratividade; a contaminação dos territórios; . A interacção entre som e imagem; . A obra instalada, espacialização da imagem, experiência imersiva e hipermedialidade; . Dispositivos ópticos e seus arquétipos, o aparato técnico e a sua ocultação, a condição ilusionista da experiência cinemática; . O “campo expandido” das práticas artísticas contemporâneas.
Discussão com o docente; comentários sobre e comparações entre os trabalhos; intervenções e aulas sobre assuntos específicos suscitados pelo andamento de um trabalho, ou dos trabalhos; prática artística e oficinal. - O trabalho dos alunos decorre durante a presença dos docentes na sala de aula e, também, fora desse horário. - A assiduidade e trabalho de atelier são, também, factores a considerar para o processo de avaliação contínua, expressa informalmente nos comentários dos docentes ao longo do ano (aulas e atendimento). - Os alunos terão que responder a propostas fornecidas pelo docente e que obedecerão a calendarizações previamente definidas e acordadas. - A prática de atelier deverá ser regular e determinada pelo processo de trabalho a desenvolver e cumprimento do plano de trabalho. - No âmbito do respectivo plano de trabalho, os alunos realizarão uma produção de 6 resultados definitivos como resposta às propostas e a apresentar à avaliação final. - Qualquer proposta deve ser equacionada em função da sua viabilidade técnica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
A classificação final resulta da média das classificações obtidas em cada um dos projetos. Em cada projeto são avaliadas as seguintes componentes:
Resultados do projeto (sucesso no cumprimento dos objetivos, grau de inovação, eficácia, qualidade da produção prática e teorica, solução técnica e artistica)
Apresentação e documentação do projeto.
A classificação final pode ainda ser valorizada para a imediatamente superior, pelo resultado obtido na avaliação entre pares.