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História da Arte II

Código: HA102     Sigla: HAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 103 Plano de estudos oficial 2011 1 - 3 34 81
DC 58 Licenciatura em Design de Comunicação 1 - 3 34 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria José Goulão Machado Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria José Goulão Machado 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes. A disciplina cobre o período histórico do Renascimento, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte renascentista, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão. 

Resultados de aprendizagem e competências

A partir de algumas obras maiores, e de outras menos conhecidas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. São essenciais a aquisição de um vocabulário técnico, de conceitos e de conhecimentos básicos fundamentais para o estudo da história da arte, bem como o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de percepção visual e comparativa na análise da obra de arte, enquanto objecto artístico, estético e histórico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A arte do primeiro Renascimento: o Quattrocento. 1.1. Introdução: arte, cultura e política nos séculos XIV e XV. A Itália renascentista. 1.2. A “Arte” no Renascimento italiano. Os diversos usos da obra de arte: religião, magia, política e fruição estética. Arte, artistas e mecenas: os fenómenos de gosto e as escolhas estéticas. 1.3. O “fazer” da arte na Europa do Renascimento: a organização das artes. O desenvolvimento da individualidade do artista: a ideia de progresso, a competição e a emulação, o novo estatuto social do artista. 1.4. O desafio da natureza e a recuperação da Antiguidade Clássica. O Humanismo. Renascimento e globalização. 1.5. O renascer do realismo na Itália de finais da Idade Média: Giotto e a nova linguagem pictórica. 1.6. O retrato e o advento do “Homem do Renascimento”. O Renascimento no Norte da Europa: a nova classe burguesa e o realismo flamengo. 1.7. A pintura italiana do Quattrocento: entre o sagrado e o profano. 1.8. A escultura e as novas necessidades de representação. 1.9. O espaço sagrado: a arquitectura dos locais de devoção. A arte de bem governar: arte e urbanismo nas cidades italianas. 2. O Alto Renascimento 2.1. O novo século. O Alto Renascimento em Roma: a deslocação da cena cultural de Florença para Roma. A Renovatio Romae e o mecenato papal. Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael Sanzio de Urbino. 2.2. O Alto Renascimento em Veneza. As novas formas de expressão artística: a emergência do pictórico e dos valores visuais.

Bibliografia Obrigatória

Ames-Lewis, Frances; Concepts of Beauty in Renaissance Art, Ashgate Publishing, 1998
Ames-Lewis Frances; The^intellectual life of the Early Renaissance artist. ISBN: 0-300-08304-1 45.50
Baxandall, Michael; Painting and Experience in Fifteenth Century Italy, Oxford Paperbacks, 1988
Black, C. F., Greengrass, Mark, et al.; História do Renascimento, Círculo de Leitores, 1996
Brown, Alison; The Renaissance, Longman, 1988
Burckhardt Jacob; A^civilização do renascimento italiano
Burke, Peter; The Italian Renaissance – Culture and Society in Italy, Princeton University Press, 1986
Davies, Glyn e Kennedy, Kirstin; Medieval and Renaissance Art: People and Possessions, Victoria & Albert Publishing, 2009
Delumeau Jean; La^civilisation de la renaissance
Frontisi, Claude; Historia visual del arte, Larousse, 2005
Goldthwaite, Richard A.; Wealth and the Demand for Art in Italy, 1300-1600, Johns Hopkins University Press, 1995
Gombrich E. H.; A história da arte
Gowing, Sir Lawrence; A History of Art, Grange Books, 1999
Hale J.R. 300; Enciclopedia de renacimiento italiano. ISBN: 84-206-5219-9
Harbison, Craig; The Mirror of the Artist – Northern Renaissance Art in its Historical Context, Prentice Hall, 1996
Hartt Frederick; Art. ISBN: 0-8109-1884-6
Hockney, David; Secret Knowledge - Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters, Studio, 2006
Honour Hugh; Historia mundial del arte. ISBN: 84-460-2092-0
Huyghe René; A arte e a alma
Johnson Geraldine A.; Renaissance Art. ISBN: 0-19-280354-9
Johnson, P.; The Renaissance, 2000
Kemp, Martin; História da Arte no Ocidente, Verbo, 2006
Kemp Martin; Behind the picture. ISBN: 0-300-07195-7
Kemp Martin 340; The Oxford history of western art. ISBN: 0-19-860012-7
King Margaret L.; The^renaissance in Europe. ISBN: 1-85669-374-0 26.00
Kristeller, Paul Oskar; Renaissance Thought and the Arts, Princeton University Press, 1990
Nieto Alcaide Victor; El Renacimiento. ISBN: 84-7090-108-7
Olson, Roberta J. M.; The Biography of the Object in Late Medieval and Renaissance Italy, Blackwell Publishers, 2006
Harbison Craig; Jan Van Eyck. ISBN: 0-948462-79-5
Omalley, M.; The Business of Art: Contracts and the Commissioning Process in Renaissance Italy, Yale University Press, 2005
Richardson, Carol M.; Franklin, Michael W.; Woods, Kim ; Renaissance Art Reconsidered – An Anthology of Primary Sources, Blackwell Publishing, 2006
Onians John; Atlas mundial del arte. ISBN: 84-9801-040-3
Smith, Jeffrey Chipps; The Northern Renaissance, Phaidon Press, 2004
Steer John; Atlas de l.art occidental. ISBN: 2-850-88-132-5
Stokstad Marilyn; Art history. ISBN: 0-8109-1960-5
Tinagli, Paola; Women in Italian Renaissance Art - Gender, Representation, Identity, Manchester University Press, 1997
Vasari Giorgio; Las vidas de los más excelentes arquitectos, pintores y escultores italianos desde Cimabue a nuestr. ISBN: 84-309-3218-6
Vigarello, Georges; Historia del cuerpo, vol. I, Del Renacimiento al Siglo de las Luces, Taurus, 2005
Welch Evelyn; Art in Renaissance. ISBN: 0-19-284279-X
Welch Evelyn; Art and society in Italy. ISBN: 0-19-284203-X
Welch, Evelyn; Shopping in the Renaissance: Consumer Cultures in Italy, 1400-1600, Yale University Press, 2005
Woods, K. W.; Making Renaissance Art: Renaissance Art Reconsidered, Yale University Press, 2006
Woods, K. W.; Viewing Renaissance Art, Yale University Press, 2007

Observações Bibliográficas

Nota: infelizmente, devido a cortes orçamentais, nem toda a bibliografia se encontra disponível na Biblioteca da FBAUP. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual, de acordo com a especificidade da Unidade Curricular em causa. Os estudantes devem acompanhar sistematicamente as aulas e consultar a bibliografia disponível em cada sumário, que complementa e desenvolve a informação ministrada. As leituras e pesquisas individuais consideram-se parte fundamental do processo de aprendizagem.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 56,00

Obtenção de frequência

O cumprimento da assiduidade por parte dos alunos será verificado em todas as aulas através de um registo de presenças, que se destina a fins estatísticos e de controlo interno. Atendendo às condições concretas de funcionamento desta Unidade Curricular (um elevadíssimo número de estudantes inscritos e uma única docente, o que dificulta um controlo rigoroso das presenças e a exclusão dos estudantes não-cumpridores), a assiduidade, embora muito importante, não constitui um pré-requisito para a avaliação. Não obstante, considera-se imprescindível a presença dos estudantes nas aulas, dado que a realização da prova final pressupõe o conhecimento aprofundado dos conteúdos ministrados e discutidos semanalmente.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à classificação obtida na prova de exame final. Este consta exclusivamente de uma prova escrita. A realização do exame supõe o conhecimento aprofundado dos diferentes conteúdos programáticos ministrados nas aulas, bem como da bibliografia indicada como obrigatória. Os critérios de avaliação das provas são os seguintes: Rigor científico e conceptual; adequação da resposta ao problema colocado; conhecimentos específicos demonstrados.

Provas e trabalhos especiais

Não são permitidas quaisquer provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final efectua-se exclusivamente por exame, conforme consta no RREA.

Observações

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS ALUNOS:  2as feiras, das 9h30 às 11h30, mediante marcação prévia, atendendo ao elevado número de estudantes.

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